B A BA - Inciantes - Explicações didáticas para iniciantes

UFA! Finalmente estou dando entrada nas minhas documentações. Acho que falta um tópico bem simples. Explicações didáticas, do ZERO. Para quem não sabem por exemplo o que é " apostilamento", "transcrição". Tem muito conteúdo na internet. Eu penei para entender.

Comecei meu processo sabendo apenas o nome dos meus bisavós portugueses. Sem nenhuma documentação. Agora já estou dando entrada no meu processo.

Se vocÊ tem alguma dúvida que não consegue entender muito bem lendo por ai, posta aqui que vou tentar ajudar de forma bem didática !

Comentários

  • @AndreFCarvalho

    Oi, vi que voce ta entrando com seu processo e vindo la dos seus bisas.

    Eu tenho algumas duvidas.

    Hoje eu ja recebi a segunda via da certidao do meu avô (portugues já falecido). No caso, agora eu preciso reunir quais documentos da minha mae? Idenridade e certidao de Inteiro teor repografica apenas?

    E eu posso enviar tambem o pedido de transcriçao do casamento dela + a minha crtidao de inteiro teor tudo junto de uma vez só, ou preciso primeiro pegar a nacionalidade dela e depois fazer o casamento e o meu documento?

  • Caroline,

    dá uma olhada primeiro se na certidão de nascimento da sua mãe, se o seu avô é o declarante. Sempre que alguém vai registrar o filho, tem que ser o pai ou a mãe da criança a declarar. No caso se tiver sido seu avô o declarante no nascimento, n vai precisar transcrever o casmento.

    Se for o português o declarante, sim, certidao de nasicmento + RG ou passaporte, sendo:

    certidao de inteiro teor repografica + apostilamento de Haia. Tudo tem q estar apostilado. custa uns 60 reais apostilar. Qualquer doc q envie para lá tem q ser apostilado. Também precisa reconhecer a firma do oficial do cartório! Sim, o cara q dá aquela rabiscada no final, tem q reconhecer a firma dele.

    Se voce for enviar por correios, tem que imprimir um formulário. Voce sabe desse formulário? posso te falar dele caso nao.

    Mas se tiver alguém que posssa dar entrada p você, tem que fazer uma procuração ( sua mãe permitindo que a pessoa de entrada no processo), e mais uma vez, com apostilamento + reconhecimento de firma da sua mãe.


    Rg mesma coisa, reconhecimento + apostilamento.


    qualquer coisa me fala

  • Ahh primeiro espera sua mae virar portuguesa. Depois transcrição de casamento dela e depois é a sua vez. Tem um de cada.

    O nome da sua mãe mudou depois de casar certo ? se n mudou (raridade) e se for ela sua declarante, n vai precisar transcrever.


    Att


    André

  • Tem anuncio no site, o que é proibido !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.