Certidão de Nascimento de 1915, Castelo Branco

Caros Amigos e Amigas, Boa tarde!

Estamos procurando o registo civil do nascimento do meu bisavô, pois meu avô gostaria de ser um cidadão Português.

Procuramos no arquivo distrital de Castelo Branco, porém somente encontramos registros de nascimentos até 1911 e ele nasceu em 1915. Segue resposta deles abaixo:

"Na sequência do Seu pedido, somos a informar que os livros de registos paroquiais de batismos, existentes neste Arquivo Distrital, da freguesia de Castelo Branco, do concelho de Castelo Branco, datam de 1819 a 1838 e de 1852 a 31/03/1911, pelo que deverá remeter o Seu pedido à Conservatória do Registo Civil de Castelo Branco (civil.cbranco@irn.mj.pt), onde se encontram os livros com as datas posteriores.

Com os melhores cumprimentos,

Pelo Arquivo Distrital de Castelo Branco"


No site "civilonline.mj.pt" também não deu certo porque meu bisavô nasceu em 1915 e esse site busca certidões somente com 100 anos ou menos.

Mensagem do site: "Data de Nascimento: *O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos"


E no portal "eportugal.gov.pt" não temos o cartão do Cidadão e a “Chave Móvel Digital CMD” assim não conseguimos solicitar o assento de nascimento.


Mandamos e-mail para a Conservatória do Registo Civil de Castelo Branco (civil.cbranco@irn.mj.pt), mas não obtivemos resposta. Vocês teriam o telefone para que possamos entrar em contato com eles?


Poderia por favor nos informar qual seria o procedimento para solicitar o registro do nosso bisavô? Eu e meu avô residimos no Brasil.


Segue os dados do meu bisavô:

Antonio Maria Sabino, natural de Castelo Branco, Portugal, nasceu em 15 de abril de 1915

Estado civil na época da emigração: Solteiro (ele casou-se no Brasil em 25/maio/1940 com Maria Braguim)

(Pai: João Sabino, nasceu em 1882 / Mãe: Vitória Pinto, nasceu em 1890)


Desde já, muitíssimo obrigado!

Comentários

  • @TRFC

    Sendo após 1911 ja deve estar informatizada.

    O site do civilonline tem esse problema que nao permite especificar datas com mais de 100 anos. É um bug conhecido. Ponha uma data qualquer que o sistema aceite (<100 anos), e descreva no campo de observações a data correta.

    O pedido sempre passa por uma pessoa que vai ler e dar o tratamento adequado.

  • TRFCTRFC Member

    @gandalf muuuuito obrigado pela rápida resposta, já vou pedir agora conforme sua dica.

    Tomara que eles a encontrem.

    Tenha um ótimo final de semana!!! =)

  • @TRFC

    complementando, concelho de Castelo Branco freguesia de Monforte da Beira https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1069359

  • TRFCTRFC Member

    @Kleber Silva Aguiar você é incrível!!!! Muuuuuitissímo obrigado!!!

    Não sabíamos de qual freguesia ele veio, tem muitas informações preciosas nesses arquivos, vamos ler minuciosamente todas as páginas.

    Estamos muito felizes e com esperança de encontrar a certidão do meu bisavô.

    Tenha um final de semana perfeitoo!!! =)

  • @TRFC

    De quebra o Kleber conseguiu pra você até as fotos de seus bisavós. Seu avô deve estar todo feliz.

    Acho impressionante isso... Num dia você não sabe nada. No dia seguinte tem os nomes de toda a família, endereço, e até fotos. Tudo oficial. Nunca essas pessoas que fizeram esses registros com tanto esmero, imaginavam que teria tanto alcance 120 anos depois. Escrito com pena que tinha que molhar no vidro de tinta.

  • TRFCTRFC Member

    Olá @gandalf , simmmmm!!!

    Ele ficou impressionado com a organização que Portugal tem com os documentos e dados tão antigos, civil on line já nos respondeu e conseguimos os dados do assento de nascimento do meu bisavô.

    Nos informamos nesse site e no consulado de São Paulo e estamos reunindo os documentos para solicitar a transcrição do casamento e óbito do meu bisavô para depois entrarmos com pedido de cidadania por atribuição para meu avô.

    Estamos muito felizes e grato por vocês terem nos ajudado prontamente. Deus continue abençoando grandemente vocês e quando formos para Portugal podemos marcar algum encontro para retribuir esse grande favor!

    Sabemos que o processo é moroso, ainda mais devido o covid-19, mas o importante que esta em andamento e daqui meses ou anos chegará até a minha geração. =)

    Muitissímo obrigado meus amigos!!!

    Forte abraço!!!

  • editado July 2020

    @TRFC , se seu bisavô era casado com brasileira e foi ele quem registrou seu avô até 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento e o óbito dele! Mande o processo para o Arquivo Central do Porto - ACP

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219598#Comment_219598

  • TRFCTRFC Member

    Olá @Leticialele , muuuuuuuuuuuito obrigado por nos avisar!!!

    Meu avô tem congiso somente a certidão de casamento, mas já pedimos a certidão de nascimento dele e estamos aguardando chegar,

    Segundo ele, foi registrado sim com meses de vida, mas vamos confirmar isso e será mais rápido e mais barato!

    E também se meu bisavô foi declarado como Português, estamos na torcida e muito animado!!!

    Muuuuuuito obrigado mais uma vez!!! =)

  • @gandalf você poderia me informar por favor, se o no caso do meu pai ele pode usar cópia simples do assento de nascimento do avô dele português para transcrever o casamento:

    A certidão de nascimento é de 1900, mas já é informatizada (Penalva de Castelo/Lusinde). Nesse caso apesar de ser antes de 1911, é como se fosse os assentos mais atuais que é possível fazer a busca online pelos consulados e no site Civil online?

  • @Pamela_mb

    não importa o ano, se for registro possível de consultar no SIRIC (civilonline, consulados, CRC) pode ser copia simples

    http://www.rcc.gov.pt/Directorio/Temas/MA/Paginas/SIRIC---Sistema-Integrado-do-Registo-e-Identifica%C3%A7%C3%A3o-Civil-.aspx

  • Muito obrigada @Kleber Silva Aguiar. A certidão do português é assim, apesar de ele ter nascido em 1900 (a imagem é um exemplo da internet). Desculpa a pergunta, mas como eu confirmo se a minha certidão eu posso consultar no SIRIC?

  • editado September 2020

    @Pamela_mb

    é suficiente a copia simples, e mais os documentos que são pertinentes a transcrição

    essa consulta só é permitida à instituições portuguesas (civilonline, consulados, CRC,...)

  • @Kleber Silva Aguiar Muito obrigada pelas informações e pelo esclarecimento!

  • Olá Pessoal, Boa tarde!

    Meu avô tem 75 anos e conseguimos a prova de vida no Consulado de São Paulo somente terça-feira dessa semana (22/12), ele está muito feliz e disse que é a jóia da Coroa... =)

    Li o post da @Leticialele e também o site e temos somente duas dúvidas:

    1. Certidão de nascimento do meu avô, POR CÓPIA REPROGRÁFICA e EM INTEIRO TEOR, ambas com Apostila de Haia, Emitida há menos de 1 ano (solicitamos novamente, porque haviamos solicitado em Julho e temos medo de vencer durante o trâmite em Portugal), Firma do oficial que a assina reconhecida. PERGUNTA: Depois de seguir as condições anteriores precisamos legalizar as certidões no consulado Português em São Paulo?
    2. No preenchimento do Formulário 1C, QUADRO 1, a Tereza explica: "DOC. DE IDENTIFICAÇÃO: é o nosso RG com a data de emissão e o órgão que emitiu (se não der, abrevia) // Obs.: O documento precisa estar válido.", o RG do meu avô foi emitido há mais de 10 anos atrás, mas estavámos utilizando o CNH dele para comprovar a filiação dele e a CNH sim é recente. PERGUNTA: Podemos colocar a data de emissão do RG dele mesmo com mais de 10 anos ou solicitamos para ele tirar uma RG recente?

    Desde já agradecemos demais pela enorme ajuda que vocês tem nos dado.

    Um Feliz Natal e um 2021 perfeito com muita saúde e realizações!!!

    Forte abraço!!!

  • @TRFC , a apostila dispensa a legalização no Consulado. Se as certidões são de julho, poderiam ser usadas!

    Se você vai usar a CNH, coloque os dados da CNH, não misture!! O ideal seria tirar um RG mais recente, mas, nesta época de pandemia, pode ser complicado. Mas, se der, faça!

    Boa sorte! Parabéns ao seu avô!!

    Que 2021 chegue com muita esperança e saúde para todos nós!!

  • Muito obrigado pela rápida resposta!

    Que bom, estavamos preocupados em legalizar no Consulado e demorar muito, ótima notícia!!!

    Em relação ao CNH, nesse caso preenchemos o "Doc. De Identificação n°" com o número do registro da CNH?

    De qualquer modo, vamos tentar tirar uma nova RG.

    Muito obrigado, estamos felizes e gratos, pois chegamos até aqui graças a vocês!!!

  • @TRFC , sim, coloque o número da CNH e o órgão emissor DETRAN do Estado em que foi emitida (RJ, SP, MS)

    Sugiro que, quando mandarem os documentos, usem a DHL. Os Correios dizem que levam de 7 a 11 dias úteis, mas tem demorado muito mais do que isso.

    Fiz uma simulação hoje, tanto no site dos Correios quanto no da DHL, do Rio de Janeiro para Lisboa, envelope com 300g. A diferença foi de aproximadamente 40 reais a mais pela DHL, que entrega em até 4 dias úteis e não entra em greve!

  • Obrigado! Estavamos jantando (desculpe a demora rsrsrs)

    Vamos enviar via DHL sim, até escolhemos o local que vamos despachar em Campinas, estamos ansiosos para enviar.

    Uma última pergunta, é possível fazer a transcrição do casamento do meu avô junto com o processo de atribuição dele?

    Assim eu diminuiria os processos até chegar na minha filha.

    1. Atribuição do meu avô + transcrição do casamento dele
    2. Atribuição da minha mãe + transcrição do casamento dela
    3. Minha atribuição + transcrição do meu casamento + atribuição da minha filha (ela tem 6 meses)
  • @TRFC , não é possível . Primeiro tem que concluir o processo de atribuição de seu avô e, depois, se for o caso, transcrever seu casamento.

    Verifique quem foi o declarante do nascimento de sua mãe até que ela tenha completado 1 ano de idade. Se foi seu avô, a transcrição do casamento é dispensável;

    Depois, faça a atribuição de sua mãe e, quando concluída, a transcrição do casamento dela;

    Por último, a sua atribuição.

    Na época, veja onde estará mais rápida a transcrição de casamento. Atualmente, os Consulados estão com prazos bem razoáveis e têm a vantagem de aceitarem pagamentos em reais, através de boleto bancário.

    Para a atribuição de sua filha, se foi você o(a) declarante de seu nascimento, a transcrição também é dispensável.

  • Entendi, vou verificar com minha mãe sim, assim já é um processo a menos.

    A minha esposa também quer, então sem problemas.

    As transcrições de casamente veremos onde está mais rápido, mas as atribuições você recomenda que sempre façamos via Arquivo Central do Porto?

    Muitissimo obrigado pelos esclarecimentos, vou correr atrás do RG do meu avô e em último caso faremos com a CNH mesmo.

  • editado December 2020

    @TRFC , às vezes surgem uns comentários de Conservatórias mais rápidas. Mas, logo lotam, pois são Conservatórias pequenas que, normalmente, só têm um Conservador.

    O Arquivo Central do Porto, apesar de ter enfrentado um problema ano passado, provocado pela descoberta de uma grave fraude, está, aos poucos retomando o prazo normal dos processos, em torno de 6 meses.

    Permaneça acompanhando aqui pelo Fórum, tem sempre alguém esclarecendo para onde é mais conveniente enviar os processos, além de informar por eventuais mudanças nos procedimentos.

  • Entendi, vou mandar o do meu avô via Arquivo Central do Porto e os demais eu vou acompanhando o Fórum de perto.

    Que pena que tinha fraude e ainda bem que descobriram.

    Muitissimo obrigado e tenha um ótimo final de semana!!!

    Forte abraço!!! =)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.