Solicitação de nacionalidade para filho de pais não casados, sendo o pai português

Olá, minha mãe é filha de pai português (falecido) e mãe brasileira (falecida). O pai da minha mãe a registrou quando ela nasceu, mas não temos o registro de casamento dele com minha avó. Além disso, sobre minha avó, só temos o nome dela na certidão de nascimento da minha mãe e a certidão de óbito dela. Procuramos em vários cartórios mas não localizamos sua certidão de nascimento.

Esses 2 motivos podem impedir a solicitação de nacionalidade portuguesa da minha mãe? Ou seja, o fato de seus pais possivelmente não terem sido casados oficialmente e o fato de não termos a certidão de nascimento da minha avó?

Comentários

  • @Djá Djinha , mande o Processo de Atribuição de sua mãe, com todos os documentos necessários, para o Arquivo Central do Porto que, até o momento, não está exigindo transcrição de casamento no caso de português casado com Brasileira:

    Os documentos para atribuição são:

    1 - Cópia da certidão portuguesa do pai;

    2 - Certidão da Requerente por cópia reprográfica, apostilada;

    3 - Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    4 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida por autenticidade;

    5 - Pagamento de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito internacional desbloqueado. Neste caso, após efetuar o pagamento, você recebe, por email, um formulário 1C contendo os dados do pagamento. Pode usar o cartão de qualquer pessoa, tomando cuidado em colocar o nome da requerente no local apropriado. Se já tiver o formulário preenchido e com a assinatura reconhecida por autenticidade, basta junta-lo ao que chegar por email. Cuidado se for usar o Vale Postal! Ele tem validade e, nesta época de pandemia e férias em Portugal, seus documentos podem demorar a chegar, e você terá problemas se o Vale Postal caducar.

    Faça o envio pela DHL, custa em torno de 60 reais a mais que os Correios, mas é mais seguro e rápido. Você pode rastrear o tempo todo e obter até o nome de quem recebeu.

    Se sua mãe tiver mais de 70 anos, precisa fazer prova de vida no Consulado da região onde ela mora.

  • @Leticialele Muito obrigada pela ajuda!

    Uma dúvida, "processo de atribuição" é o termo correto para solicitação da nacionalidade portuguesa, é isso? Desculpa, mas sou meio leiga nesses assuntos. Então, só para confirmar se eu entendi, de acordo com a sua sugestão, eu faria essa solicitação direto ao Arquivo Central de Porto ao invés de fazer pelo Consulado de SP, seria isso?

  • @Djá Djinha, atribuição é tipo de meio de adquirir a nacionalidade, ao final do processo a pessoa tem atribuída a nacionalidade originária. A lei atual prevê esse tipo para filhos e netos.

    Existe outro tipo, o de aquisição, nesse a pessoa recebe nacionalidade derivada. Processos de cônjuge, judeus sefardistas, por tempo de residência e outros são desse tpio.

    Existem diferenças entre os dois, a nacionalidade originária retroage ao nascimento, pode ser passada para cônjuge, filhos nascidos a qualquer tempo, etc...

    Nacionalidade derivada só é válida a partir da concessão e tem várias restrições quanto a transmissão da nacionalidade, só é possível em casos muito específicos.


    O que foi sugerido é exatamente isso que você entendeu, fazer o processo diretamente em Portugal, enviando os documentos diretamente para conservatória ao invés de fazer pelo consulado.

  • @Leticialele boa noite!

    Quando enviei os documentos para o CRC -Lisboa ainda não participava do fórum, então, mandei a certidão de inteiro teor (digitada), apostilada.

    Será que meu processo - atribuição (pai português) cairá em exigências?

  • @Janinenc , provavelmente sim.

    Há algum tempo vêm exigindo a certidão de nascimento por cópia reprográfica, por causa de fraudes que andaram acontecendo, infelizmente.

  • @Leticialele Entendi... No cartório da cidade onde eu moro, foi uma "novela" pra conseguir a certidão de inteiro teor, cheio de idas e vindas. Já imagino como será se caso eu precise da reprografada, Deus me ajude! rsrsr ..mas agora é tarde, só me resta aguardar! ????

    Obrigada pela atenção!

  • editado July 2020

    @Janinenc , a certidão por cópia reprográfica é a mais simples de ser emitida! O Cartório faz uma cópia xerox no verso do papel da certidão. Depois, tem que apostilar!

    Quando você mandou os documentos? Já tem o número e a chave de acesso ao processo?

  • @Leticialele, enviei em fevereiro/2020 e sim, já tenho o número e a chave do processo.

  • @Janinenc

    Em Lisboa demora mesmo. Vai ter que ter paciência.. É provável que terá exigência, mas tem que aguardar. Você pode se antecipar e perguntar no cartório quanto tempo leva, pra sondar se eles sabem como fazer.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/218918/#Comment_218918"

    Pela ACP já saberia; todos os processos de março ja foram aprovados em junho.

  • editado July 2020

    @Leticialele e @Daniel Henriques , a prova de vida só pode ser feita no Consulado? Eu tentei agendar pelo site deles mas não mostra as datas disponíveis.. :(

  • @Djá Djinha , no Consulado do Rio de janeiro não precisa agendar, basta ir lá. Não sei como funciona nos outros.

  • Por gentileza meus amigos , gostaria da última informação para enviar a documentação da minha mãe .

    como faço para pagar com o cartão de crédito ...minha cabeça está fervendo ..quero logo enviar , porque estou mudando exigências para os netos e aí vai lotar de processos .

    agradeço muito

  • Corrigindo ..estão mudando

  • @Mammamia Qual é mesmo o seu tipo de processo?

  • @Leticialele Eu moro em São Paulo. Vi agora pelo site que o Consulado daqui está fechado até 30/07. :(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.