Processo por naturalização de neto...
Olá... em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos da Comunidade pela ajuda que sempre tem nos dado !!!
Venho há algum tempo fazendo a pesquisa para aquisição de nacionalidade ( neto ) e agora finalmente acho que vou conseguir dar entrada no processo.
Minha dúvida é a seguinte :
No pedido tenho que enviar a certidão de casamento de meus pais ?
Meu avô é português, com casamento averbado na certidão e foi o declarante do nascimento de minha mãe.
Obrigado a quem puder me dar uma dica...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Wlad, muito obrigado pela resposta...
Mas, desculpe eu não entendi direito: depois de feita a minha nacionalidade é que faço a averbação do casamento de meus pais ?
É que mais tarde quero tentar a cidadania de minha filha menor...
Abraços
Alvaro, acho que não entendi mto bem sua pergunta. Se vc fizer sua cidadania por Naturalização, vc "pula" os seus pais...Depois que sair, vc não precisa de mais nenhum documento dos seus pais...
Wlad...
Perguntei sobre a certidão de casamento de meus pais ( provar que nasci dentro do casamento , se é que precisa, né... )
O casamento de meus avós já está averbado na certidão de nascimento de meu avô...
Obrigado pela ajuda.
Vou tentar da filha menor.
Álvaro,
o casamento de seus pais deve estar averbado na certidão de nascimento brasileira de sua mãe.
Documentos que deve reunir:
"Dinheiro Certo Internacional", que pode ser adquirido nas agências do correio, no valor de 250 € (duzentos e cinquenta euros) à ordem da Conservatória dos Registos Centrais (ver endereço mais abaixo);
Requerimento dirigido ao Ministro da Justiça, clique aqui para obter o modelo (a assinatura do requerente, deverá ser feita na presença de funcionário consular, ver mais abaixo como proceder);
Fotocópia da Certidão de nascimento portuguesa do avô ou avó do requerente (caso não a tenha pode solicitá-la clicando aqui);
2ª Via (original) da Certidão de Nascimento brasileira do requerente, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui). Esta certidão deve comprovar que a filiação ficou estabelecida na menoridade (ou seja, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo);
2ª Via (original) da Certidão de Nascimento brasileira do progenitor (pai ou mãe) que for filho do nacional português. Esta certidão deve comprovar que a filiação ficou estabelecida na menoridade (ou seja, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo);
Fotocópia autenticada de certificado de habilitação emitido por estabelecimento de ensino brasileiro (diploma de conclusão do ensino fundamental ou superior);
Atestado de antecedentes criminais brasileiro (somente se o menor tiver mais de 16 anos) para obtê-lo, clique aqui;
fotocópia autenticada da carteira de identidade (RG). Se o RG não for recente, juntar também fotocópia autenticada do passaporte actualizado (página onde consta a assinatura e a seguinte com foto e identificação);
Se tiver residido em outros países, deve também apresentar os respectivos atestados de antecedentes criminais.
Wlad !
Sim, o casamento de meus pais está averbado no nascimento de minha mãe...
Ah, antecedentes criminais do Brasil posso pedir via net ?
Moro no Japão há bastante tempo, por isso vou precisar a daqui também e traduzido.
Obrigado pelo último post, muito claro e fácil de enteder.
Por favor, se alguém puder me informar se o Certificado de Antecendentes Criminais tirado na Polícia Federal pode ser pedido via net ?
Agradeço a ajuda...
Como sempre, muito obrigado, Wlad...
Abraços
Olá, a respeito do certificado de habilitação da língua portuguesa, gostaria de saber se tem algum cuidado a respeito da assinatura da escola, tipo necessário ter reconhecimento de firma ? Algo assim...
Agradeço se alguém puder me esclarecer.
Olá Wlad, me parece que vi em algum tópico falando sobre isso , mas agora não consigo achar onde...
Se achar posto aqui, falou ?
Abraços
abs
Olá de novo...
Gostaria de saber se tem prazo para envio do pedido após ter feito o reconhecimento de assinatura por autenticidade ? Fiz em janeiro deste ano e pretendo enviar o pedido em janeiro de 2013...
Ah, outra dúvida: se o RG for antigo tem que mandar também a cópia autenticada do passaporte ?
Obrigado a quem puder dar uma ajuda...
Sim, se o RG for antigo vc deve enviar cópia do passaporte! Acho muito melhor tirar outro RG (no meu caso, pois não possuo Passaporte Tupiniquim e nem quero ter...)
Olá Wlad...
Pois é, o meu RG é antigo e como moro no exterior não tenho como tirar outro...
kkkkk, logo você vai ter o português...
Boa Sorte, amigo !!! O que precisar estou às ordens.
Entendi!!
Não se esqueça do atestado de antecedentes de todos os países onde viveu!!
Abss
Guilherme, desculpe a falta de educação, acabei nem te agradecendo pela ajuda... Obrigado atrasado, mas de coração !
Wlad, o único país onde morei, ainda continuo morando, que é aqui no Japão...já estou tirando e depois mandar traduzi-los.
Os antecedentes criminais do Brasil, posso tirar via net na Polícia Federal ?
Abraços e até...
Olá Ricardo...
Pelo que sei, pode sim !
Eu estou pedindo o Certificado de Conclusão na escola que frequentei ! Acho que o diploma tem o mesmo valor do Certificado...
Feliz Ano Novo para você também e boa sorte !!!