Ajuda na busca de assento de nascimento

Olá pessoal!

Estou em busca do assento de nascimento de meu avô, JOSÉ JOAQUIM MALHEIROS, nascido em 16/11/1908 em Braga, filho de Antonio da Silva e Maria José da Silva. Emigrou para o Brasil em 20/01/1921 onde chegou no porto do Rio de Janeiro. Casou-se no Brasil em 1930 e teve 3 filhos. Os registros do Brasil já conseguimos. Inclusive o de casamento dele, que está em anexo.

Segundo minha mãe, ele costumava dizer que veio apenas com um tio ou primo na viagem de Portugal para o Brasil.

Já fiz consultas ao Arquivo Nacional, Policia Federal, IFP e até na Beneficência Portuguesa (ainda não me responderam) mas não consegui identificar ainda qualquer documento que ele tenha mencionado o conselho ou a freguesia constando em sua RNE apenas "Naturalidade BRAGA".

Não temos mais a quem recorrer para saber essa informação.

Já folheei centenas de livros virtuais do distrito de Braga mas não consegui ter qualquer êxito.

Alguém tem como dar uma luz nessa busca??

Obrigado.

Comentários

• Olá @Gufossati

Sabe se José Joaquim tinha irmãos e os nomes?

• GufossatiGufossati Member
    editado July 2020

Olá @Kleber Silva Aguiar

Soube por história da família que ele dizia ser gêmeo, mas como ele nunca voltou para Portugal nem teve contato com parentes, não conseguimos confirmar, infelizmente. Nem temos nomes.

Eu achei dados do vapor ANGO (BR_RJANRIO_OL_0_RPV_PRJ_16695) que veio de Falmouth com escala em LEIXÕES e que cehgou bem próximo da data que ele disse ter chegado (ele disse 20 e o navio chegou 21/01/1920). na página 13, linha 18 me parece estar escrito Joaquim (abreviado) da Silva com a idade que ele tinha na viagem, 12 anos. Não consegui rastrear informações de emissão do passaporte ou de saída do navio em Portugal, que deve ter sido uns 20 a 25 dias antes. Tens ideia de onde podem estar essas informações?

• @Kleber Silva Aguiar

Achei esse registro de passaporte (ultima linha do arquivo) sob o código de referencia PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026/0017 (http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194990&FileID=528281) referente à novembro de 1920 (dois meses antes da chegada dele) que tem um Jose da Silva filho de Antonio da Silva com a idade que ele teria naquela época. E como a informação que eu tenho é de que ele viria com um tio ou primo, me chamou a atenção o registro de que "vai na companhia do possuidor do passaporte nº 2434", com o nome de uma pessoa mais velha e de nome aparentemente diferente.

Procurei no local de origem informado no registro mas não achei. Não tenho certeza se procurei no local certo.

Tem alguma coisa que dê pra fazer com esse registro?

• @Gufossati

Se quiser folhear os arquivos, a freguesia é essa https://tombo.pt/f/vvd28

• @Kleber Silva Aguiar achei o Jose da Silva do post anterior, mas não é ele. Nome da mãe e data de nascimento diferentes. ????

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.