Ajuda com informações sobre meus avós

Boa tarde Pessoal, tudo bem?

Estou há algum tempo procurando informações sobre meus avós. O que encontrei até agora foram esses dados abaixo:

Avô: Custódio Pereira de Figueiredo

Freguesia: Manhouce

Concelho: São Pedro do Sul

Distrito: Viseu

Data de nascimento: 1893/5 (estimado)

Pai: Antônio Pereira de Figueiredo

Mãe: Maria Joaquina Ferreira

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avó: Aurora Moreira (de Figueiredo)/Ferreira

Freguesia: Vila Cova do Covelo

Concelho: Penalva do Castelo

Distrito: Viseu

Data de nascimento: 1892 (estimado)

Pai: Francisco Lourenco de Almeida

Mãe: Maria Cândida Moreira

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estou buscanco suas datas de nascimento, tenho uma estimativa do ano, mas gostaria de ter certeza para encontrar os documentos de nascimento deles. Quanto ao meu avô, eu acho que ele nasceu em Manhouce, mas não tenho certeza, mas as informações de minha avó estão corretas.

Se vocês puderem me ajudar eu ficaria muito grato!

Muito obrigado desde já! Abraços,

Felipe Augusto

Comentários

  • zz4fapzz4fap Member

    Pelo que uma prima comentou, eles se casaram em

    Freguesia: Vila Cova do Covelo

    Concelho: Penalva do Castelo

    Distrito: Viseu

  • @zz4fap , você pode consultar os livros disponíveis em https://tombo.pt/f/pct12

    Aí tem os registros de casamento e batismo em Vila Cova do Covelo. Folheie os livros com calma e você encontrará

  • Olá @zz4fap

    Aurora nº 21 de 14/11/1890 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1295594 ...m0047.TIF nascida a 03/11/1890 freguesia de Vila Cova do Covelo

  • zz4fapzz4fap Member

    @Kleber Silva Aguiar Muito obrigado!

    Você teve alguma sorte com meu avô?

    Abraços,

    Felipe Augusto

  • zz4fapzz4fap Member

    @Leticialele Obrigado Letícia, entretanto, os registros de casamento no link que você me passou vão de 1803-04-11 até 1876-12-17. Com certeza meus avós se casaram depois de 1900. Você sabe como posso encontrar registros de casamento de 1900 em diante?

    Muito obrigado!

    Felipe Augusto

  • editado July 2020

    @zz4fap , pela data de nascimento de sua avó, 1890, em 1900 ela teria 10 anos. Se casou após 1911, pode pedir uma certidão de casamento pelo Civil online, ao custo de 10 euros.

    Se foi antes de novembro de 1911, você pode pedir uma cópia certificada ao Arquivo Distrital do Viseu, crie uma conta, grátis. Vá em "serviços em linha" e faça a solicitação. Eles mandam um orçamento, você paga e eles mandam pelos correios. Em observações, pergunte se podem mandar por um serviço de courier (tipo DHL), porque os Correios NÃO estão entregando cartas registradas!!

    Coloque todos os dados de que dispõe.

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1062073

  • @zz4fap , procure o batismo de seu avô em https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1306756

    Tem que ler cada página do livro. à esquerda, tem o nome do batizando.

    São assentos de batismo da Paróquia de Manhouce

  • zz4fapzz4fap Member

    Oi @Kleber Silva Aguiar , meu avó era Português e veio para o Brasil,mas não sei se ele se naturalizou Brasileiro. Eu também encontrei esses registros no familyserach mas não me ajudaram muito... depois de procurar outras formas, acabei encontrando este fórum.

    Quanto à ele, eu não tenho certeza quanto a Manhouce... no CEPESE foi o mais próximo que encontrei e que tinha um pai chamado Antônio Pereira, entretanto, haviam outros Custódios Pereira mas sem dados referentes aos pais...

  • zz4fapzz4fap Member

    Olá @Leticialele , tudo bem? Tentei solicitar a certidão de casamento de minha avó no Civil Online e recebi a seguinte mensagem de erro: "Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos". Ela nasceu em 1890, já fazem mais de 100 anos.

    Você sabe de outra forma para solicitar a certidão de casamento dela?

    Muito obrigado,

    Felipe Augusto

  • @zz4fap, você tem a data do casamento?

    Se ocorreu após 1911, dá para pedir pelo civil online colocando uma data mais recente, inferior a 100 anos, e, em informações adicionais, colocar a data certa

    Se ocorreu antes de 1911, tem que pedir uma certidão certificada no Arquivo Distrital - Serviços em Linha. Eles fazem um orçamento, você aprova, paga e eles mandam.

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/

  • zz4fapzz4fap Member

    @Leticialele não, eu não sei a data... estou pensando em fazer o pedido tanto no Civil Online quanto no arquivo distrital.

  • @zz4fap , não é má ideia. No máximo, vai gastar uns euros...

  • zz4fapzz4fap Member
    editado July 2020

    @Leticialele @Kleber Silva Aguiar Fiz o pedido no arquivo digital e recebi a seguinte resposta

    "Exmo Sr

    Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo, à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.

    Com os meus cumprimentos,

    Maria das Dores Almeida Henriques

    Diretora"

    Vocês entenderam o que ela quis dizer? Pelo que entendi devo entrar em contato com a Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo, mas como faço isso?

  • @zz4fap

    Sim, sem a data do casamento acredito que não farão a pesquisa, mas não custa tentar


    CRC Penalva do Castelo

    End: R. D. Manuel I - Lt. 2 - c/v (perto dos CTT-paralela à Rua 1º de Dezembro)

    Tel: 351 232 640 050

    Email: registos.pcastelo@irn.mj.pt

  • zz4fapzz4fap Member

    @Kleber Silva Aguiar Obrigado, acabo de enviar um email para eles. vamos aguardar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.