Certidão de obito

Boa tarde. Já tenho todos os documentos para minha Mãe que é filha de Português, dar entrada no Processo

o Óbito do meu Avô , não consta o nome dos Pais e, meu Avô não casou morreu solteiro ..vou precisar de mais algum comprovante ? Desde já agradeço.

Comentários

  • editado July 2020

    @Mammamia

    Existem muitos homônimos Manuel dos Santos (escolha o nome: John Smith). O que caracteriza o Manuel dos Santos, é que esse é o Manuel dos Santos, filho de A e B (solteiros ou casados), e que nasceu na data dd/mm/aaaa, primeiro filho desse nome. Essas coisas constam na certidão por esse motivo. E o pai (o português) tem que ter sido o declarante na certidão do filha, antes de 1 ano de nascida.

    Você tem que tentar estabelecer que essa certidão é de fato a de seu avô, com algum tipo de prova documental. Alguns detalhes do que disse acima podem não existir. É normal. Mas quanto menos provas de que esse português é o pai, mais complicado fica.

    Se quiser arriscar com o que tem, mande para Ovar, que costuma ser mais flexível.

  • Obrigada pela atenção m me responder.

    quando foram fazer o Óbito , há 60 anos , ninguém se preocupou nem mesmo o Cartório em colocar os dados na certidão.

    ele faleceu no mesmo endereço da minha Mãe , colocaram a idade ..já tenho dois pontos positivos. Ele mesmo. Fez o Registro de Nascimento da minha mãe . Até aí está tudo certinho..certidão de Nascimento , já tenho .....só que eu não sabia que tinha que registrar o óbito no Consulado ....vou fazer isso agora .

    eles colocaram na certidão País desconhecidos ...não entendi porque , se ele tinha documentos .

    sempre acontece laguna coisinha para dar mais trabalho ..mas de qualquer maneira tenho tudo da Família dele , vamos ver se dou sorte.

    sou muito grata por vc ter me ajudado ...brigadim.. um abraço.

  • @Mammamia , você não tem nenhum outro documento original de seu avô onde apareçam os nomes dos pais? O óbito não precisa ser, necessariamente, registrado no Consulado! Você só precisa comprovar que a certidão de batismo que você apresentar, por só ter o prenome, é mesmo do pai da sua mãe, que aparece na certidão de nascimento de sua mãe, onde, certamente, aparecem os avós paternos!

    Ele nasceu antes de 1911? A certidão que você vai mandar é de batismo? Ou, se nasceu após 1911, é registro de nascimento?

  • Oi...sim tenho a Certidão de Nascimento original , onde consta tudo direitinho , o nome dos Pais e na Certidão de Nascimento da minha mãe também conta tudo ....me falaram que primeiro tenho que mandar o óbito para o Consulado aqui no Rio ....fiquei um pouco confusa ..quanto ao restante já tenho tudo certo.

  • Ele nasceu antes , vou mandara Certidão de Batismo .

  • No documento de Batismo , só tem o primeiro nome do meu Avô , mas tem o nome dos País, dos padrinhos tudo certo ..porém o sobrenome do meu vô não tem ... só tem o nome .

  • @Mammamia , você precisa enviar um documento para fixar o nome de seu avô! Apenas a certidão de batismo não é suficiente

  • Olá , e qual documento seria ?...já estou ficando mais perdida doque agulha no palheiro.

  • Minha cabeça está fervendo....vou para é de encher a paciência dos amigos.

    vou fazer as últimas perguntas.

    meu avó viveu solteiro ..o que preciso de documentos par comprovar?

    no documento de batismo só tem o nome , não colocaram o sobrenome , mas tem o nome dos País tudo certo ..o que preciso fazer para corrigir esse comprovante de Nascimento ?

    e por fim , preciso ou não comprovarlo óbito ?

    acho que esclarecendo essas dúvidas , vou dar uma refrescada na cabeça , ou desisto

    pensava que para minha Mãe fosse mais fácil , ela foi registrado pelo meu avô ..já estou com a Certidão de Nascimento e casamento dela ,formulário preenchido .....afffffff acho que vou pagar um especialista.

  • Quer dizer comunicar o óbito no Consulado

  • editado July 2020

    @Mammamia

    É como a @Leticialele disse acima. Você não precisa registrar o óbito no consulado, se for fazer pelas CRC (Tondela, Ovar, ou ACP).

    Eu assumi que seu avô nasceu antes de 1911, e por isso tem a certidão de batismo e portanto você precisou da certidão de casamento ou óbito (para fixação do nome e apelido). Como não teve casamento, usou a de óbito. Normalmente a certidão de óbito é meio incompleta, porque as famílias estão lidando com o luto. É normal.

    Você precisa de algum documento que suporte que o avô assinou coisas em nome da filha durante a menoridade, onde também conste o nome dele completo. Fica melhor se mencionar que é português. Pense se tem algum.

    Só pra você entender, o nome dos pais constará "desconhecido" sempre que o requisito legal de comprovação da paternidade e/ou maternidade não puder ser feito (como o que você está enfrentando agora). O da sua mãe muito provavelmente terá "mãe desconhecida". Não porque não existia, mas porque não tem a documentação necessária para provar e estabelecer a maternidade, como exige a lei.

    No caso, sendo o pai português declarante, a filha tem direito a nacionalidade, mas precisa estabelecer que essa certidão de batismo do português (que só tem o nome, sem apelido), se refere de fato a mesma pessoa (nome e apelido) que aparece na certidão da filha. Isso se estabeleceria pelo nome dos pais dele em algum documento, no caso, a certidão de óbito (não menciona) ou casamento (não existe).

    Você consegue pensar em algum outro documento oficial dele em que apareça o nome completo?

    Como eu disse antes, você pode arriscar fazer com os documentos que tem, mas vai depender do entendimento do Conservador. Muitos conseguem em situação até mais difícil que essa. Esteja preparada caso venham a exigir esse tipo de comprovação. Nesse caso seria mais indicado fazer por Ovar, ainda que mais demorado.


    "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de/"

    Situações de indeferimento:

    A declaração para fins de atribuição da nacionalidade, pode ser indeferida liminarmente: 2. Quando sejam omitidas menções ou formalidades previstas no impresso de modelo aprovado:

    • os factos declarados, o fim da declaração e o pedido do respectivo registo;
    • a indicação dos elementos que permitam identificar o registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) português;
  • Na Certidão de Nascimento do meu Vô, tem o nome dos País dele é dos Avós....É bem completa .o único documento Oficial que ele próprio firmou foi a Certidão de Nascimento da minha Mãe ..não tenho mais nada

  • Meu avô nasceu em 28/11/1897.

  • editado July 2020

    @Mammamia , não se estresse!

    Você tem data, Distrito, Concelho e Freguesia do seu avô, tudo isso está no assento de batismo. É um documento que você não pode corrigir!!


    Por que você não procura, no Arquivo Distrital, o processo de passaporte dele? Sabe se ele era maior de idade quando veio para o Brasil?

    Se sim, peça ao Arquivo Distrital o passaporte dele, certificado. Seria um documento para fixar seu nome!

    Vamos pensar em uma solução! Um especialista só vai fazer você gastar dinheiro!

    O nome dos avós paternos de sua mãe constam da certidão de nascimento dela?

    Em último caso, mande a documentação para Ovar. Junte uma declaração de sua mãe, com a assinatura reconhecida por autenticidade, informando que seus pais não eram casados nem mantinham união de fato! Apostile o documento e mande junto com os demais.

    Se sua mãe tem mais de 70 anos, tem que fazer prova de vida no Consulado. Aproveita para reconhecer a firma lá.

  • Sim o assento dBatismo é completo tem tudo certinho.

    quando ele veio para o Brasil tinha 13 anis , veio com o Pai e 1 Irmão .

    quando eu era criança , brincava com o Passaporte dele com foto de adulto , então ele deve ter tirado o Passaporte no Consulado, já estive lá e eles disseram que não consta nada com o nome dele .

  • @Mammamia

    Quando voce diz "Certidão de nascimento de meu vô", esse é o batismo dele, e só tem o primeiro nome. Você tem que juntar uma certidão de casamento ou óbito, para fazer a "fixação do nome e apelido". Essa é a regra.

    Normalmente é a certidão de casamento ou óbito que "costura" o nome na certidão de batismo com o nome/sobrenome na certidão de óbito, e se garante que é a mesma pessoa através da paternidade e data de nascimento. Nesse caso não tem a paternidade. A fixação do nome/apelido vai meio que contar com a boa vontade do Conservador.

    Sobrou fazer o relacionamento do português pelo nome dos avós paternos da certidão de sua mãe que coincidem com os pais dele na de batismo.

    "Você só precisa comprovar que a certidão de batismo que você apresentar, por só ter o prenome, é mesmo do pai da sua mãe, que aparece na certidão de nascimento de sua mãe, onde, certamente, aparecem os avós paternos!"

    Esse foi o conselho da @Leticialele até por falta de outra opção.

    Considere o risco de ter exigência, porque esse português é quem dá o direito a nacionalidade, e por não ser casado com sua avó brasileira, cai em várias excessões da lei. As duas coisas juntas são problema. Se não for claramente estabelecida a paternidade, não existe o direito. Em seu lugar eu tentaria juntar uma cópia do passaporte ou outro documento em que conste o nome/apelido do português.

    Se não tiver, não tem o que fazer, e tenta assim mesmo, por Ovar.

  • Sim os nomes dos Avós da minha Mãe constam em todos os documentos dela .

  • Minha mãe sempre viveu com meu

    avó , ele morreu na nossa casa , e ele registrou minha Mãe

  • Porque faz diferença ele ser casado com uma Brasileira ?

  • Agradeço muito sua vontade em ajudar .....valeu .

  • @Mammamia Me desculpe se usei alguma linguagem que lhe pareceu ofensiva. Não foi minha intenção.

  • Imagina....não vi nada de ofensivo , vi sua vontade em me ajudar , não se preocupe ...um abraço

  • @Mammamia ...Tenho vários processos na Família concluídos sem ter tido sequer uma exigência até hoje...Devo muito ao Fórum por isso...Por experiência própria...Pode acreditar...Pesquisando bastante aqui com muita atenção e seguindo as orientações do pessoal você consegue obter sucesso com os processos de sua Família também...

    Mas fique atenta...As regras...exigências e procedimentos dos Consulados SÃO DIFERENTES daquelas que devemos seguir quando decidimos enviar o processo diretamente para uma Conservatória em Portugal...

    Se você começar a cruzar as informações daqui e de lá...Vai acabar tendo uma crise de nervos...!!!

  • Obrigada Nilton.....vc tem razão ...um abs.

  • Bom dia pessoal. Tenho dúvidas sobre precisar ou não transcrever o Óbito.

    Estou tirando a cidadania de minha sogra por atribuição para depois fazer da minha esposa.

    Consegui fazer a transcrição de casamento dos pais de minha sogra no Consulado Português do RJ via correios, em 5 dias já estava resolvido.

    Os país de minha sogra são portugueses que se casaram no Brasil e já são falecidos.

    Pretendo dar entrada na documentação somente citando o pai de minha sogra que é o que já tenho o assentamento do registro em Portugal.

    Minha dúvida é se preciso transcrever os óbitos dos pais de minha sogra falecidos aqui no Brasil. Vi que o Consulado de Portugal no RJ faz esta transcrição sem custos.

    Já agradeço pela ajuda.

  • @AlexandreDom , você pode transcrever os óbitos, se quiser. Mas, para o Processo de Atribuição , feito diretamente em Portugal, não é necessário.

  • Alguém já enviou processos para Guimarães ? O meu vai para lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.