Preenchimento do formulário 3 Nacionalidade para Cônjuge

No Quadro 1 item 8 se não morou fora do Brasil, precisa preencher?

No Quadro 4 item 6 Marca com o X e como preenche? Não houve moradia em outro País mas deve enviar e emitir e preencher as certidões criminais de Estados anteriores que tenha morado, mesmo todos dentro do mesmo País, no caso o Brasil.

No Quadro 4 item Outros documentos, pode abreviar? Encaminharei Certidões com vínculos Português e cópias dos cartões cidadãos de filhos e cônjuge.

Há necessidade de enviar a Certidão de casamento do Brasil se já tem a certidão averbada m Portugal?

Enviarei por Correios ou DHL para CRC Lisboa e soube que está fechada tem quem receba?

Agradeço desde já.

Comentários

  • @Rosimere_1966,

    1 - Tem que preencher todos os países, inclusive o Brasil. É muito comum cair em exigência de enviar outro formulário por não preencher esse campo. Preencha no formato Cidade xxxx, Estado xxxx, país Brasil

    2 - A certidão de antecedentes que tem que enviar você vai emitir no site da Polícia Federal e, no verso da mesma folha, imprimir a validação da certidão obtida no site da PF também.

    Fui até conferir o quadro 4.6 no modelo 3, peguei atualizado no site oficial (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos#A%20liga%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20comunidade%20portuguesa%20%C3%A9%20automaticamente%20reconhecida), nele diz "Certificado(s) do registo criminal estrangeiro, emitido(s) no(s) seguinte(s) país(es)". Nesse formulário que consultei não faz menção a "Estados", o que poderia gerar essa confusão já que em nossa língua "Estado" se refere a nação, país e "estado" é a divisão territorial que temos no Brasil. Não sei se houve alguma atualização no formulário, o que você está utilizando está grafado "Estado"?

    3 - Sim, abrevie para caber tudo no espaço.

    4 - A certidão de casamento considerada no processo será a portuguesa, não há motivo para enviar a brasileira. Pode enviar uma cópia simples da certidão de casamento portuguesa se tiver ela em mãos.

    5 - Me parece que os correios não estão fazendo envio de EMS, algumas pessoas tem relatado isso no fórum. Recomendo DHL que é mais confiável, em geral fica uns R$60 a mais que o EMS - Correios. As conservatórias não estão fechadas, apenas o atendimento ao público está restrito a atendimento agendado. Recebem correspondência normalmente.

  • Boa noite enviei toda a documentação só q o formulário eu imprimi em 2 folhas em vez de ser frente e verso será q pode dar algum problema

  • @wagnerjesus , pode cair em exigência por causa da autenticação da assinatura.

    Mas, como você já encaminhou o processo, aguarde para ver se cairá em exigência.

  • Deu tudo certo?

    Pode deixar um relato de como foi?

    obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.