Como funciona o Alistamento militar para cidadãos brasileiros com cidadania portuguesa?

Prezados, tenho um filho menor de 18 anos e fiz toda a documentação para dar entrada na dupla cidadania dele portuguesa, mas antes de enviar me veio o questionamento do serviço militar. Pesquisei um pouco sobre o assunto, mas tenho dúvidas, alguém pode me explicar se tendo o meu filho dupla cidadania ele também tem que se alistar no serviço militar português ou por se alistar aqui no Brasil ele será isento de alistar-se no serviço militar português? E vi também que precisa ir todos os anos no Consulado para assistir um filme sobre as Forças Armadas Portuguesas até os 35 anos, isso é verdadeiro? Grato a todos!

Comentários

  • @Luiz Baeta, alguém que tenha recebido a convocação pode te explicar como foi o procedimento.

    Até aonde eu sei não tem isso de assistir filme no consulado, o Dia da Defesa Nacional é realizado em Portugal e, caso seja convocado, pode pedir dispensa pois reside em outro país há pelo menos 6 meses.

    Não tem que se alistar pois o processo é automático e, diferente do Brasil, é para ambos os sexos e não apenas para os homens.

    No site do consulado de SP tem melhor explicado isso https://consuladoportugalsp.org.br/recenseamento-militar/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.