carta de condução

olá pessoal, não é sobre cidadania, mas como troco minha habilitação por uma carta de condução em portugal?

Comentários

• obrigado pela resposta.

mas sobre o exame médico, pesquisei e não encontrei como e onde fazer!
  • Antonio Manuel,

eu tambem estou querendo trocar minha habilitacao, mas ateh agora nada concreto a respeito, ja pesquisei, sei os documentos mas nao sei o procedimento, encontrei esse depoimento de alguem que fez a troca:
    Depoimento de um colega que recentemente conseguiu cambiar a carta de habilitação:
    Se vc esta pensando em ir a Lisboa, reserve 2 dias, eh o bastante e vc pode fazer tudo com calma. Em alguns casos, se vc chegar a Lisboa pela manha dah para fazer tudo no mesmo dia e voltar para seu lugar de origem ainda a noite.
    Este roteiro dah certo para kem tem passaporte europeu...
    Chegou em Lisboa vai direto para a Camara de Lisboa, fica proxima do aeroporto, se nao me engano o autobus e o autocarro 36 passam na frente, soh pedir para o motorista ele te deixa la, facil!
    Na Camara tu faz na hora a sua residencia, soh irao pedir seu passaporte e o endereco portugues que vc no caso esta morando.
    Isso demora em media 30 minutos, local manero sem filas, pessoas educadas, facil!
    Saindo de la procure uma auto escola para pedir seu exame medico. Eu paguei 25 euros, acho dificiu encontrar por menos que isso. http://www.anieca.pt/lisboa.htm
    Exame normalmente tem hora marcada, ligue antes e se informe.. o exame propriamente dito pra mim demorou 2 minutos, eles soh fazem perguntas! eh facil!
    Para o terceiro passo e ultimo, confira se vc tem tudo em maos:
    duas fotos passaporte;
    origial e copia do passaporte;
    origial e copia da carteira de conducao brasileira;
    origial e copia do seu registro de residencia em portugal;
    origial e copia do exame medico;
    24 euros.
  • Se vc chegou neste estagio ate as 2pm vale a pena correr para a Loja do Cidadao, pois dah tempo de terminar tudo no mesmo dia. A LC fica localizada na estacao dos Restauradores, Lnha Azul do metro; http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=79
    Chegando na Loja do Cidadao peca informacoes para o pessoal na recepcao para nao errar o local de senha, pois vc vai ver o lugar eh lotado de gente e eh facil se enganar lah.
    Pegue a senha e aguarde, sera o ultimo passo. Eles irao pedir para vc preencher o formulario.
  • Hummm,

reli o depoimneto e esta faltando a declaracaodo detran.

Rosangela,

voce sabe se esse roteiro da certo ?
  • Ja estou me preparando pra fazer tudo isso em Lisboa.
    A unica coisa que me preocupa e que nao legalizei o documento do Detran no Consulado. Espero que nao de probelmas, pois ja recebi aqui em Londres o prontuario vindo do Brasil e ja comprei passagem pra Lisboa.
  • fui um pouco mais longe... no sítio da imtt:
    http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/TrocaCartaConducao/OutrasSituacoes/Paginas/OutrasSituacoes.aspx
    na parte de exame médico diz:
    a) Emitido por médico no exercício da sua profissão para condutores de veículos das categorias A, B e B+E e das subcategorias A1 e B1 (Mod. 922 INCM);
    b) Emitido pela autoridade de saúde da área de residência constante do bilhete de identidade para os condutores de veículos das categorias C, C+E, D, D+E, e das subcategorias C1, C1+E, D1, D1+E (Mod. 921 e 922 INCM);

como tenho habilitação A e C, tenho que fazer dois exames médicos? Quem é esta "autoridade de saúde da área de residência"?
    quanto mais informação, mais confuso fico!
  • Paulo,

quando voltar de Lisboa, please, coloca o passo-a-passo, estamos confusos. rsrsrs
  • quando voltar de Lisboa, please, coloca o passo-a-passo, estamos confusos. rsrsrs [2]

quando volta de Lisboa?
  • Viajo de 18 a 20 de marco.... assim que me tornar a "cobaia" (hehhe) eu posto aqui pra voces.

Abracos.
  • Dessa vez nao quero ser cobaia. kkkkkkk
  • Fernando,

a CNH brasileira eh valida por 6 meses em Portugal, tanto para turistas como para quem tem residencia temporaria ou permanente. Depois desse prazo, tem que fazer a troca pela carteira portuguesa.
  • Ah, eu achei que teria que mudar meu nome para Manoel ou Joaquim! hahahah
    Brincadeira
  • Rosangela

Desculpa eu não sabia , eu pensei que a GENTE pudesse trocar o sobrenome pelo que você relata somente os Pais que podem alterar o nome.
  • Paulo

Nesse item, presumo eu, eh para vc "trocar de nome" e por um nome de casado ou solteiro, nao acredito que vc possa "criar" um sobrenome.

Mas isso eh so um palpite meu, tem pessoas aqui na comunidade que podem passar a informacao mais precisa!

abs
  • Somente dos pais? Nao pode ser dos avos/bisavos tbm?
  • Não conheço nenhum caso desses.
  • Trocar de nome ou continuar com o mesmo nome .

No formulário (atribuição) que eles pedem para preencher, existe uma opção de trocar ou continuar com mesmo nome em Portugal.Ai eu pergunto ,se agente querer trocar o sobrenome o processo ficara mais demorado para se deferido?
  • Paulo (chara)

Era justamente esse nome que o meu Pai ia colocar em mim, eu ia ser Manoel e o meu irmão ia se Joaquim como meu Pai era bastante democrático antendeu um pedido do meu Padrinho e colocou PAULO.
  • Acho que Manoel ou Joaquim seria bem original. Essa foi boa !!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.