Posso preencher o formulário 1c em Portugal?

Olá! Gostaria de saber se pegando todos meus documentos apostilados, tudo certo e indo até Portugal posso preencher o formulário 1c com o atendente da ACP? Se sim, não precisa autenticar né?


Obrigada! Raphaela.

Comentários

  • @Raphalinhares, pode sim. Se for dar entrada presencialmente saiba que existem duas maneiras de fazer o processo, por inscrição ou por declaração.

    O método por inscrição não utiliza o formulário 1C e não é possível o acompanhamento do processo pela LR e nem pelo site.

  • @Daniel Henriques muito obrigada!! então só pra confirmar, para o meu processo de atribuição, meu pai já tem nacionalidade e é o declarante da minha certidão.

    Só preciso levar:

    Minha Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprografia e firma reconhecida;

    Xerox do meu rg autenticado e apostilado (ou presencialmente posso só apresentar meu RG mesmo?)

    A certidão de nascimento portuguesa do meu pai

    Isso?

  • editado June 2020

    @Raphalinhares, há vários inconvenientes em se fazer pessoalmente. Considere mandar por DHL, que entrega lá em 3 dias.

    Não faz sentido. O que você espera ganhar levando pessoalmente? Vai sair mais caro, mais demorado, e muito mais arriscado. Sem falar no tempo esperando na fila lá. Seu risco de atraso, é muito maior por ter alguma divergência de nomes e datas do que por DHL.

    Respondendo a sua pergunta:

    • Certidão da requerente por cópia reprográfica apostilada (menos de 1 ano de emissão)
    • Se a requerente for casada e mudou de nome, cópia da certidão de casamento em inteiro teor apostilada (fixação do nome).
    • Copia xerox do assento do progenitor português
    • Copia xerox da transcrição de casamento. A ACP dispensa a transcrição se o pai é o português, ele foi o declarante antes de 1 ano de vida, e não mudou de nome.
    • Se o progenitor português for a mãe (ou o pai mudou de nome), terá que ter feito a transcrição de casamento antes (se for este o caso, veja o que é necessário para a transcrição).
    • Apresentar o documento original da requerente (RG, ou CNH, ou passaporte com filiação) dentro da validade e com menos de 10 anos, e será autenticado na hora. Anote esse número no form-1C.
    • Formulário 1C preenchido, a ser assinado na presença do funcionário, será autenticado na hora.

    Se o pagamento da taxa for feita com cartão de crédito internacional, o formulário 1C a ser usado é enviado por e-mail com o recibo impresso. Se for pagar em dinheiro na Conservatória, pode preencher um form-1C padrão. Sempre impresso em cores, frente-e-verso na mesma pagina. Preencha sem rasuras. O documento escrito no form-1C é o mesmo que o funcionário vai autenticar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.