uma duvida consuldo de sao paulo
pessoal... nao briguem comigo... dei uma pesquisada mas nao encontrei realmente o que queria...
preciso de 2 certidoes carimbadas... para dar entrada na minha cidadania.. minha mae ja eh portuguesa.
minha certidao de nascimento inteiro teor... carimbada brasilia e no consulado em sao paulo... ate ai nenhum problema...
e uma certidao do meu pai...(que eh brasileiro!!) carimbada no consulado de sao paulo.
pergunta..
meu pai SENDO O BRASILEIRO e nao o portugues... tambem tem a necessidade de bater o carimbo de brasilia antes????
sera q se mandar o docto dele sem o carimbo de brasilia... eles batem o carimbo do consulado??
citando novamente..A MINHA CERTIDAO TERA O CARIMBRO DE BRASILIA...
pessoal obrigadao.... e desculpe pelo inconveniente...
preciso de 2 certidoes carimbadas... para dar entrada na minha cidadania.. minha mae ja eh portuguesa.
minha certidao de nascimento inteiro teor... carimbada brasilia e no consulado em sao paulo... ate ai nenhum problema...
e uma certidao do meu pai...(que eh brasileiro!!) carimbada no consulado de sao paulo.
pergunta..
meu pai SENDO O BRASILEIRO e nao o portugues... tambem tem a necessidade de bater o carimbo de brasilia antes????
sera q se mandar o docto dele sem o carimbo de brasilia... eles batem o carimbo do consulado??
citando novamente..A MINHA CERTIDAO TERA O CARIMBRO DE BRASILIA...
pessoal obrigadao.... e desculpe pelo inconveniente...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se você está pedindo sua nacionalidade e sua mãe já é portuguesa, você deve estar pedindo por atribuição, e provavelmente não foi sua mãe a declarante na sua certidão de nascimento. Então você precisa fazer a transcrição do casamento deles antes de entrar com o seu pedido. Então ou você precisa da certidão da casamento deles e da certidão de nascimento do seu pai. Se você já fez a transcrição você não precisa da certidão de nascimento do seu pai (isso se você for fazer direto em Portugal).
Agora, se você estiver fazendo via consulado, se não me falha a memória (pq o site está em atualização) a única certidão que eles pedem que seja legalizada no Itamaraty é a sua (no caso da sua atribuição). Mas, se vc estiver mesmo fazendo pelo consulado, aconselho você mandar um e-mail pro consulado pedindo a relação de documentos, que por incrível que pareça eles enviam rapidinho.
Espero ter ajudado e se falei alguma besteira, moderadores, por favor me corrijam
mas acho q nao eh isso... estava lendo agora o topico do seu desabafo..um absurdo o q fazem..... espero q resolva...
apenas me pediram a certidao do meu pai..que eh brasileiro..a portuguesa eh minha mae...
a certidao do meu pai..eh simples... preciso bater o maldito carimbo..na certidao...
minha pergunta eh...
ate as certidoes da parte que eh brassileira..precisa do carimbo do itamaraty???
sera q o consulado nao bate o carimbo direto..
nao lembro aonde li aqui na comunidade.. que alguem mandou para o consulado portugues em sp..e eles sem o carimbo do itamaraty... bateram o carimbo do consulado.... mas porr... nao lembro....
se alguem puder ajudar... ou lembrar...
agradeco
Quanto a do seu pai, porque eles pediram, pra qual processo? Pra fazer a transcrição no casamento ou no seu processo de atribuição? E quem são eles? O consulado?
Não importa se o casamento ja esta averbado na certidão portuguesa, é necessario a certidão do pai brasileiro.Eu fiz a minha depois de ter feito a atribuição da minha mãe e tive que mandar a certidão do meu pai, mesmo com o casamento ja averbado na certidão dela.
Na relação que as meninas me passaram não precisava da certidão de nascimento do pai brasileiro.... agora me confundi
Vou explicar melhor minha situação. Ontem, cerca de meia-noite (mesma hora que escrevo agora) eu vi no computador algo como uma carta que meu pai fez, e nela dizia que ele estava pedindo sua cidadania por naturalização. Minha avó (mãe dele) era portuguesa, porém, como já é falecida, se meu pai fizesse por naturalização minhas irmãs e eu não teríamos direito à cidadania, pois já somos maiores de idade e não temos vínculo efetivo com Portugal.
Como eu só poderia ler as respostas de vcs de noite, decidi ir ao Consulado pela manhã pra tirar minha dúvida.
Por sorte, a moça do consulado me falou que meus pais e meus tios fizeram tudo por atribuição mesmo. E uma coisa surpreendente, ela se lembrava deles (o processo foi feito em outubro!). Inclusive não demorou pra encontrar uma pasta com papéis escritos seus nomes e lá em cima, bem grande e magicamente brilhante algo como "pedido de cidadania por ATRIBUIÇÃO".
Até agora eu não sei por que cargas d'água tinha aqui no computador um pedido por naturalização.
no worries, pelo menos estamos falando a mesma coisa, ne? (eh "reforco" rsss) imagine se cada uma falasse uma coisa diferente, hehe.
hj eu quero eh ir embooooora pra caaaaasa sextaaaa feiraaaa ninguem merece... rs
Não é possível solicitar o cancelamento do pedido uma vez que os documentos já foram enviados.
Porém, como já vi aqui pela comunidade que o que um Consulado diz não é exatamente o que outro diz, não confiei 100% nessa resposta.
Se enviar uma carta pra Portugal do modo como vocês falaram, acho que daria sim pra cancelarem. Afinal, se nada do meu processo foi mexido, o que que custa eles rasgarem, jogarem fora, queimarem ou fazerem de rascunho uma dezena de papéis que não têm mais utilidade?
estava escrevendo e nao vi que voce ja tinha postado, eita repeticao !
Então para trancrever o casamento, é necessária a cert. de casamento, e a de nascimento de seu pai brasileiro e a certidão dele precisa passar pelo Itamaraty.
A regra geral é: todas as certidões de NASCIMENTO brasileiras precisam de carimbo do Itamaraty. Quem quiser arriscar e se o consulado fizer a legalização consular sem a legalização prévia do Itamaraty, fica a critério de cada um.
So precisa da certidão do pai/mãe brasileiro, quando não foi o pai/mãe portugues quem fez o registro de nascimento do filho.
minha mae eh portuguesa...
meu pai eh brasileiro.... e o declarante da minha certidao... eles nao foram casados..
ate entao nao tinham pedido..agora pediram.. faco meu processo via consulado em boston...
e o mais engracado eh... minha certidao eles pediram carimbo do itamarety e do consulado...e a do meu pai..pediram apenas do consulado...
minha pergunta eh... no consulado de sao paulo..eles vao bater o carimbo na certidao do meu pai...mesmo sem estar carimbado pelo itamaraty??
Ah tá, é que meu pai que é o portuga, e ele que foi meu declarante, então não preciso da certdião da minha mãe brasileira.
Andréia
Eu acho que o consulado vai sim colocar o selo na certidão do seu pai, porque eles não sabem pra que aquela certidão vai ser usada. Por outro lado, já que você vai mandar a sua pro Itamaraty não custa nada (literalmente) mandar a do seu pai junta.
sim, o Consulado vai legalizar a certidao mesmo que nao tenha passado pelo Itamaraty, nenhum processo meu as certidoes passaram pelo Itamaraty, e deu tudo certo, somente agora, a da minha filha eu mandei para o Itamaraty, porque minha irma esta morando em Brasilia, senao . . .
Mas nao digo pra ninguem fazer como eu fiz, ja que pedem entao faca certinho, mas nao acho que precisa esquentar a cabeca com isso se por acaso esqueceu, etc. . .
E se voce tem que mandar alguma certidao para o Itamaraty, entao ja manda a do seu pai tambem.
ufa, que bom, né? menos trabalho.
Acho que o consulado não aceitaria mesmo fazer o cancelamento, (questão de "orgulho"rsss) vc teria que fazer direto com a CRC. Mas de qq forma, se é o seu avô o portuga da história, não teria como seu pai fazer por naturalização a partir dele, teria que ser a partir de seus bisavós. Se partiu de seu avô, seu pai só tinha atribuição como opção mesmo!
Vc já ligou na CRC pra perguntar o andamento do processo do seu pai? Se o pedido foi feito em outubro já deveria ter saído.