uma duvida consuldo de sao paulo

pessoal... nao briguem comigo... dei uma pesquisada mas nao encontrei realmente o que queria...

preciso de 2 certidoes carimbadas... para dar entrada na minha cidadania.. minha mae ja eh portuguesa.

minha certidao de nascimento inteiro teor... carimbada brasilia e no consulado em sao paulo... ate ai nenhum problema...

e uma certidao do meu pai...(que eh brasileiro!!) carimbada no consulado de sao paulo.

pergunta..

meu pai SENDO O BRASILEIRO e nao o portugues... tambem tem a necessidade de bater o carimbo de brasilia antes????

sera q se mandar o docto dele sem o carimbo de brasilia... eles batem o carimbo do consulado??

citando novamente..A MINHA CERTIDAO TERA O CARIMBRO DE BRASILIA...

pessoal obrigadao.... e desculpe pelo inconveniente...

Comentários

• Pelo o que vc contou vou deduzir algumas coisas pra poder responder sua dúvida, se estiver errado por favor me corrija.
    Se você está pedindo sua nacionalidade e sua mãe já é portuguesa, você deve estar pedindo por atribuição, e provavelmente não foi sua mãe a declarante na sua certidão de nascimento. Então você precisa fazer a transcrição do casamento deles antes de entrar com o seu pedido. Então ou você precisa da certidão da casamento deles e da certidão de nascimento do seu pai. Se você já fez a transcrição você não precisa da certidão de nascimento do seu pai (isso se você for fazer direto em Portugal).
    Agora, se você estiver fazendo via consulado, se não me falha a memória (pq o site está em atualização) a única certidão que eles pedem que seja legalizada no Itamaraty é a sua (no caso da sua atribuição). Mas, se vc estiver mesmo fazendo pelo consulado, aconselho você mandar um e-mail pro consulado pedindo a relação de documentos, que por incrível que pareça eles enviam rapidinho.
    Espero ter ajudado e se falei alguma besteira, moderadores, por favor me corrijam
  • ale obrigado...
    mas acho q nao eh isso... estava lendo agora o topico do seu desabafo..um absurdo o q fazem..... espero q resolva...

apenas me pediram a certidao do meu pai..que eh brasileiro..a portuguesa eh minha mae...

a certidao do meu pai..eh simples... preciso bater o maldito carimbo..na certidao...
    minha pergunta eh...

ate as certidoes da parte que eh brassileira..precisa do carimbo do itamaraty???

sera q o consulado nao bate o carimbo direto..
    nao lembro aonde li aqui na comunidade.. que alguem mandou para o consulado portugues em sp..e eles sem o carimbo do itamaraty... bateram o carimbo do consulado.... mas porr... nao lembro....

se alguem puder ajudar... ou lembrar...
    agradeco
  • A SUA certidão tem que ser legalizada no Itamaraty (pelo menos é a informação mais unânime por enquanto) Algumas pessoas enviaram pro consulado sem o selo do Itamaraty e o consulado carimbou, porque na realidade o consulado não sabe pra que vai ser usada aquela certidão, então ele (o consulado) não sabe se precisa ou não do selo do Itamaraty. A dúvida é se quando chegar o processo na CRC se eles vão aceitar ou não.
    Quanto a do seu pai, porque eles pediram, pra qual processo? Pra fazer a transcrição no casamento ou no seu processo de atribuição? E quem são eles? O consulado?
  • Alê e Andrea

Não importa se o casamento ja esta averbado na certidão portuguesa, é necessario a certidão do pai brasileiro.Eu fiz a minha depois de ter feito a atribuição da minha mãe e tive que mandar a certidão do meu pai, mesmo com o casamento ja averbado na certidão dela.
  • Sandra

Na relação que as meninas me passaram não precisava da certidão de nascimento do pai brasileiro.... agora me confundi
  • Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Vou explicar melhor minha situação. Ontem, cerca de meia-noite (mesma hora que escrevo agora) eu vi no computador algo como uma carta que meu pai fez, e nela dizia que ele estava pedindo sua cidadania por naturalização. Minha avó (mãe dele) era portuguesa, porém, como já é falecida, se meu pai fizesse por naturalização minhas irmãs e eu não teríamos direito à cidadania, pois já somos maiores de idade e não temos vínculo efetivo com Portugal.
    Como eu só poderia ler as respostas de vcs de noite, decidi ir ao Consulado pela manhã pra tirar minha dúvida.

Por sorte, a moça do consulado me falou que meus pais e meus tios fizeram tudo por atribuição mesmo. E uma coisa surpreendente, ela se lembrava deles (o processo foi feito em outubro!). Inclusive não demorou pra encontrar uma pasta com papéis escritos seus nomes e lá em cima, bem grande e magicamente brilhante algo como "pedido de cidadania por ATRIBUIÇÃO".
    Até agora eu não sei por que cargas d'água tinha aqui no computador um pedido por naturalização.
  • Cibelita

no worries, pelo menos estamos falando a mesma coisa, ne? (eh "reforco" rsss) imagine se cada uma falasse uma coisa diferente, hehe.

hj eu quero eh ir embooooora pra caaaaasa sextaaaa feiraaaa ninguem merece... rs
  • Mas antes de ela se situar e de me mostrar os documentos ela foi bem clara num ponto:

Não é possível solicitar o cancelamento do pedido uma vez que os documentos já foram enviados.

Porém, como já vi aqui pela comunidade que o que um Consulado diz não é exatamente o que outro diz, não confiei 100% nessa resposta.

Se enviar uma carta pra Portugal do modo como vocês falaram, acho que daria sim pra cancelarem. Afinal, se nada do meu processo foi mexido, o que que custa eles rasgarem, jogarem fora, queimarem ou fazerem de rascunho uma dezena de papéis que não têm mais utilidade?
  • Lara,

estava escrevendo e nao vi que voce ja tinha postado, eita repeticao !
  • Andreia, é como a Alê explicou, parece que vc tá fazendo através do consulado, então primeiro eles estão pedido os docs necessários pra trancrever o casamento de seus pais e só depois vc poderá dar entrada na sua atribuição, isso pq não foi sua mãe portuguesa que declarou seu nascimento.

Então para trancrever o casamento, é necessária a cert. de casamento, e a de nascimento de seu pai brasileiro e a certidão dele precisa passar pelo Itamaraty.

A regra geral é: todas as certidões de NASCIMENTO brasileiras precisam de carimbo do Itamaraty. Quem quiser arriscar e se o consulado fizer a legalização consular sem a legalização prévia do Itamaraty, fica a critério de cada um.
  • pessoal obrigadissimo... como sempre gentis.
  • Alê

So precisa da certidão do pai/mãe brasileiro, quando não foi o pai/mãe portugues quem fez o registro de nascimento do filho.
  • sandra vc esta certissima..

minha mae eh portuguesa...

meu pai eh brasileiro.... e o declarante da minha certidao... eles nao foram casados..

ate entao nao tinham pedido..agora pediram.. faco meu processo via consulado em boston...

e o mais engracado eh... minha certidao eles pediram carimbo do itamarety e do consulado...e a do meu pai..pediram apenas do consulado...

minha pergunta eh... no consulado de sao paulo..eles vao bater o carimbo na certidao do meu pai...mesmo sem estar carimbado pelo itamaraty??
  • Sandra
    Ah tá, é que meu pai que é o portuga, e ele que foi meu declarante, então não preciso da certdião da minha mãe brasileira.

Andréia
    Eu acho que o consulado vai sim colocar o selo na certidão do seu pai, porque eles não sabem pra que aquela certidão vai ser usada. Por outro lado, já que você vai mandar a sua pro Itamaraty não custa nada (literalmente) mandar a do seu pai junta.
  • Andreia,

sim, o Consulado vai legalizar a certidao mesmo que nao tenha passado pelo Itamaraty, nenhum processo meu as certidoes passaram pelo Itamaraty, e deu tudo certo, somente agora, a da minha filha eu mandei para o Itamaraty, porque minha irma esta morando em Brasilia, senao . . .

Mas nao digo pra ninguem fazer como eu fiz, ja que pedem entao faca certinho, mas nao acho que precisa esquentar a cabeca com isso se por acaso esqueceu, etc. . .

E se voce tem que mandar alguma certidao para o Itamaraty, entao ja manda a do seu pai tambem.
  • A moça me disse que é bem provável que a cidadania dele já tenha saído. Ela me pediu pra ligar semana que vem pois ainda não teve tempo pra verificar.
  • Vitor

ufa, que bom, né? menos trabalho.

Acho que o consulado não aceitaria mesmo fazer o cancelamento, (questão de "orgulho"rsss) vc teria que fazer direto com a CRC. Mas de qq forma, se é o seu avô o portuga da história, não teria como seu pai fazer por naturalização a partir dele, teria que ser a partir de seus bisavós. Se partiu de seu avô, seu pai só tinha atribuição como opção mesmo!

Vc já ligou na CRC pra perguntar o andamento do processo do seu pai? Se o pedido foi feito em outubro já deveria ter saído.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.