É possível pedir o cancelamento do pedido?
Gente, descobri agora que o meu pai pediu a cidadania por NATURALIZAÇÃO! Ainda bem que esse tipo demora mais tempo pra sair. A questão é a seguinte, tem como o meu pai pedir o cancelamento desse pedido pra depois fazer um outro por ATRIBUIÇÃO?
Eu tô desesperado, ainda bem que percebi isso antes de ele receber alguma resposta.
Eu e minhas 2 irmãs somos maiores de 18 anos. Como quase todos os meus primos.
PS: Meus tios e meu pai fizeram o pedido através do consulado aqui de Manaus, a meu ver muito mal informados. Inclusive eu só entrei na comunidade depois que fiquei sabendo eles já tinham entrado com o pedido.
Gente, preciso muito de uma resposta!
Eu tô desesperado, ainda bem que percebi isso antes de ele receber alguma resposta.
Eu e minhas 2 irmãs somos maiores de 18 anos. Como quase todos os meus primos.
PS: Meus tios e meu pai fizeram o pedido através do consulado aqui de Manaus, a meu ver muito mal informados. Inclusive eu só entrei na comunidade depois que fiquei sabendo eles já tinham entrado com o pedido.
Gente, preciso muito de uma resposta!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ligar para CRCs ou Consulado. Este caso e inusitado aqui. Eles terao respostas mais precisas la melhores que as nossas.
Ja dizia o Velho Guerreiro, saudoso Chacrinha, "Quem nao se comunica se trumbica". Entao tenta acertar desta vez para evitar o processo, eu penso que se pode tudo na vida, com certeza vai conseguir concertar o equivoco familiar.
Alem de ligar para a CRC, eu tb escreveria uma carta e mandaria para eles o mais rapido possivel, eles vao compreender. Quando vc ligar, peca o numero do processo de seu pai pra vc usar na carta. Deve ser possivel cancelar sim, se o processo ainda nao chegou na mesa do conservador e ainda nao foi despachado, acredito que possa ser cancelado. Vc pode pedir para eles localizarem o processo e enviarem de volta pra vc, mande junto copia de um documento. Explique que foi feito atraves do consulado e que vcs foram mal orientados e descobriram o problema agora. Vai dar certo, boa sorte!
E ligue sim pra CRC, ontem eu consegui falar depois de 2 ou 3 tentativas so, pra saber do processo do meu irmao.
vc tem certeza de que da pra fazer por atribuicao? Se o seu pai esta fazendo por naturalizacao, deve ser pq o avo dele eh portugues, ou seja, seu bisavo.
Seu avo (filho do portuga) esta vivo? Pq ele devera obter a nacionalidade por atribuicao antes de seu pai. Explica melhor sua situacao.
Na pior das hipóteses você deixa este processo de naturalização do seu pai rolando e pede ATRIBUIÇÃO do seu avô ou avó (se estiverem vivos). Assim que conseguir a atribuição deles (ou do avô ou da avó) vc faz a sua NATURALIZAÇÃO.
Assim não precisará cancelar o processo do seu pai e tios, não vão perder esta grana investida.
acho que essa eh uma situacao a ser totalmente evitada. Eh bom saber super bem sobre os dois processos e escolher um e preparar a documentacao especifica para o processo. Nao faz sentido comecar e depois mudar de ideia, eh perda de tempo e dinheiro. Sao procedimentos, formularios e documentos diferentes em cada caso (atribuicao e naturalizacao). Acho que aqui na comunidade da pra esclarecer bem as duvidas.
Minha opiniao nunca muda rss: sempre que possivel ATRIBUICAO, sempre. Naturalizacao eh so mesmo pra que nao pode ir pelo caminho da atribuicao, ou seja, aqueles que tem pai ou mae ja falecidos.
a questao eh: quando mais tarde ? Hoje a lei diz uma coisa, daqui ha alguns anos a lei pode mudar ou pode continuar como esta, nunca se sabe. E fazer algo ja pensando na possibilidade de mudar depois, nesse caso de nacionalidade, nao eh uma boa ideia.
O caso do Vitor aconteceu sem querer, sem o conhecimento dele e ele quer consertar enquanto ha tempo.
Minha opiniao, se existe a possibilidade, entao faca por atribuicao.
estava escrevendo e nao vi que voce ja tinha postado, eita repeticao !
no worries, pelo menos estamos falando a mesma coisa, ne? (eh "reforco" rsss) imagine se cada uma falasse uma coisa diferente, hehe.
hj eu quero eh ir embooooora pra caaaaasa sextaaaa feiraaaa ninguem merece... rs
Vou explicar melhor minha situação. Ontem, cerca de meia-noite (mesma hora que escrevo agora) eu vi no computador algo como uma carta que meu pai fez, e nela dizia que ele estava pedindo sua cidadania por naturalização. Minha avó (mãe dele) era portuguesa, porém, como já é falecida, se meu pai fizesse por naturalização minhas irmãs e eu não teríamos direito à cidadania, pois já somos maiores de idade e não temos vínculo efetivo com Portugal.
Como eu só poderia ler as respostas de vcs de noite, decidi ir ao Consulado pela manhã pra tirar minha dúvida.
Por sorte, a moça do consulado me falou que meus pais e meus tios fizeram tudo por atribuição mesmo. E uma coisa surpreendente, ela se lembrava deles (o processo foi feito em outubro!). Inclusive não demorou pra encontrar uma pasta com papéis escritos seus nomes e lá em cima, bem grande e magicamente brilhante algo como "pedido de cidadania por ATRIBUIÇÃO".
Até agora eu não sei por que cargas d'água tinha aqui no computador um pedido por naturalização.
Não é possível solicitar o cancelamento do pedido uma vez que os documentos já foram enviados.
Porém, como já vi aqui pela comunidade que o que um Consulado diz não é exatamente o que outro diz, não confiei 100% nessa resposta.
Se enviar uma carta pra Portugal do modo como vocês falaram, acho que daria sim pra cancelarem. Afinal, se nada do meu processo foi mexido, o que que custa eles rasgarem, jogarem fora, queimarem ou fazerem de rascunho uma dezena de papéis que não têm mais utilidade?
ufa, que bom, né? menos trabalho.
Acho que o consulado não aceitaria mesmo fazer o cancelamento, (questão de "orgulho"rsss) vc teria que fazer direto com a CRC. Mas de qq forma, se é o seu avô o portuga da história, não teria como seu pai fazer por naturalização a partir dele, teria que ser a partir de seus bisavós. Se partiu de seu avô, seu pai só tinha atribuição como opção mesmo!
Vc já ligou na CRC pra perguntar o andamento do processo do seu pai? Se o pedido foi feito em outubro já deveria ter saído.