É possível pedir o cancelamento do pedido?

Gente, descobri agora que o meu pai pediu a cidadania por NATURALIZAÇÃO! Ainda bem que esse tipo demora mais tempo pra sair. A questão é a seguinte, tem como o meu pai pedir o cancelamento desse pedido pra depois fazer um outro por ATRIBUIÇÃO?
Eu tô desesperado, ainda bem que percebi isso antes de ele receber alguma resposta.
Eu e minhas 2 irmãs somos maiores de 18 anos. Como quase todos os meus primos.

PS: Meus tios e meu pai fizeram o pedido através do consulado aqui de Manaus, a meu ver muito mal informados. Inclusive eu só entrei na comunidade depois que fiquei sabendo eles já tinham entrado com o pedido.

Gente, preciso muito de uma resposta!

Comentários

• Melhor ideia

Ligar para CRCs ou Consulado. Este caso e inusitado aqui. Eles terao respostas mais precisas la melhores que as nossas.
    Ja dizia o Velho Guerreiro, saudoso Chacrinha, "Quem nao se comunica se trumbica". Entao tenta acertar desta vez para evitar o processo, eu penso que se pode tudo na vida, com certeza vai conseguir concertar o equivoco familiar.
  • Vitor

Alem de ligar para a CRC, eu tb escreveria uma carta e mandaria para eles o mais rapido possivel, eles vao compreender. Quando vc ligar, peca o numero do processo de seu pai pra vc usar na carta. Deve ser possivel cancelar sim, se o processo ainda nao chegou na mesa do conservador e ainda nao foi despachado, acredito que possa ser cancelado. Vc pode pedir para eles localizarem o processo e enviarem de volta pra vc, mande junto copia de um documento. Explique que foi feito atraves do consulado e que vcs foram mal orientados e descobriram o problema agora. Vai dar certo, boa sorte!

E ligue sim pra CRC, ontem eu consegui falar depois de 2 ou 3 tentativas so, pra saber do processo do meu irmao.
  • Vitor

vc tem certeza de que da pra fazer por atribuicao? Se o seu pai esta fazendo por naturalizacao, deve ser pq o avo dele eh portugues, ou seja, seu bisavo.

Seu avo (filho do portuga) esta vivo? Pq ele devera obter a nacionalidade por atribuicao antes de seu pai. Explica melhor sua situacao.
  • Vitor

Na pior das hipóteses você deixa este processo de naturalização do seu pai rolando e pede ATRIBUIÇÃO do seu avô ou avó (se estiverem vivos). Assim que conseguir a atribuição deles (ou do avô ou da avó) vc faz a sua NATURALIZAÇÃO.

Assim não precisará cancelar o processo do seu pai e tios, não vão perder esta grana investida.
  • Vetell

acho que essa eh uma situacao a ser totalmente evitada. Eh bom saber super bem sobre os dois processos e escolher um e preparar a documentacao especifica para o processo. Nao faz sentido comecar e depois mudar de ideia, eh perda de tempo e dinheiro. Sao procedimentos, formularios e documentos diferentes em cada caso (atribuicao e naturalizacao). Acho que aqui na comunidade da pra esclarecer bem as duvidas.

Minha opiniao nunca muda rss: sempre que possivel ATRIBUICAO, sempre. Naturalizacao eh so mesmo pra que nao pode ir pelo caminho da atribuicao, ou seja, aqueles que tem pai ou mae ja falecidos.
  • Vetell,

a questao eh: quando mais tarde ? Hoje a lei diz uma coisa, daqui ha alguns anos a lei pode mudar ou pode continuar como esta, nunca se sabe. E fazer algo ja pensando na possibilidade de mudar depois, nesse caso de nacionalidade, nao eh uma boa ideia.

O caso do Vitor aconteceu sem querer, sem o conhecimento dele e ele quer consertar enquanto ha tempo.

Minha opiniao, se existe a possibilidade, entao faca por atribuicao.
  • Lara,

estava escrevendo e nao vi que voce ja tinha postado, eita repeticao !
  • Cibelita

no worries, pelo menos estamos falando a mesma coisa, ne? (eh "reforco" rsss) imagine se cada uma falasse uma coisa diferente, hehe.

hj eu quero eh ir embooooora pra caaaaasa sextaaaa feiraaaa ninguem merece... rs
  • Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Vou explicar melhor minha situação. Ontem, cerca de meia-noite (mesma hora que escrevo agora) eu vi no computador algo como uma carta que meu pai fez, e nela dizia que ele estava pedindo sua cidadania por naturalização. Minha avó (mãe dele) era portuguesa, porém, como já é falecida, se meu pai fizesse por naturalização minhas irmãs e eu não teríamos direito à cidadania, pois já somos maiores de idade e não temos vínculo efetivo com Portugal.
    Como eu só poderia ler as respostas de vcs de noite, decidi ir ao Consulado pela manhã pra tirar minha dúvida.

Por sorte, a moça do consulado me falou que meus pais e meus tios fizeram tudo por atribuição mesmo. E uma coisa surpreendente, ela se lembrava deles (o processo foi feito em outubro!). Inclusive não demorou pra encontrar uma pasta com papéis escritos seus nomes e lá em cima, bem grande e magicamente brilhante algo como "pedido de cidadania por ATRIBUIÇÃO".
    Até agora eu não sei por que cargas d'água tinha aqui no computador um pedido por naturalização.
  • Mas antes de ela se situar e de me mostrar os documentos ela foi bem clara num ponto:

Não é possível solicitar o cancelamento do pedido uma vez que os documentos já foram enviados.

Porém, como já vi aqui pela comunidade que o que um Consulado diz não é exatamente o que outro diz, não confiei 100% nessa resposta.

Se enviar uma carta pra Portugal do modo como vocês falaram, acho que daria sim pra cancelarem. Afinal, se nada do meu processo foi mexido, o que que custa eles rasgarem, jogarem fora, queimarem ou fazerem de rascunho uma dezena de papéis que não têm mais utilidade?
  • Vitor

ufa, que bom, né? menos trabalho.

Acho que o consulado não aceitaria mesmo fazer o cancelamento, (questão de "orgulho"rsss) vc teria que fazer direto com a CRC. Mas de qq forma, se é o seu avô o portuga da história, não teria como seu pai fazer por naturalização a partir dele, teria que ser a partir de seus bisavós. Se partiu de seu avô, seu pai só tinha atribuição como opção mesmo!

Vc já ligou na CRC pra perguntar o andamento do processo do seu pai? Se o pedido foi feito em outubro já deveria ter saído.
  • A moça me disse que é bem provável que a cidadania dele já tenha saído. Ela me pediu pra ligar semana que vem pois ainda não teve tempo pra verificar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.