Carteira da Ordem dos Advogados de Portugal

Boa tarde! Gostaria de saber como solicitar a carteira da OAP sendo que ja tenho a OAB e a cidadania Portuguesa. Obrigada

Comentários

  • @prazeres

    Salvo engano você terá que "Voltar para a escola"...Pois precisa fazer a Equivalência e reconhecimento de Diploma Brasileiro em Portugal...

    Veja...Aqui no Fórum já tem uma discussão que pode ser útil para você...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/131585/#Comment_131585

  • Nilton vc não entendeu minha pergunta! Eu não quero validar diploma. Quero saber como se inscrever na OA

    " O Estatuto da Ordem dos Advogados Portugueses (OA) permite que o brasileiro imigrante seja advogado em Portugal, ou seja, se inscreva na Ordem deles, desde que cumpra os seguintes critérios: Tenha se graduado em Direito no Brasil ou em Portugal; Seja habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para advogar."

  • O que eu entendi @prazeres ...Foi o seguinte...:

    Você é advogada e tem OAB...;

    Você quer saber como faz para advogar em Portugal...Para isso ser possível você precisa estar escrita na Ordem dos Advogados de Portugal...Aí é que se encaixa minha resposta...

    E a base para minha resposta foi o que me foi dito por um Brasileiro com quem tive a oportunidade de conversar em algumas oportunidades...(Estávamos hospedados em um mesmo local no Porto por determinado período)...Isso se passou entre Outubro e Dezembro de 2018...Período em que estive em Portugal...

    Esse Rapaz se enquadra sua descrição acima... "...Tenha se graduado em Direito no Brasil ou em Portugal; Seja habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para advogar."..."

    O caso é que esse Brasileiro me falou bastante sobre o curso que estava fazendo naquela ocasião...Falou muitíssimo bem por sinal...Me recordo que ele fazia questão de classificar o curso Português como MUITO SUPERIOR aos cursos que ele conheceu no Brasil...Não somente o curso em que ele se graduou...Como também...Alguns outros que ele teve conhecimento...

    Acontece que em Fevereiro 2020...Ele me enviou mensagem comunicando que tinha conseguido a licença para advogar em Portugal...

    Ou seja...Brasileiro...Graduado em Direito no Brasil...Com OAB...Precisou fazer algum tipo de equivalência...Se isso não fosse necessário ele provavelmente já estaria advogando em Portugal na ocasião em que lá estive...(2018)...

    Veja...Eu não domino esse assunto...Só quis ajudar compartilhando uma informação que me foi passada por alguém cuja situação naquela época me pareceu se encaixar na sua dúvida atual...Sei que o Link que eu te passei não responde exatamente sobre sua questão...Mas imaginei que por esse caminho você conseguiria chegar onde pretende...

    Sem dúvida você encontrará o que procura...Eu fiz uma simples busca no Google/Youtube e encontrei bastante informação sobre esse assunto...Basta filtrar o que presta...

    Boa Sorte para você...

  • @prazeres , "o Estatuto da Ordem dos Advogados Portugueses dispõe que os cidadãos de nacionalidade brasileira diplomados por qualquer faculdade de Direito do Brasil ou de Portugal, legalmente habilitados a exercer a advocacia no Brasil, podem se inscrever na Ordem dos Advogados Portugueses" Meu sócio aqui no Brasil, fez a inscrição na OAP sem nem ir a Portugal. Ele tem intenção de um dia ir morar em Portugal e já providenciou toda a documentação, inclusive inscrição na OAP. Tudo que você precisa, a princípio, é estar inscrita na OAB.

  • Obrigada Silvana!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.