Casamento, divórcio e novo casamento

Boa tarde!

O processo de atribuição de nacionalidade do meu pai foi recentemente concluído (Art. 1º C).

Eu e meu irmão vamos pedir a atribuição da nacionalidade pelo ACP, para que não seja preciso transcrever o casamento dos nossos pais antes.

Dito isso, minha mãe, brasileira, também tem interesse em requerer a nacionalidade portuguesa por casamento.

Só que o caso dela é um pouco diferente. Ela casou com meu pai em 1993, mas se divorciou em 2011. Em 2016, eles reataram o relacionamento e se casaram novamente.

1) Para que ela peça a nacionalidade com fundamento no casamento, ela precisa transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio e transcrever o segundo casamento? Ou basta o segundo, já que já completou três anos?

2) É melhor ela aguardar completar 5 anos do segundo casamento para pedir?

3) Eu li no fórum que o divórcio precisava ser homologado diretamente em Portugal com assistência de advogado lá habilitado. Essa informação é atual? Isso ainda é necessário?

Obrigada!

Comentários

  • @jugoes, seu pai não vai conseguir transcrever o segundo casamento diretamente, todos os atos da vida civil tem que ser transcritos na ordem cronológica que ocorreram.

    Se houve o divórcio e um novo casamento entendo que terá que fazer a transcrição, divórcio e, finalmente, o novo casamento mesmo sendo os mesmos cônjuges.

    O prazo mínimo de casamento para pressupor a existência de laços com a comunidade são 5 anos sem filhos em comum com nacionalidade portuguesa atribuída ou 3 anos havendo filhos.

    Divórcios somente através de advogado pois tem que ter a sentença judicial revista em tribunal português, não são feitos de forma administrativa.

  • jugoesjugoes Member

    @Daniel Henriques muito obrigada! Você sabe me dizer se esses processos de divórcio demoram?

  • @jugoes, antes da pandemia alguns usuários do fórum relatavam demorar uns 6 meses, não sei te dizer se com os acontecimentos houve impacto nos prazos.

  • jugoesjugoes Member

    Se eu fizer a transcrição do primeiro casamento pelo Vice-Consulado de Belém, a averbação é feita na mesma hora? Vi que no RJ era assim... ou é melhor mandar para alguma conservatória específica em Portugal?

  • @jugoes, cada consulado trabalha de uma maneira, só entrando em contato com eles pra saber como eles fazem o procedimento.

  • jugoesjugoes Member

    @Daniel Henriques certo, obrigada!

  • @jugoes,

    Quando fizer o divorcio e o segundo casamento, zera a contagem e começa de novo, mesmo que o casamento seja com a mesma pessoa.

    Então os 3 anos com filhos ou 5 anos sem filhos contará a partir do segundo casamento.

  • jugoesjugoes Member

    @gandalf muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.