Como acessar a versão digital da certidão de nascimento do meu avô?

Olá!

Meu avô veio de Portugal e eu só tinha o nome dele e filiação.Meu pais e tia não tinham nada dele além do cpf brasileiro. Consegui descobrir vários dados e em qual conservatória está digitalizado o documento , mas não consigo acessar/encontrar. Alguém poderia me ajuadar? No consulado dizem que preciso solicitar a segunda via pelos correios, mas gostaria de ver a versão digital para obter informações que me falta para preencher este documento de segunda via como o local que ele nasceu.

Nome: José(Joseph) Pereira dos Santos

Data de nascimento: 16/01/1923

Filiação Pai: Manoel Pereira dos Santos

Mãe: Joaquina Alves Vieira

Conservatória Registro Civil Santa Maria da Feira - arquivo informatizado n°1427/2016

Como consigo acessar com esse código e onde?

Grata desde já pela atenção e ajuda.

Comentários

  • @bbelsilva16, não existe uma maneira de consultar diretamente o registo, assim como no Brasil o acesso aos registos são feitos por meio de certidões.

    Se o registo está informatizado você não precisa solicitar uma certidão em papel, solicite uma certidão pelo civilonline, tem custo de 10 euros e, normalmente, você recebe o código de acesso em um dia. Aliás o próprio consulado tem acesso ao mesmo sistema e poderia emitir a certidão. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Obrigada. Essa certidão on-line serve para dar entrada na nacionalidade?

    Vou verificar. Pelo consulado a atendente disse que teria que enviar uma correspondência para um endereço deles. Posteriormente realizar pagamento e aguardar chegar. Mas nem todos os dados da certidão eu tenho para preencher a solicitação.

    Grata pela atenção

  • @bbelsilva16, serve sim. Meu processo mesmo eu instruí com a impressão de uma certidão emitida pelo civilonline.

    Utilize esse número e ano do arquivo informatizado quando você preencher o formulário.

  • Muito obrigada.

    Eu vou ter que dar entrada na nacionalidade do meu pai para depois a minha. Me informaram que se não for assim, não irei passar para meus descendentes. Como estamos com o covid eu tô juntando tudo que preciso para quando isso passar agendar. Foram ótimas as dicas. :)

  • @bbelsilva16 , não é bem assim, você como neta poderia fazer o processo diretamente. Pela lei antiga era isso mesmo mas houve uma alteração na lei e agora os netos também tem direito a nacionalidade originária, como os filhos. O porém é que netos tem que comprovar laços com a comunidade, o que é um problema, além de outras exigências legais. E o processo também é muito mais demorado.

    Faça geração por geração que o direito é garantido e muito menos burocrático.

    Boa sorte nos processos.

  • @bbelsilva16 , se você já tem todos os documentos, não faça pelo Consulado! Mande, pelos Correios, para o ACP. Faça o pagamento por cartão de crédito e use o Formulário 1C que vai receber como recibo para preencher e reconhecer a firma do seu pai por autenticidade.

  • @Leticialele , não entendi bem. Você sugere fazer o processo de nacionalidade direto pelos correios?Não precisa ir ao consulado?

  • @bbelsilva16 , sim!!! Somente os maiores de 70 anos precisam ir ao Consulado fazer prova de vida!!

    Se seu pai tem menos de 70 anos, junte todos os documentos necessários e PAGUE COM CARTÃO DE CRÉDITO e envie por DHL para o Arquivo Central do Porto!

    Leia este comentário!


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.