NACIONALIDADE PORTUGUESA
MEU PAI TEM A NACIONALIDADE PORTUGUESA E JA POSSUI CERTIDAO DE NASCIMENTO COM A DEVIDA TRANSCRIÇAO DE CASAMENTO REGISTRADA EM CARTÓRIO PORTUGUÊS, ESTOU PLEITEANDO MINHA NACIONALIDADE E JA POSSUO TODOS OS DOCUMENTOS : OS ORIGINAIS E OS XEROCADOS AUTENTICADOS. GOSTARIA DE SABER SE POSSO REMETER PELO CORREIO DIRETAMENTE PARA PORTUGAL JÁ QUE VOU ESTAR EM UM PAÍS PRÓXIMO, À QUAL ORGAO DEVO ENVIAR, O ENDEREÇO DO MESMO E OS MODELOS DOS FORMULÁRIOS EXIGIDOS.SE POSSÍVEL ENVIAR-ME TAMBÉM A RELAÇAO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA QUE EU POSSA FAZER A CHECAGEM DOS QUE JÁ TENHO. NESSE CASO, SERIA POR ATRIBUIÇAO E QUANTO TEMPO DEMORARIA?
P.S : OBRIGADA A LARA que me resgatou da outra comu.
P.S : OBRIGADA A LARA que me resgatou da outra comu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
bem-vinda! seu caso tá fácil!
vc precisa de:
- sua certidão de nascimento de INTEIRO TEOR legalizada no Itamaraty e no consulado
- cópia xérox do seu RG ou passaporte autenticada em cartório e legalizada no consulado (se vc for dar entrada pessoalmente não precisa)
- formulário 1C preechido e assinado PRESENCIALMENTE (em cartório ou no consulado, ou pessoalmente na CRC).
- taxa de 175 euros paga com vale postal
Seu pai está registrado na CRC? Vc tem a certidão dele em mãos?
Se sua documentação estiver certinha, sua atribuição vai demorar em torno de 2 meses até vc poder tirar o passaporte.
Se vc estiver "perto" e puder ir até Lisboa, pode dar entrada pessoalmente (eu fiz assim). Vc pode assinar e pagar tudo lá, os funcionários já conferem toda sua documentação e vc já sai de lá com seu número de processo.
Link pro formulário - imprima colorido: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
no final do requerimento tem os endereços pra mandar pelo correio ou entregar pessoalmente!