Certidão de nascimento em inteiro teor precisa constar o casamento ?

Bom dia, Estou juntando os documentos para dar entrada na atribuição da minha mãe, através do meu avô que é português pelo processo de atribuição também. A dúvida é:

Estou com a certidão de nascimento em inteiro teor emitida por cópia reprográfica da minha mãe, só que na certidão só consta o nome de solteira, tenho que pedir o comunicado no cartório de casamento para que conste o casamento da certidão de nascimento ou não tem problema enviar assim com o nome de solteira ?

PS: O RG e CNH dela estão com o nome de casado.

Obrigado desde já

Comentários

  • @Marcelo não precisa.

  • Muito Obrigado pela ajuda @Vlad Pen

  • @Marcelo_Avanzi , mande a certidão de casamento de sua mãe, inteiro teor, para justificar a mudança do nome de solteira.

  • olá, muito grato por estas informações tão valiosas que vocês dão aqui. eu tenho algumas questões para os mestres do forum:

    1) No site do consulado Português no Brasil, diz que em decorrência de terem sido detectadas muitas certidões brasileiras falsificadas, a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa decidiu tomar precauções adicionais. Assim, além da certidão de inteiro teor que normalmente já era solicitada, passou a ser necessária a certidão por fotocópia do livro de registos de nascimento. Basta solicitá-la no cartório onde tiver sido registado o seu nascimento. Se por acaso o cartório não puder fornecê-la por algum motivo, peça uma declaração do mesmo explicando os motivos dessa impossibilidade e acrescente aos demais documentos solicitados. Pergunta: então tenho que solicitar as duas e apostilar ambas também? Tem casos que a letra está impossível de entender... mesmo para o pessoal do cartório.

    2) Duvida quanto ao reconhecimento de firma do escrivão do cartório que emitiu a certidão.. alguns lugares dizem que pelo fato de ser apostilada já evidencia o fato de ser reconhecida como original. então.. é necessário o reconhecimento de firma do escrivão?

    3) ouvi uma advogada dizer que o apostilamento deve ser feito no mesmo cartório que emitiu a certidão e que reconheceu a firma. Pergunta: E como devo proceder nos cartórios que não fazem apostilamento?

    4) o requerimento da transcrição de casamento precisa ou não ser apostilado? mesma pergunta para o RG autenticado do requerente.

    5) se o nome de casado da mãe mudou, então devo retroceder e refazer (pedir alteração no cartório) de todos os documentos? registro de nascimento, certidão de casamento e rg ? isto pode cair em exigência, tanto na atribuição da cidadania quanto na transcrição do casamento?

    muito grato e parabéns pelo vosso trabalho!

  • editado June 2020

    @Airton RUIZ

    1 - As Conservatórias estão, há muito, exigindo a cópia reprográfica do livro, apostilada. Se estiver ilegível, facilite a vida do Conservador e mande uma certidão Inteiro Teor;

    2 - Tem que reconhecer a firma do escrivão do Cartório que emitiu a certidão, antes de apostilar. Alguns Cartórios do Registro Civil já entregam a certidão apostilada, se você pedir e pagar. Caso contrário, reconheça a firma do escrivão que emitiu a certidão e depois apostile; Repare que no Brasil há um sistema de reconhecimento de assinaturas online, mas custa, no máximo, 10 reais o reconhecimento da firma. Para que complicar?

    3 - Nos cartórios que não fazem o apostilamento, pegue a certidão, reconheça a firma do escrivão e leve a um Cartório de Notas para o apostilamento;

    4 - O requerimento de transcrição de casamento tem que ter a firma reconhecida por autenticidade e apostilado; A cópia autenticada do RG do requerente, também;

    5 - Se o nome de casada da mãe mudou e ela vai pedir a atribuição, deve mandar uma cópia da certidão de casamento para justificar a mudança do nome, não tem que retroceder nada!

    Lembre-se que, primeiro, tem que fazer o Processo de Atribuição. Após a criação do registro português é que se faz a transcrição do casamento!! A sua mãe tem que, primeiro, "nascer" em Portugal para depois transcrever os demais atos da vida civil - casamento, divórcio, óbito;

    Não dá para mandar tudo junto!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.