Existe ou não - Pedido de Urgência - Procedimento

Boa tarde, prezados amigos.

Tanto já nos ajudamos por aqui, com dúvidas, esclarecimentos e compartilhamento de informação útil.

Ultimamente vejo muita gente falando sobre pedido de urgência (sem ser por estudo), já vi por idade e por motivos médicos, mas a pessoa que relata nunca faz de forma completa, deixando outros que poderiam precisar sem uma resposta ou caminho adequado.

No meu caso, o processo já foi aprovado desde Fev/2020 e aguarda a criação do registro (ACP). Meu pai tem 66 anos, já aposentado e diversos problemas de saúde (hipertensão, diabetes, hiperplasia). I

E dai minha dúvida surge, o que seria motivo aqui para pedido de urgência? A idade, as "doenças" ou ambos?

Alguém pode me auxiliar nestas dúvidas e em caso positivo a forma de proceder?

Obrigado novamente a todos.

Comentários

• LilliLilli Member

Bom dia!

Também estive lendo bastante aqui buscando informações de pedido de urgência. Proposta de emprego? Curso?

Desde já obrigada!

Saudações!

Lilli.

• Fiz um pedido de urgência e foi aprovado, vou te explicar, mas não existe uma regra.

Meu processo estava na mesma fase do seu, já aprovado e aguardando o assento!

Fiz uma carta digitada, sem muita formalidade, mas com muito respeito, seja gentil, eu pedi urgência por agrupamento familiar, só expliquei a mm unha situação na carta, sem provas, sem reconhecer assinatura,coloquei todos os dados do processo na carta, coloquei uma cópia simples do meu RG, no processo já tinha uma cópia do meu RG devidamente apostilada, mandei essa cópia simples apenas paras que fizessem uma comparação... O pedido chegou em uma terça a tarde, quarta de manhã eu recebi o assento de nascimento no email e 5 dias depois recebi por correio, qualquer dúvida que eu possa ajuda, estou a disposição!

• @Lilli se você tem uma proposta de emprego, então manda cópia da proposta, se é curso, idem... Se não tem motivos de urgência então aguardar é o melhor caminho

• Interessante, obrigada pelas contribuições, @Jefferson souza , @Daniel B e @Lilli .

Uma dúvida, alguém sabe se seria possível pedir urgência devido à idade avançada da requerente (88 anos)? Processo de conversão.

Tipo, a requerente "tem" que estar viva durante TODO o processo de conversão, certo? (é horrível escrever isso, mas é um risco q se corre).

Parabéns e boa sorte para vocês!

• @bisnetademarcia acredito que idade não seja um motivo plausível para pedido de urgência, já fez a prova de vida? Se todos os docs estiverem ok, não vai ter com o que se preocupar!

• @Jefferson souza ainda não fiz a prova de vida, justamente pela dúvida -- e tb pq creio q os cartórios estejam fechados.

Todos os documentos já estão na Conservatória (ainda na bola 1), e nenhum outro documento me foi exigido.

Suponho que a prova de vida deva ser, obviamente, com data recente.

Então, de nada adiantaria fazer uma prova de vida agora em 06/2020, e ela só me ser solicitada, digamos, em 11/2020.

• @bisnetademarcia pelo que sei, prova de vida é documento básico pra pessoas com mais de 70 anos, e só vão exigir algum documento se vc mandou os documentos errados, se estiver ok, vc recebe o assento.

Observação: eu faria já essa prova de vida, a chance de pedirem é muita grande.

Eu sugiro fortemente que vc faça no consulado a prova de vida, eu fiz no cartório e me exigiram que fosse feito no consulado.

Se vc tiver uma procuração, vc pode emitir todos os documentos necessários ao longo do processo, o único que vc não pode, é prova de vida, então eu não deixaria pra depois

• editado June 2020

bisnetademarcia

A prova de vida tem que ser feita no consulado. Se ela fizer no cartório é quase certo que cairá em exigência e pedirão pra refazer no consulado.

Idade avançada não é listado como motivo pra pedido de urgência. Se quiser pedir assim mesmo você é livre. O pedido pode ser feito a qualquer tempo, e não deve ser motivo pra segurar o envio de documentos.

• LilliLilli Member

@Jefferson souza muito obrigada pelas suas explicações e parabéns por ter conseguido!!! :)

Eu estou em fase inicial, esperando o certificado da CIL. Em que fase vc me recomenda fazer o pedido de urgência?

Muito obrigada!!

Lilli.

• LilliLilli Member

Oi @bisnetademarcia

desculpa, não saberia te dar certeza, mas pelo que estive lendo aqui no fórum a idade não é um fator de pedido de urgência.

Sorte! :)

Lilli.

• A minha mãe tem 73 anos e já teve um problema sério de saúde há 4 anos, mas graças a Deus ela superou! Eu conversei com um advogado sobre a possibilidade de fazer um pedido de urgência na conversão dela e ele disse que não poderia ser feito. Ela conseguiu o cartão cidadão no consulado no início desse ano.

• Pessoal, bom dia.

Se eu como filho tenho uma promessa de trabalho em PT (documentada pela empresa), isso justificaria um pedido de urgencia para o processo do meu pai, visto que dependo do processo dele para iniciar o meu? Será que isso tem "fundamento?".

O processo do meu pai, já foi despachado favorável e espera a criação do registro.

Abraços a todos!

• Olá a todos,

preciso de ajuda. Enviei o meu pedido de urgência em junho o motivo era a proposta de trabalho aceitaram o meu pedido de urgência mas o meu processo espera resposta do Sef, a data da proposta de trabalho foi 1 de agosto até agora o meu caso não está concluído. Minha pergunta é o pedido urgente ainda válido? Obrigado ????

• @Daniel B ja lhe respondi In Box

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.