Sinal Público

Olá ... estou juntando a documentação para atribuição de nacionalidade portuguesa (filho de pai português). Já consegui as certidões, agora terei que dar entrada no Consulado. Me surgiu uma dúvida, pois no documento do consulado diz que se alguma certidão foi emitida fora do município do RJ, tenho que levar o sinal público do Cartório. A Certidão de Nascimento de minha mãe foi emitida em outro município. Como funciona isso? Basta reconhecer a assinatura do tabelião em um Cartório do município do RJ? Grato mais uma vez!
«1

Comentários

• Bom sou de Sampa, mas aconteceu algo parecido com os documentos do meu pai, enviei os documentos dele ao consulado, mas devolveram dizendo que eles não tinham o sinal público da escrevente. Por isso tive que ir ao cartório central na Praça da Sé e legalizar a sua assinatura.
    Depois disso enviei novamente ao consulado que enfim legalizou a certidão.

Como não conheço nada do Rio exceto o Maracanã, procure o cartório Central e explique a situação que eles reconhecem essa firma. Acho que eu gastei no máximo R$ 5,00 para fazer isso.
  • João

De onde é a certidão?
  • João

Se vc vai dar entrada pelo consulado, então quando vc for reconhecer a firma da certidão, pessa o sinal publico .
  • Bruno

Voce vai em que consulado? E as certidões são de onde?
  • sinal publico

todas as certidoes de fora da cidade do consulado ,tem obrigatoriamente que ser autenticada pelo tabeliao da regiao consular.
  • Afinal que raio que é esse sinal público? Eu tirei as certidões, todas de cartórios em São Paulo, Mandei para o Itamarati e depois para o consulado portugues para o selo. Faltou alguma coisa?
  • Eliana

não faltou nada, não se preocupe. Sinal público é uma espécie de comunicacão entre cartórios, isso só é necessário se vc precisar legalizar algum documento que foi emitido fora da área de jurisdição de algum órgão, por exemplo, o Itamaraty.

Ex: seu eu quiser legalizar no Itamaraty do Rio uma certidão de nascimento que foi emitida por um cartório de São Paulo, é possível, porém primeiro é necessário o tal sinal público na certidão.
  • Lara

Gostei. Eu ia morrer sem saber desta. Vou guardar no meu livrinho mental. Bjs
  • Maestro

ta devendo um pastelzinho de belem.
  • KKKKKK

Delicia. pago dois.
    Uma vez fui la para comprar Pasteizinhos para mim e meu amigo Pedro. O Pedro dancou, nao deu para resistir ate chegar em casa. huahauahauahauah
  • gAlan,

pode ser em qualquer posto do Itamaraty, mas a certidao tera que ter o sinal publico da area de jurisdicao do posto. Tem postos do Itamaraty no Rio, Minas e Santa Catarina. Esses postos tem que ir pessoalmente, soh em Brasilia eh possivel pelo correio.
  • Faco minha as palavras da Lara, la em cima !

Sinal público é uma espécie de comunicacão entre cartórios, isso só é necessário se vc precisar legalizar algum documento que foi emitido fora da área de jurisdição de algum órgão, por exemplo, o Itamaraty.

Ex: seu eu quiser legalizar no Itamaraty do Rio uma certidão de nascimento que foi emitida por um cartório de São Paulo, é possível, porém primeiro é necessário o tal sinal público na certidão.

PS:: pode deixar Alan o gAlan, a gente se entende ! hehehe
  • nao eh o cartorio que emitiu o documento e sim um cartorio da area de jurisdicao do Itamaraty que faz o sinal publico.

Ex: se eu quisesse legalizar minha certidao de nascimento que foi emitida por um cartorio de SP no Itamaraty do Rio, eu teria que ir a um cartorio do Rio (tem um no centro do Rio nao muito longe do Itamaraty) e la eles colocariam o sinal publico na minha certidao. Depois eh so ir ao Itamaraty e pronto. rssss
  • 10.000 pasteizinhos de belem em dinheiro pra mim aeee!!!!! kkkkkkk
  • Nao faca isso nao. Se eu pago dois e vc mais dois a Portuga vai engordar. KKKKKKK
  • Pra Brasilia nao precisa de sinal publico, ele soh eh necessario entre cartorios.
  • o Itamaraty de Brasília aceita certidões com firma reconhecida de qq cartório do Brasil. O Itamaraty do Rio só aceita certidões de cartórios do Rio ou de qq cartório do Brasil COM SINAL PÚBLICO DE ALGUM CARTÓRIO DO RIO.

tá bom, tá bom, só 2 pasteizinhos e chega!!! é uma delícia, mas engorda demais da conta. rsss
    a propósito, o pastelizinho é doce, feito com uma massa folhada e por cima eles colocam um creme a base de gemas, creme de leite (natas), açúcar, talz. é uma bombinha calórica :)
  • pastel de belém = tb conhecido como pastel de nata

se vc pedir um "pastel de belém" no centro de Lisboa eles fazem cara feia e ainda te corrigem, kkkk tem que pedir um "pastel de nata", que é o nome genérico da iguaria... pastel de belém é só o que é vendido na confeitaria "Pastéis de Belém" (localizada no bairro de Belém, em Lisboa)
  • Lara e Cibele

Obrigado mais uma vez as duas!
    Quando eu e meu irmão estivermos em solo tuga iremos comer esses pastéis.

Dúvida; será que se as conservatórias descobrirem que eu não gosto de peixe (em especial bacalhau) eles me darão a nacionalidade? ;)
  • Vettel, a jurisdição da embaixada deve cobrir seu estado...

sim, o pastelzinho é bem docinho, e o pessoal ainda bota um açuquinha com canela extra por cima, haha.
  • Valendo um Pastelzinho de Belém!

Gente,

A certidão do meu avô foi emitida em Araraquara-SP, agora vou mandá-la para o ERESP (legalização) aqui em SP e depois pro consulado.

Neste caso, como a certidão foi emitida por um cartório daqui do estado de SP, ainda assim preciso correr atrás do tal sinal público???
  • Fabio,

certidoes do Estado de SP nao precisam de sinal publico para legalizar no Consulado de SP. E para o Itamaraty de SP e Brasilia menos ainda !
  • No caso de Minas Gerais, qualquer certidão emitidas em qualquer lugar de MG precisam ser reconhecidas em cartórios de BH, ou seja, voce autentica/reconhece tudo certinho e depois em BH você é obrigado a reconhecer todas as assinaturas...pra mim isso foi o mais chato do processo...porque eu tinha vários documentos...de várias cidades...a certidão do meu pai emitida em SP, a minha certidão de nascimento emitida em MG, o Nada Consta da Policia Federal em Varginha...enfim, tive que reconhecer tudo aqui em Poços em um só cartório...e depois reconhecer novamente em BH...ou seja, o verso dos meus documentos tinha muitos selos...
  • Fabio,

eu tive problema parecido com o do wes.
    Mas no seu caso como é do Estado de São Paulo mesmo, basta reconhecer firma que está tudo certo.
  • Fabio,

vi no outro topico que o cartorio de Araraquara nao reconheceu firma na certidao, se tivesse reconhecido voce poderia enviar direto para o Consulado e Itamaraty, mas como nao reconheceu, ai sim precisa de sinal publico e reconhecimento de firma antes de legalizar.
  • Eh Cibele

Pois eh, so percebi isso depois de ter postado aqui neste topico! Vou postar o restante la na parte de reclamacao! Lei de Murphy, a saga continua.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.