Filha de mãe solteira com cidadania, como comprovar vínculos entre mãe e filha ?

Estou aguardando meu assento de Portugal e assim que chegar, começarei o da minha filha, porém ela foi registrado pelo pai brasileiro e não casamos, desde os 10 anos dela, sou pai mãe. Gostaria de saber que documentos devo enviar que comprove o nosso vínculo e por qual conservatória?

Comentários

  • Desde q ela tenha nascido após 1978 e foi registrada até 1 ano de idade a maternidade está estabelecida.Envie o processo para Tondela.

  • rejrej Member

    Tenho uma situação parecida que ainda me deixa dúvidas.

    Minha mãe tem a nacionalidade portuguesa por atribuição.

    Ela se casou e separou e não teve filhos deste casamento, mas manteve o nome de casada. Sou filha do relacionamento que ela teve depois sem casamento . Fui registrada pelo meu pai brasileiro em 1982 após 1 mês de nascimento.

    Pelo que li no forum, como não houve casamento com meu pai não seria necessário a transcrição do primeiro casamento. Fico em dúvida, pois na minha certidão de nascimento consta o nome de minha mãe com o sobrenome do primeiro marido.

    Para fazer o minha atribuição é necessário transcrever o primeiro casamento? Ou basta comprovar a mudança de nome da minha mãe com a certidão de casamento?

  • @rej , mande uma certidão inteiro teor do casamento de sua mãe, para justificar a mudança no nome

    Prepare uma Declaração, com assinatura de sua mãe reconhecida por autenticidade, esclarecendo que nunca foi casada com o Fulano de tal, seu pai. Apenas para esclarecer a situação, pois, se não há casamento entre ela e seu pai, não há o que transcrever.

  • rejrej Member

    @Leticialele , obrigado pela reposta. Minha já faleceu há algum tempo, então não daria para fazer essa declaração. Eu mesmo poderia fazer a declaração, ou teria outra forma de eu comprovar que meus pais não foram casados?

  • @rej , faça você mesma a declaração, só para esclarecer a situação.Algo assim:

    Eu, (Seu nome, CPF, Identidade) , declaro, sob as penas das leis portuguesas e brasileiras, que minha mãe FULANA DE TAL nunca foi casada com meu pai, BELTRANO DE TAL.

    Data e assinatura

    Reconhecer a assinatura por autenticidade e apostilar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.