Ajuda/Dúvidas
Boa noite pessoal,
Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês:
De acordo com o projeto de lei que está correndo, as ligações efetivas com Portugal, possivelmente não serão mais necessárias, e meu bisavô é Português, e meu pai vivo.
Eu tenho a certidão do meu bisavô Português, mas não tenho nada além disso (não sei se precisa de mais algum documento). Óbito e casamento é necessário?
Minha maior dúvida: o filho do português (meu avô) é espanhol, e eu tenho a certidão de nascimento espanhola (consta que o português é o declarante). Para um futuro processo, o que fazer? Traduzir? Apostilar na Espanha? To bem perdido ????
Quando a transcrição do casamento é necessária? Casamento de quem? Meu pai, meu avô, ou meu bisavô?
Ultima pergunta: Tondela é a conservatória mais rápida para esse processo?
Obrigado pela ajuda
Comentários
A Lei abolindo os laços efetivos ainda não foi aprovada.Se seu avô é vivo não precisa comprovar laços efetivos , mas é preciso q sua certidao de nascimento seja traduzida por um tradutor juramentado.
@Vlad Pen
O problema é que meu avô já é falecido.
Meu bisavô português é casado com minha bisavó espanhola, e meu avô espanhol é casado com Minha avó brasileira.
Em quais casos eu preciso transcrever o casamento?
Pergunto isso, pois se for necessário, eu não tenho a certidão de casamento dos meus bisavós, e nem óbito. Se fosse o caso iria procurar.
Obrigado
Se seu avô é falecido..seu pai terá que comprovar laços efetivos..a lei não mudou.