pai portugues nao foi casado com a mãe brasileira
ola! será que alguem poderia me esclarecer se posso tirar a cidadania portuguesa sendo que minha mãe não era casada de fato com meu já falecido pai? O declarante da minha certidão foi ele (ele era desquitado de uma outra mulher,que por sinal desconheço). Embora não fossem casados tiveram 3 filhos, viviam juntos e minha mãe é quem recebe a pensão dele, isso provaria alguma coisa?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Basta voce conseguir o registro de nascimento dele e comecar o processo.
Voce vai precisar:
- 2a. via do registro de nascimento dele
- 2a. via nova do seu registro de nascimento com todas as legalizacoes.
Veja no guia de ajuda os documentos necessarios para um processo de atribuicao e como envia-los diretamente a Portugal.
Se mora em SP ou MT pode fazer pelo consulado em Sao Paulo: www.consuladoportugalsp.org.br
Se mora em outro estado necessitara o consulado mais proximo para as legalizacoes.
A certidão portuguesa de seu pai, é que vai ser o veículo principal para voce começar o seu processo por atribuição, como também dos seus irmãos caso voce tenha.
Quem vai lhe transmitir a herança portuguesa é ele.
Siga as orientações da Denise, que voce vai ser dar muito bem.
Boa sorte, saúde a voce e a toda a família.
Entre em contato com o consulado portugues da regiao de residencia do seu pai/avos.
É possível que tenham feito inscricao consular e consiga mais dados.
Também pode tentar conseguir o passaporte dos avós. Através de documentos antigos e conversas com a familia é possível que consiga mais informacao.
Me manda pelo meu e-mail: jabdspp8ds@gmail.com
Estou no aguardo.
Siga as dicas da Denise. Quanto ao Consulado, leve documentos que comprovam seu parentesco com o Português, e o documento dele que tiver, relate o que está buscando é para fazer o pedido de nacionalidade, se ele tiver inscrição consular vai achar.
Não se esqueça de ver no site do Consulado na internet se precisa agendar o atendimento.
Abraços!
A situação do meu pai é igual à da Beth. Eu liguei para o consulado de SP um dia e me informaram que como o meu avô não era casado com a minha avó o meu pai não teria direito à cidadania portuguesa. O que vocês sugerem? Tentar entrar com o pedido no consulado de SP sem mencionar o casamento do meu avô com outra mulher (como se ele fosse solteiro) e ver no que dá? Vocês conhecem alguém que tenha tido sucesso em uma atribuição no consulado de SP nessas condições?
Obrigada!
O que voce tem que ver é se o seu avô foi o declarante do seu pai no registro de nascimento. Se assim for, e o Consulado nao quiser receber o processo, voce poderá mandar os documentos diretamente a Portugal. O que deve ser confirmado é que seu avô reconheceu seu pai na menoridade. Existem varias formas, mas a mais expedita é que ele seja o declarante.
No guia de ajuda desta comunidade voce podera encontrar a informacao sobre documentos a reunir e como envia-los a PT.
Sendo a mae portugues a declarante no registro de nascimento e se ela mudou de nome ao casar-se tera que fazer a transcricao de casamento.
Se a mae é solteira e a declarante nao havera nenhum problema. É só enviar os documentos.
O meu avô foi sim o declarante do meu pai. Sendo assim, juntar a documentação sem mencionar o casamento dele com outra mulher seria a forma mais simples?
Se o consulado pede a narrativa faca o que mandam, pois é a forma mais facil de obter bons resultados mais rapidamente.
Se voce nao estiver interessada na nacionalidade, suas filhas, se maiores de idade, podem pedir diretamente do avo portugues. O Consulado nao faz esse tipo de processo.
Se voce estiver interessada serao processos de atribuicao e podem ser feitos no consulado. Primeiro o seu, depois sua transcricao de casamento, depois os processos das suas filhas.
No guia de ajuda da comunidade estao todas as dicas tanto para naturalizacao como para atribuicao.