pai portugues nao foi casado com a mãe brasileira

ola! será que alguem poderia me esclarecer se posso tirar a cidadania portuguesa sendo que minha mãe não era casada de fato com meu já falecido pai? O declarante da minha certidão foi ele (ele era desquitado de uma outra mulher,que por sinal desconheço). Embora não fossem casados tiveram 3 filhos, viviam juntos e minha mãe é quem recebe a pensão dele, isso provaria alguma coisa?

Comentários

  • Se seu pai era portugues voce nao precisa provar nada e ele nem precisaria ser casado.
    Basta voce conseguir o registro de nascimento dele e comecar o processo.

    Voce vai precisar:

    - 2a. via do registro de nascimento dele
    - 2a. via nova do seu registro de nascimento com todas as legalizacoes.
  • Como nao foram casados nao fará transcricao de casamento, obviamente.
    Veja no guia de ajuda os documentos necessarios para um processo de atribuicao e como envia-los diretamente a Portugal.
    Se mora em SP ou MT pode fazer pelo consulado em Sao Paulo: www.consuladoportugalsp.org.br
    Se mora em outro estado necessitara o consulado mais proximo para as legalizacoes.
  • O que interessa Beth é que ele seja PORTUGUÊS e possua uma certidão de nascimento portuguesa. Isso é a base de tudo.
    A certidão portuguesa de seu pai, é que vai ser o veículo principal para voce começar o seu processo por atribuição, como também dos seus irmãos caso voce tenha.
    Quem vai lhe transmitir a herança portuguesa é ele.
    Siga as orientações da Denise, que voce vai ser dar muito bem.
    Boa sorte, saúde a voce e a toda a família.
  • Gente, muuuuito obrigada a todos voces! vou pesquisar a 2ª via da certidão do meu pai, preciso de uma pesquisa, pois não sei onde ele nasceu ao certo. Comecei mandando emails para todas as conservatorias de Coimbra (minha avó dizia que foi onde ele nasceu) , estou aguardando resposta ,se alguém tiver alguma outra idéia de como chegar a essa certidão só com a data de nascimento e a filiação.... agradeço orientações.
  • Beth,
    Entre em contato com o consulado portugues da regiao de residencia do seu pai/avos.
    É possível que tenham feito inscricao consular e consiga mais dados.
    Também pode tentar conseguir o passaporte dos avós. Através de documentos antigos e conversas com a familia é possível que consiga mais informacao.
  • Beth me passa o teu e-mail, para eu lhe enviar todos os registros das conservatórias de portugal, inclusive tem telefones e e-mails.
    Me manda pelo meu e-mail: jabdspp8ds@gmail.com
    Estou no aguardo.
  • Beth

    Siga as dicas da Denise. Quanto ao Consulado, leve documentos que comprovam seu parentesco com o Português, e o documento dele que tiver, relate o que está buscando é para fazer o pedido de nacionalidade, se ele tiver inscrição consular vai achar.
    Não se esqueça de ver no site do Consulado na internet se precisa agendar o atendimento.

    Abraços!
  • aproveitando o tópico...

    A situação do meu pai é igual à da Beth. Eu liguei para o consulado de SP um dia e me informaram que como o meu avô não era casado com a minha avó o meu pai não teria direito à cidadania portuguesa. O que vocês sugerem? Tentar entrar com o pedido no consulado de SP sem mencionar o casamento do meu avô com outra mulher (como se ele fosse solteiro) e ver no que dá? Vocês conhecem alguém que tenha tido sucesso em uma atribuição no consulado de SP nessas condições?
    Obrigada!
  • E se no caso, for a mae portuguesa a declarante do nascimento?? Nao poderia existir a atribuicao?
  • Tatiana,
    O que voce tem que ver é se o seu avô foi o declarante do seu pai no registro de nascimento. Se assim for, e o Consulado nao quiser receber o processo, voce poderá mandar os documentos diretamente a Portugal. O que deve ser confirmado é que seu avô reconheceu seu pai na menoridade. Existem varias formas, mas a mais expedita é que ele seja o declarante.
    No guia de ajuda desta comunidade voce podera encontrar a informacao sobre documentos a reunir e como envia-los a PT.
  • Bruno,
    Sendo a mae portugues a declarante no registro de nascimento e se ela mudou de nome ao casar-se tera que fazer a transcricao de casamento.
    Se a mae é solteira e a declarante nao havera nenhum problema. É só enviar os documentos.
  • Denise,
    O meu avô foi sim o declarante do meu pai. Sendo assim, juntar a documentação sem mencionar o casamento dele com outra mulher seria a forma mais simples?
  • Em primeiro lugar obrigada a todos, acho que consegui a certidão do meu pai, em Soure, estão enviando, só que não sabia e pedi a cópia integral e não a narrativa que pedem no site do consulado, tem diferença? ou terei que pedir a narrativa? Gostaria de saber também, qual seria a diferença, para minhas filhas, se eu tirar a cidadania delas direto ou se e melhor tirar a minha e depois as delas, qual o melhor procedimento?
  • Beth,
    Se o consulado pede a narrativa faca o que mandam, pois é a forma mais facil de obter bons resultados mais rapidamente.
    Se voce nao estiver interessada na nacionalidade, suas filhas, se maiores de idade, podem pedir diretamente do avo portugues. O Consulado nao faz esse tipo de processo.
    Se voce estiver interessada serao processos de atribuicao e podem ser feitos no consulado. Primeiro o seu, depois sua transcricao de casamento, depois os processos das suas filhas.
    No guia de ajuda da comunidade estao todas as dicas tanto para naturalizacao como para atribuicao.
  • Eu tinha um problema similar, mãe portuguesa, não casada com meu pai, e este foi o declarante do meu nascimento.
    Podem ver o meu relato nesse forum: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=117508#lista

    Depois de muitos anos tentando eu consegui, encontrei um documento que continha a assinatura da minha mãe enquanto eu era de menor, e foi aceito como prova de filiação.
    Tive a ajuda de um escritório de assessoria, foram muito sérios e competentes, vou deixar a indicação se alguém quiser: http://www.abrfassessoria.com.br/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.