Avô português, sou neto

Sou neto minha mãe está tirando cidadania, já está em fase final foi aprovada e só falta o número do registro. 1 ano e 5 meses acp Lisboa se não me engano. Como tiro a minha? Formulário 1c ? Quais documentos certinhos.

Comentários

  • leorjgjleorjgj Member

    Aguarde o da sua mãe sair e faça por ela, processo para netos é complicado.

    Fiz por Tondela e aceitaram a transcrição do casamento da minha mãe junto com minha atribuição, já está em fase de criação do registro.

  • Ola boa noite @leorjgj !

    Você conseguiu pedir o seu junto com a transcrição de casamento dela.. é possível?

    Eu estou terminando de fazer a da minha mãe, o pai dela era português.. ai o próximo passo vai ser fazer a transcrição de casamento, eu posso mandar os meus documentos juntos? Como você fez exatamente? Obrigada!

  • @Gabriela Fernanda, Somente Tondela permite solicitar junto a transcrição de casamento dos pais e a atribuição dos filhos. Junta os processos, cada um com a sua documentação completa em envelopes pardos separados, e põe os envelopes dentro do mesmo envelope da DHL e envia. Lá os processos se separam e caminham cada um no seu ritmo, e terminam cada um no seu tempo. Processos de menores têm prioridade e saem muito rápido. Isso significa também que processos de maiores vão sendo passados pra trás. Se não for menor, melhor buscar outro lugar.

    @Wander Rocha, Pra onde voce manda faz diferença, como disse acima. Pelo tempo que voce falou esse deve estar em Lisboa. Na ACP atualmente aprova em +-90 dias desde a numeração, e conclui em 370 dias. (em 2018 e 2019 os prazos eram muito menores pra conclusão)

    Como foi explicado, você não deve pular uma geração, a menos que o progenitor tenha falecido e a única alternativa seja fazer como neto. Como filho, a cidadania é garantida, desde que esteja vivo. Como neto não. O requerente tem que comprovar vínculo efetivo com Portugal por vários anos imediatamente antes da aplicação. (ter residido, ou participação de associações e eventos culturais, viagens frequentes, etc)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.