Busca Assento de Nascimento 1916, Porto

Olá a todos,

Me chamo Leandro e junto com minha irmã, estamos tentando levantar informações para dar entrada no processo de cidadania de minha mãe (filha de portuguesa do Porto) e consequentemente a nossa. Minha avó, Alzarina Ferreira Pereira (nome de batismo), eu já consegui todas as informações, mas ela casou duas vezes e mudou de nome duas vezes, então preciso das informações de ambos os casamentos e certidões de nascimento de ambos esposos pra provar que essa Alzarina Ferreira Pereira é a mesma que está na certidão de minha mãe (Alzarina Pereira de Oliveira). Óbvio que vocês sabem que preciso fazer esse processo. Todas as certidões e documentos foram achadas. Hoje, estou pendente achar o Assento de Nascimento de:

Antônio Pereira de Souza (primeiro esposo), nascido em 27/03/1916, filho de:
Roberto Pereira da Silva
Laurinda de Souza Torres

Segundo o livro de casamento no Family Search, diz que ele era de Porto, assim como minha avó. Casaram no dia 04/02/1939. Não sei de qual freguesia ele era. Ela, era do Lordelo do Ouro e a Segunda Conservatório do Porto já nos respondeu com a informação de terem localizado o assento dela. Já mandei e-mail para todas conservatórias de Porto procurando informação sobre Antônio. Algumas me responderam com negativa, inclusive Arquivo Central de Porto.

O 5º Cartório do Rio, em Botafogo, antiga 4ª Pretória, onde perguntei pelo casamento e documentos que poderiam ter sido usados, já me respondeu e-mail informando o seguinte:
-"Não há qualquer informação sobre o nascimento do noivo neste cartório e na época do casamento o documento exigido do estrangeiro não era a certidão de nascimento mas sim o cadastro do estrangeiro junto à polícia federal ou seu passaporte.
De qualquer modo, pelo prazo de arquivamento já haver sido ultrapassado, os documentos que obstruíram o pedido de casamento já foram destruídos."

Também tentei informações sobre passaporte no site CEPESE sobre emigração, mas nem tudo está aberto de forma gratuita. Não sei o ano que vieram para o Rio de Janeiro, mas Antônio era criança. Mandei e-mail, mas ainda não obtive informação.

Então, agora, estou buscando ajuda de vocês sobre sites que posso procurar, locais que posso ir, links do Family Search ou de outro site ou se alguém achar algo. Futuramente pretendo ir ao Rio e ir pessoalmente ao Arquivo Nacional, mas por enquanto tem que ser online.

Agradeço desde já toda atenção e por qualquer reposta que possam me fornecer.

Atenciosamente,

Leandro Menezes.

Comentários

  • Olá Leandro Menezes

    Cepese
    ID 340434 / Roberto Pereira Da Silva / Vila Nova de Gaia / Vila Nova de Gaia / Vitorino Pereira Júnior / Sem / Indicação / Carpinteiro / 25 / Rio de Janeiro / Casado

    Deve ser a emigração do pai do "Antônio Pereira de Souza" mas foi no ano de 1911 conforme AN¹, antes do nascimento do Antonio.

    ¹ "De acordo com a base de dados "Entrada de Estrangeiros no Brasil - Porto do Rio de Janeiro", mantida pela
    Coordenação de Documentos Escritos, contendo registros de desembarque de Roberto Pereira da Silva
    registrados sob a notacão BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.12893, integrante do fundo documental DIVISÃO DE
    POLÍCIA MARÍTIMA, AÉREA E DE FRONTEIRAS, DECLARO que dela consta o seguinte: "(Entrada) - (Data):
    10/10/1911; (Navio em que veio): Orissa ; (Procedência): Portugal ;(N° de ordem): 0066 ; (Parentesco):
    Nada consta ; (Nome): Roberto Pereira da Silva; (Idade): 24; (Idade mes): 0; (Idade intervalo): ; (Sexo):
    Nada consta; (Religião): Nada consta ; (Instrução): Nada consta ; (Classe): ; (Profissão): Carpinteiro(a)
    ; (Nacionalidade): Portuguesa ; (Porto de embarque): Leixões ; (Destino): Rio de Janeiro ; (Observação):"

    Caso for, uma opção é solicitar informações do ID ao Cepese e buscar no processo de passaporte menção ao casamento, a Laurinda e a naturalidade de ambos. Pode ser um ponto de partida.
  • Obrigado Kleber pela resposta. Eu encontrei esse dado também, mas justamente fiquei com dúvida pelo ano, pois Antonio nasceu em Portugal e depois vieram.

    Depois que postei aqui, minha irmã encontrou no Family Search, com base no livro do casamento do Antonio e das testemunhas que assinaram, uma pessoa chamada Guilherme que seria o irmão mais velho, também de Porto, mas sem ter a freguesia. Achamos o atestado de óbito com pequena variação no nome dos pais, onde o pai está só como Roberto da Silva e a mãe como Laurinda Rosa de Souza. Essas informações conferem, pois nome da cônjuge que esta como testemunha, está na certidão do óbito. Mesmo com essas variações, também não tive um retorno na pesquisa no CEPESE, nem com titular do passaporte e nem como acompanhante do titular.

    Tentei achar nos Arquivos Distritais do Porto, informações de nascimento do Roberto e Laurinda e agora do Guilherme, que está estimado o nascimento 1911, mas não sei se foi antes de 31 de março, que seria a data limite para estar no distrital. Enfim, continuamos nas pesquisas, aguardando resposta do CEPESE.

    Mais uma vez, obrigado!
  • Kleber, muito obrigado pelo apoio. Tivemos uma ótima notícia na terça de manhã. A segunda CRC de porto, tinha encaminhado meu e-mail que solicitava o Assento de meu avô para o Arquivo Central de Porto (esse, que já tinha me dado uma resposta negativa) que acionou a conservatória de Vila Nova de Gaia e eles me deram uma resposta positiva da localização do assento:

    "Bom dia

    O Assento de Nascimento referente à sua solicitação está informatizado sob o n.º 1030/2020 da Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia.

    Cumprimentos

    O Oficial
    Rui Carvalho"

    Com isso, consegui a última peça do quebra cabeça para começar o processo propriamente dito. Solicitar as certidões, transcrições e as respectivas cidadanias.

    Feliz demais... Foi um processo de formiga e que já passava de 4 anos de busca. Agora vou ver nos outros tópicos ajuda para seguir na melhor linha e ter maior celeridade no processo em meio a pandemia.
  • iarasardi52iarasardi52 Member
    editado December 2021

    Minha avó nasceu em Chans, em 1916, porem nao encontro o registro dela. Alguem pode tentar me ajudar segue anexo o R.N.E dela com todas as informações. Porém o nome dela de solteira é Maria da Ascenção Sousa nascida em 27/10/1916 em Chans não sei a freguesia quando procuro aparece Porto, Vila do Conde, Chans.


  • @iarasardi52

    Se ela nasceu em 1916, o assento já estará informatizado e disponível pelo civilonline (custa 10 euros). Coloque o nome de solteira, filiação e data de nascimento.

    Já para freguesia: a única que o nome é apenas "Chãs" fica no concelho de Vila Nova de Foz Coa, distrito da Guarda. Eu arriscaria o pedido com essa,

    Há outras freguesias e lugares (subdivisão de freguesia) com Chãs "de alguma coisa", mas como nesse RNE só diz "Chãs", começaria por essa.

  • Muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.