Cidadania para segunda geração
Pessoal, procurei nos tópicos, mas não encontrei a exata informação.
Assim que eu finalizar o processo do meu avô, vou tirar o da minha mãe. Quais serão os documentos exigidos e as respectivas taxas?
- BI (é necessário tirar pro meu avô?), Certidão de cidadania (é esse o termo?!), e quais mais?
Outro ponto: Minha mãe é divorciada, já foi tudo averbado. Tem que fazer alguma transcrição nste caso?
Assim que eu finalizar o processo do meu avô, vou tirar o da minha mãe. Quais serão os documentos exigidos e as respectivas taxas?
- BI (é necessário tirar pro meu avô?), Certidão de cidadania (é esse o termo?!), e quais mais?
Outro ponto: Minha mãe é divorciada, já foi tudo averbado. Tem que fazer alguma transcrição nste caso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Então minhas dúvidas estão respondidas, mas agora tenho outra:
Teremos que transcrever o casamento do meu avô (o novo portuga) para fazer a atribuição da minha mãe?
Detalhe: Na certidão de nascimento do meu avô, quando fiz o processo dele, já constava a anotação de que ele é casado com minha avô. Mesmo assim precisa transcrever casamento dele?
e é isso mesmo, assim que vc tiver o numero de assento de nascimento de seu avô, ja dá pra iniciar a atribuição de sua mãe!
E no caso da minha atribuição? Meu pai foi o declarante, mas minha mãe será a portuguesa. Mesmo assim, sendo a MÃE portuguesa, preciso transcrever o casamento?
E a propósito, quanto custa a transcrição? Posso fazer a transcrição juntamente com o processo de atribuição (mandar tudo no mesmo envelope?)
Se vc fizer em Portugal, a transcrição custa 100 euros e pode ser feita em qq conservatória, a Cibele fez em Lisboa e ficou pronto em uma semana. Se vc conhecer alguém em Portugal, sua mãe poderá passar um procuração pra esse pessoa transcrever o casamento por lá. Outra opção é fazer pelo consulado, eu nao sei quanto eles cobram, mas é mais ou menos o mesmo valor e não demora muuuuuito.
Se eu nao me engano o averbamento ou transcricao custa 100 euros.
Voce nao pode fazer 2 processos de uma vez, entao devera primeiro fazer a atribuicao da sua Mae, depois o averbamennto do casamento deles.
Transcricoes de casamento nao podem ser feitas via correio, somente atraves do Consulado ou pessoalmente em qualquer Conservatoria do Registro Civil em Portugal !