Cidadania para segunda geração

Pessoal, procurei nos tópicos, mas não encontrei a exata informação.

Assim que eu finalizar o processo do meu avô, vou tirar o da minha mãe. Quais serão os documentos exigidos e as respectivas taxas?

- BI (é necessário tirar pro meu avô?), Certidão de cidadania (é esse o termo?!), e quais mais?

Outro ponto: Minha mãe é divorciada, já foi tudo averbado. Tem que fazer alguma transcrição nste caso?

Comentários

• Pesquisei mais aqui e já vi que se eu tiver o número do assento do novo português (meu avô), só preciso colocar as informações no formulário 1C. Então não pagaria pela certidão.

Então minhas dúvidas estão respondidas, mas agora tenho outra:

Teremos que transcrever o casamento do meu avô (o novo portuga) para fazer a atribuição da minha mãe?
    Detalhe: Na certidão de nascimento do meu avô, quando fiz o processo dele, já constava a anotação de que ele é casado com minha avô. Mesmo assim precisa transcrever casamento dele?
  • Fabio, foi seu avô quem declarou o nascimento de sua mãe? se foi, não precisa transcrever o casamento de seus avós em Portugal.

e é isso mesmo, assim que vc tiver o numero de assento de nascimento de seu avô, ja dá pra iniciar a atribuição de sua mãe!
  • Tks!!!

E no caso da minha atribuição? Meu pai foi o declarante, mas minha mãe será a portuguesa. Mesmo assim, sendo a MÃE portuguesa, preciso transcrever o casamento?

E a propósito, quanto custa a transcrição? Posso fazer a transcrição juntamente com o processo de atribuição (mandar tudo no mesmo envelope?)
  • bom, dai no caso quando for passar da sua mãe pra vc, vc terá sim que transcrever o casamento de seus pais, pois ela não foi a declararente de seu nascimento. E primeiro vc faz a transcrição e só depois que o casamento estiver averbado na certidão portuguesa de sua mãe é que vc poderá dar entrada na sua atribuição. São portanto dois processo separados.

Se vc fizer em Portugal, a transcrição custa 100 euros e pode ser feita em qq conservatória, a Cibele fez em Lisboa e ficou pronto em uma semana. Se vc conhecer alguém em Portugal, sua mãe poderá passar um procuração pra esse pessoa transcrever o casamento por lá. Outra opção é fazer pelo consulado, eu nao sei quanto eles cobram, mas é mais ou menos o mesmo valor e não demora muuuuuito.
  • Se seu Pai , que foi o declarante, fosse o portugues (futuro) nao precisaria, mas ja que a portuga sera sua mae , entao tera que transcrever o casamento deles.

Se eu nao me engano o averbamento ou transcricao custa 100 euros.

Voce nao pode fazer 2 processos de uma vez, entao devera primeiro fazer a atribuicao da sua Mae, depois o averbamennto do casamento deles.
  • Soh acrescentando o que ja esta acrescido ! rrsrsrs

Transcricoes de casamento nao podem ser feitas via correio, somente atraves do Consulado ou pessoalmente em qualquer Conservatoria do Registro Civil em Portugal ! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.