tenho poucos dados informativos.

amigos do Forum, estou cá de volta. Estou a ajudar um amigo e ele so sabe que o avô se chamava ODORICO SILVESTRE DE SOUZA era nascido na Ilha da Madeira,não se sabe a freguesia. Veio para o Brasil em 1892, com 30 anos.
Estou pesquisando no arquivo da Biblioteca da Madeira, mas tem tanta freguesia e esta dificil. Mas continuo tentando visualizar os livros de Baptismo. Se alguem tiver alguma forma mais facil de conseguir, agradeço. estou aberta a sugestões.Paz e Bem.

Comentários

  • editado February 2020
    Olá Rita_Guedes1954

    qual a filiação do "ODORICO"?
    sabe os nomes dos filhos e cônjuge?
    sabe se tinha irmãos e nomes?
    qual cidade de fixou no Brasil?
  • Ola kleber, obrigada por me dar atenção. ninguem da familia sabe os nomes dos pais de odorico. Sabe-se que ele veio para o Brasil em 1892, com 30 anos de idade e solteiro. Nasceu na Ilha da Madeira, mas ninguem sabe em qual freguesia. Desembarcou no Porto de Santos e veio para Araçatuba. ali casou-se , e quando tinha 3 filhos pequenos abandonou a esposa e foi para Marilia. Ali ficou até o seu falecimento.Que o neto nem sabe quando ele morreu.
    Sei que está complicado. Estou vasculhando todos os livros paroquiais da Ilha da Madeira, precisamente o ano de 1862,que presume-se que ele tenha nascido. No brasil casou-se com Maria Luisa Soares,possivelmente em Araçatuba. O neto já está investigando sobre o casamento, para descobrir mais dados sobre ele.Sabe-seque ele era do exercito em portugal e foi mandado para o brasil para ajudar resolver questoes de economia do pais, sobre a venda ilegal de café para o exterior
  • Olá Rita. Segudo o site do Museu do Imigrantes de São Paulo, não chegou nenhum vapor no ano 1892.
    http://www.inci.org.br/acervodigital/passageiros.php?pesq=1&navio=&periodo_ano=1891&periodo_ano2=1894&dt_ano=&dt_mes=&dt_dia=&Pesquisar=Pesquisar

    de qualquer forma da uma pesquisada em anos proximos par ver se encontra alguem com este nome.
    vc disse estar procurando os documentos da ilha da madeira em 1862, porém naquela época era bem comum os filhos serem registrados bem depois. muitos pais tinham vários filhos e depois de uma unica vez registravam todos juntos, alguns já com 4, 5, 6 anos... então veja em anos a frente também.

    nesse site você consegue solicitar documentos, veja se consegue algo a mais.
    http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante/pedido_certidao_lista_desembarque
  • Obrigada pela orientação, Ferpirj. Estou pesquisando com calma, mas constantemente, pois sem muitos dados é uma tarefa dificil. Mas to indo.....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.