Posso utilizar uma certidão do meu pai retirada da Civil Online para o meu processo de atribuição?

Olá Pessoal!

Tudo bem?

O processo de cidadania do meu pai está quase saindo, e sei que agora posso retirar minha cidadania, no processo de atribuição através dele.

Minhas dúvidas são:

1) Meu pai se casou e a cidadania dele foi como solteiro, é necessário realizar a transcrição do casamento para que eu possa retirar minha cidadania?

2) Como o titulo desse tópico: Posso retirar uma certidão dele através do Civil Online, para anexar aos documentos necessários para a minha atribuição?

3) Os documentos de atribuição continuam os mesmos?

- Certidão do português
- Certidão do requerente, apostilada e com menos de 6 meses.
- RG ou CNH do requerente
- Formulário preenchido a mão
- Vale Postal de 175 euros.

Obrigado pessoal.

Comentários

  • @reynansoares, pode usar a certidão do Civil online, sem problemas
    1) Mandando para o ACP, não precisa transcrever o casamento de seu pai para sua atribuição;
    2) Sim;
    3) Certidão do português tirada pelo civil online;
    - certidão do requerente POR CÓPIA REPROGRÁFICA , apostilada, com menos de 6 meses;
    - RG ou CNH do requerente, cópia autenticada e apostilada;
    - Formulário com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE (assina na frente o funcionário do Cartório);
    - Vale Postal OU pagamento por cartão de crédito, no valor de 175 euros; no caso de vale postal, usar o Euro para vale postal internacionl e mandar uma cópia xerox junto aos documentos
  • @reynansoares, So pra complementar:
    1) Mandando para o ACP, não precisa transcrever o casamento de seu pai para sua atribuição SE somente o seu pai é português, na certidão consta "foi declarante o pai" ou "na presença do pai", e o registro foi feito antes de 1 ano de idade.
  • reynansoaresreynansoares Member
    editado February 2020
    Bom dia @Liane Alegria

    1) A certidão de nascimento do requerente (eu), tem que ser inteiro teor E por cópia reprográfica, ou não é necessário uma certidão de inteiro teor?

    2) No caso de pagamento com cartão de crédito se paga na hora da entrada dos documentos, eles aceitam cartão?

    3) @gandalf meu pai que foi declarante, mas o que é ACP?

    Obrigado pessoal.
  • @reynansoares,

    1 - a certidão reprográfica, por definição, é inteiro teor (contém tudo que está no livro de registro). Solicite a certidão reprográfica (que contém um xerox do livro de registro) ao cartório, se ela tiver partes de difícil leitura ou ilegível solicite também uma inteiro teor (digitada) e envie junto com a reprográfica. Somente a reprográfica precisa ser apostilada.

    2 - Se você vai dar entrada pessoalmente na conservatória pague em espécie (Euros). Se for enviar os documentos você primeiro faz o pagamento pela plataforma e utiliza o formulário que vai receber por e-mail, esse formulário tem os dados do pagamento no cabeçalho e é o comprovante de pagamento.
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    3 - ACP - Arquivo Central do Porto
  • reynansoaresreynansoares Member
    editado February 2020
    Muito obrigado @Daniel Henriques

    Irei solicitar a certidão reprográfica, bem como farei o pagamento por meio do link enviado.

    Irei enviar um e-mail para a ACP para solicitar o endereço de entrega dos documentos para envio via correios,

    Uma última duvida, após o pagamento irei receber o formulário para preencher, e o mesmo deve ser reconhecido firma por autenticidade e ser apostilado também? Obrigado.

    Gostaria de agradecer imensamente as duvidas esclarecidas.
  • @reynansoares,
    ACP não costuma responder e-mails, nem perca tempo. O formulário 1C tem que reconhecer firma por autenticidade, não precisa apostilar. Quando fizer o pagamento será informado o endereço de Lisboa para envio, é normal isso, pode enviar pro ACP que é aceito normalmente:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal


  • @reynansoares,
    De uma olhada nas instruções de preenchimento passo-a-passo mencionadas aqui, e endereços pra enviar.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209534/#Comment_209534
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.