Conservatória transcreveu o nome errado

Oi gente, bom dia!

Fiz a transcrição do casamento da minha mãe por Ponta Delgada, foi averbado dia 18-12-2019 e, hoje, recebi a certidão de casamento. O problema é que o nome que a minha mãe passou a usar depois de casada é diferente do que foi averbado, colocaram o nome de solteira também e ela acabou ficando com 3 sobrenomes. Como eu posso fazer para consertar?

Grata pela atenção.

Comentários

  • editado February 2020
    @Ana Paula...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/145744/#Comment_145744

    Mande um email informando que acabou de receber o Assento de Casamento pelo correio e verificou que existe um erro...
    Explique a divergência...
    Envie os dados que possibilitem localizar o Registo no sistema...Nomes...Número do Assento...Etc...
    Se possível envie como anexo o próprio Assento de Casamento digitalizado...

    Também já foi possível resolver enviando email direto para a Conservatória...
    Na época que fiz meu processo...Ponta Delgada ainda tinha balcão de Nacionalidade...Minha Certidão de Nascimento emitida por eles tinha uma pequena divergência...(Apenas uma letra a mais no nome de minha Mãe)...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/123218/#Comment_123218
  • @Ana Paula Teixeira,
    Pra evitar passar vergonha, dê uma boa olhada como consta nos documentos que enviou.

    Eu pedi a retificação através de requerimento dirigido à Conservadora.
    Quando enviei e-mail a resposta foi bem curta, dizendo que os nomes estavam de acordo com os documentos originais enviados.
    Não estavam.

    Eu descrevi todas as correções num requerimento, e anexei cópia xerox dos documentos com um marcador amarelo sobre os nomes corretos, e o assento onde tinha que corrigir. (os mesmos que tinha enviado antes os originais com o processo)
    No requerimento tinha a base legal para requerer uma retificação administrativa pelo Conservador.
    Mandei os documentos por DHL.
  • @NiltonHessel grata pela resposta!
    @gandalf os documentos enviados estavam corretos, eu os verifiquei assim que constatei o erro. Quanto ao requerimento, existe um modelo em uso ou você o redigiu? Grata pela resposta!
  • editado March 2020
    @Ana Paula Teixeira,
    Existe um modelo genérico de requerimento, que antigamente ensinavam na escola como fazer.
    Hoje o Dr. Google pode lhe ajudar, ou voce pode buscar ideias de homologações do dgsi.pt

    Vou lhe mandar um modelo no seu INBOX. Verifique a bolinha vermelha no canto direito superior da pagina.
    Busque na lei os artigos relevantes ao seu caso, e fundamente o pedido.
    https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/view?cid=116042186
  • @gandalf grata pela resposta, mas a conservatória resolveu sem a necessidade de requerimento.
  • melhor assim então.
    Eles se recusaram a corrigir por e-mail.
    Eu acabai tendo que enviar 2 vezes envelopes com documentos para PD.
    Na 3a vez eu mandei o requerimento então resolveram os problemas. Mas me custou caro por um erro que não foi meu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.