Conservatória transcreveu o nome errado
Oi gente, bom dia!
Fiz a transcrição do casamento da minha mãe por Ponta Delgada, foi averbado dia 18-12-2019 e, hoje, recebi a certidão de casamento. O problema é que o nome que a minha mãe passou a usar depois de casada é diferente do que foi averbado, colocaram o nome de solteira também e ela acabou ficando com 3 sobrenomes. Como eu posso fazer para consertar?
Grata pela atenção.
Fiz a transcrição do casamento da minha mãe por Ponta Delgada, foi averbado dia 18-12-2019 e, hoje, recebi a certidão de casamento. O problema é que o nome que a minha mãe passou a usar depois de casada é diferente do que foi averbado, colocaram o nome de solteira também e ela acabou ficando com 3 sobrenomes. Como eu posso fazer para consertar?
Grata pela atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/145744/#Comment_145744
Mande um email informando que acabou de receber o Assento de Casamento pelo correio e verificou que existe um erro...
Explique a divergência...
Envie os dados que possibilitem localizar o Registo no sistema...Nomes...Número do Assento...Etc...
Se possível envie como anexo o próprio Assento de Casamento digitalizado...
Também já foi possível resolver enviando email direto para a Conservatória...
Na época que fiz meu processo...Ponta Delgada ainda tinha balcão de Nacionalidade...Minha Certidão de Nascimento emitida por eles tinha uma pequena divergência...(Apenas uma letra a mais no nome de minha Mãe)...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/123218/#Comment_123218
Pra evitar passar vergonha, dê uma boa olhada como consta nos documentos que enviou.
Eu pedi a retificação através de requerimento dirigido à Conservadora.
Quando enviei e-mail a resposta foi bem curta, dizendo que os nomes estavam de acordo com os documentos originais enviados.
Não estavam.
Eu descrevi todas as correções num requerimento, e anexei cópia xerox dos documentos com um marcador amarelo sobre os nomes corretos, e o assento onde tinha que corrigir. (os mesmos que tinha enviado antes os originais com o processo)
No requerimento tinha a base legal para requerer uma retificação administrativa pelo Conservador.
Mandei os documentos por DHL.
@gandalf os documentos enviados estavam corretos, eu os verifiquei assim que constatei o erro. Quanto ao requerimento, existe um modelo em uso ou você o redigiu? Grata pela resposta!
Existe um modelo genérico de requerimento, que antigamente ensinavam na escola como fazer.
Hoje o Dr. Google pode lhe ajudar, ou voce pode buscar ideias de homologações do dgsi.pt
Vou lhe mandar um modelo no seu INBOX. Verifique a bolinha vermelha no canto direito superior da pagina.
Busque na lei os artigos relevantes ao seu caso, e fundamente o pedido.
https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/view?cid=116042186
Eles se recusaram a corrigir por e-mail.
Eu acabai tendo que enviar 2 vezes envelopes com documentos para PD.
Na 3a vez eu mandei o requerimento então resolveram os problemas. Mas me custou caro por um erro que não foi meu.