Dúvidas: Processo de atribuição através da Alemanha

Olá pessoal,
Atualmente estou na Alemanha e vou solicitar meu processo de atribuição. Já trouxe todos os documentos prontos do Brasil (certidões apostiladas, formulário assinado, etc).
1. Tentei contato com o consulador português em Stuttgart mas me disseram que só atendem quem nasceu na Alemanha, e que eu deveria fazer pelo consulado do Brasil. Procede isso ou simplesmente não quiseram me atender?
2. Já que não consegui pelo consulado daqui, vou enviar meus documentos para ACP normalmente, conforme fiz no processo do meu pai. Alguém sabe como faço com relação ao vale postal que deveria pagar nos correios? Não sei como fazer algo semelhante na Alemanha. Alguém já fez por aqui?

Obrigado.

Comentários

  • @phelipep, pague com cartão de crédito. Anexe o formulário 1C que você vai receber (vale como recibo) por email ao que você já tem assinado e envie pelo correio
  • @phelipep,
    Quando você diz "formulário assinado" você quer dizer o "formulário 1C com firma reconhecida presencialmente por autenticidade" em cartório ou no consulado português?
    Se sim, então é como a Liane disse.
    Parece estranho mandar o formulário impresso em branco junto, mas é isso mesmo. Eu fiz assim sem problemas.
    Eles só precisam do código impresso para comprovar o pagamento da taxa.

    Achei estranho seu relato sobre o consulado de Stutgart. Eles deveriam lhe atender.
    O consulado deve atender na sua área de residência. Mas nem isso é obrigatório.
    Eu posso voar do Brasil a NYC, e pedir um visto canadense no consulado do Canadá de lá.
    Pode ser que as leis na Alemanha sejam mais estritas (tipo você não poder ter dupla cidadania e manter a alemã).
    Pode ser que eles estejam mais familiarizados com os documentos alemães, e não conhecem os documentos brasileiros.
    Eles têm que atestar a autenticidade dos documentos.
    Mas certamente eles deveriam fazer autenticação do 1C, porque somente atestam que você estava lá vivo e assinou o documento presencialmente. Só precisam de seu passaporte pra conferir quem é você.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.