Dúvida sobre identidade brasileira com mais de 10 anos
Tenho uma grande dúvida, já tenho todos os documentos necessários para dar entrada na nacionalidade da minha avó, até a certidão de nascimento do meu bisavô consegui, porém a identidade dela é de 1970 e esta bastante antiga. Posso autenticar esse documento assim mesmo e mandar para iniciar o processo dela de nacionalidade ou teria que tirar uma nova antes de mandar. Se alguém puder responder vai ajudar muito, pois o que na minha cabeça seria mais fácil esta me preocupando.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O que tenho lido nos posts é que não aceitam documentos com mais de 10 anos de emissão, e que, para requerentes com mais de 70 anos precisam fazer prova de vida.
Se sua avó está acamada e não pode comparecer ao Consulado, creio que há a opção de fazer a prova de vida no Cartório, não sei se o ACP aceita
Certamente o @DanielHenriques ou o VladPen podem esclarecer melhor do que eu!
RG recente, Prova de vida, e assinatura presencial do formulário 1C, somente podem ser feitos em vida.
Estar vivo é um dos requisitos essenciais para a cidadania.
Por isso, faça esses 3 no consulado. Caso sua avó venha a falecer durante o processo, isso garante o direito da prox geração.
Documentos recentes reduzem a probabilidade de fraude. Ter um funcionário do consulado português revendo e autenticando o documento também. Por isso são praticamente obrigatórios após 70 anos.
Todas as outras exigências você consegue obter, mas essas 3 não, e são usuais após 70 anos.
Se pensa em fazer alguma autenticação "a rogo", peça instruções antes à conservatória e documente tudo.
Ainda acho melhor mandar para uma Conservatória em Portugal, é mais rápida que o Consulado.