Dúvidas quanto ao processo para filho de quem já conseguiu a atribuição.

editado February 2020 em Processos de Atribuição
Boa noite gente! Estou concluindo a transcrição de casamento da minha avó e agora já quero começar a preparar os documentos para a atribuição do meu pai e queria saber se tem alguma diferença em relação a documentos ou formulários (ou alguma outra diferença no geral) já q minha avó tb fez o processo de atribuição pois na minha família minha Bisa q era portuguesa nata. Outra dúvida q tenho é pra saber qual conservatória está mais rápida, tanto na parte do processo quanto na da finalização depois de aprovado, ACP mesmo?! Muito obrigada!

Comentários

• @barbara fuzzato, ja que vc fez a transcrição do casamento , aconselho a tentar por outra conservatoria , acp ta despachando em mais ou menos 4 meses porem o registro tem gente a 8 meses esperando e nada. ousaria ate dizer que esta demorando tanto quanto lisboa.
  • @luan soares, @Bárbara Fuzzato,
    A menos que seja para menores (onde Tondela tem prioridade), todas as conservatórias estão demorando +- igual.
    Tem que considerar o fato de que ACP tem muitos Conservadores.

Se quiser tentar a sorte, e ir pessoalmente em alguma conservatória menor e negociar seu prazo, tem funcionado para alguns. Só que conservatórias pequenas têm somente 1 Conservador, e se ele "pega uma gripe" ou é transferido, tudo para até ser substituído ou o processo ser redistribuído e cair na vala comum.

Na verdade ninguém tem uma boa resposta pra essa pergunta.
    Portanto, mesmo demorando, ACP ainda é a referência para processos enviados pelo correio. São poucas que aceitam.
  • @luan e @gandalf entendi... e quanto a documentação, muda alguma coisa já q minha avó nasceu no Brasil e conseguiu a atribuição ou é só mandar a certidão com o assento dela no lugar da certidão de nascimento do português nato?
  • @Bárbara Fuzzato, mesma documentação e procedimento do processo da sua avó. A certidão de nascimento da sua avó a ser utilizada para o processo do seu pai é a portuguesa, para Portugal sua avó não é brasileira e sim portuguesa.
    Uma pessoa que tem nacionalidade portuguesa atribuída (por ser filha de português) também é português originário, não tem importância o local aonde nasceu, seus filhos fazem o processo de pai para filho normalmente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.