Atribuição 1C Menor de idade

Boa tarde gente,
o meu irmão que já possui a cidadania está querendo solicitar para minha sobrinha, porém, estamos com dúvida se é necessário que ele faça uma procuração por estar fazendo pela filha. Realmente é necessário ?

E quais documentos necessários?

- Requerimento 1c menor de idade
- Passaporte da menor apostilado e reconhecido firma
- Documento de identificação dos pais apostilado ?
- Certidão de inteiro teor reprográfica e apostilada - ok
- Certidão do pai português - ok (Foi solicitado no site civil online)

Alguém consegue me ajudar ?

Comentários

  • marianemqmarianemq Member
    editado February 2020
    E outra dúvida, meu irmão se casou e se separou e com isso nunca fez o averbamento do casamento e consequentemente separação. Porém, a certidão de nascimento da minha sobrinha consta os nomes antes do casamento, então não precisa realizar esses passos para dar entrada no processo dela ?
  • editado February 2020
    @marianemq, de uma lida em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
    Tem a resposta de todas suas dúvidas quanto a documentos e preenchimento

    Quanto a transcrever ou não o casamento, ACP faz sem transcrição porém os processos demora mais, atualmente estão demorando bastante. Tondela exige transcrição mas dá prioridade para processos de menores de idade, o processo é bem rápido, as vezes cerca de um mês. Pode mandar os documentos para transcrição no mesmo envio que eles aceitam, cada processo com documentação completa em um envelope identificando o processo (transcrição de casamento de ....., atribuição de .... - MENOR). Esses dois envelopes dentro do envelope de envio.

    Complementando que você colocou mais informações na postagem anterior. Sua sobrinha é filha do primeiro ou do segundo casamento? Se for do primeiro serve o que disse sobre Tondela senão mande pro ACP pois terá que transcrever o primeiro casamento, contratar advogado para homologar o divórcio brasileiro em Portugal para, somente depois, poder transcrever o segundo casamento.

    Seu irmão teve alteração no nome? Se teve tem que ver se o nome do assento português é o mesmo da certidão de nascimento de sua sobrinha.
    Se não me engano na postagem anterior que você editou você dizia que seu irmão foi o declarante do nascimento, é isso mesmo?
  • Meu irmão teve filha e posteriormente se casou, e se separou com a mãe da filha dele. Então, nos dados do registro de nascimento da minha sobrinha consta os nomes atuais utilizados por eles, pois o meu irmão manteve o nome. Apenas da sua ex esposa que teve alteração, porém, já retornou ao nome original.

    Pode me ajudar com a lista de documentação ?
    - Requerimento 1c menor de idade
    - Passaporte da menor apostilado e reconhecido firma - ok
    - Documento de identificação dos pais apostilado ?
    - Certidão de inteiro teor reprográfica e apostilada - ok
    - Certidão do pai português - ok (Foi solicitado no site civil online)
  • Quanto a documentação, retirado da postagem que te indiquei

    "Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada"

    - Requerimento 1c menor de idade Correto, firma reconhecida por autenticidade de ambos os pais
    - Passaporte da menor apostilado e reconhecido firma - ok Depende da idade do menor, como descrito acima
    - Documento de identificação dos pais apostilado ? Não precisa apostilar, basta cópia autenticada
    - Certidão de inteiro teor reprográfica e apostilada - ok Correto
    - Certidão do pai português - ok (Foi solicitado no site civil online) Correto


    Mais uma vez recomendo que leia a postagem que te indiquei, TUDO está explicado detalhadamente lá
  • Boa tarde!

    @Daniel Henriques, vou aproveitar essa postagem e tirar algumas dúvidas com você.

    Minha irmã vai mandar a documentação das minhas sobrinhas para Tondela (as duas são menores de 14 anos). Ela já transcreveu o casamento dela.

    Com relação à certidão de nascimento do progenitor português, ela recebeu uma carta do Consulado com o assento dela. Essa é a certidão? Uma cópia deste documento basta?

    Agora sobre o documento de identificação dos pais, os documentos precisam ter data de emissão de menos de 10 anos ou podem ser mais antigos? Pode ser CNH ou apenas identidade ou passaporte?

  • @Erika Silveira, se a certidão que ela recebeu do consulado for de nascimento é essa mesmo, basta ema cópia simples para cada processo. Se essa certidão que recebeu do consulado for de casamento pode apenas indicar o número/ano do assento de nascimento no 1C ou solicitar uma certidão pelo civilonline.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Pelo que sei Tondela aceita CNH sim, cópia autenticada para processos de menores de idade.

    Documento de identidade com mais de 10 anos corre o risco de cair em exigência de envio de documento recente, melhor não arriscar.
  • @Erika Silveira,
    Mesmo se for usar outro documento para a aplicação atualize o RG, porque isso somente pode ser feito em solo brasileiro.
    Pra isso pode, mas não significa que servirá pra tudo, e se ela estiver viajando não terá como fazer.
    Ela pode entrar no Brasil sem passaporte, se tiver um RG válido em mãos. Vamos que ela perde o passaporte...
  • @Daniel Henriques, muito obrigada pelos esclarecimentos. Na verdade, ela tem duas certidões recebidas pelo Consulado, a de nascimento (atribuição) e a de casamento. Ela mudou o nome após o casamento. É melhor então ela indicar apenas no formulário e não mandar a cópia da certidão. Vou dizer a ela para ela e o marido usarem a CNH, pois está atualizada.

    @gandalf, muito obrigada por sua respostas. Vocês são sempre ótimos!
  • @Erika Silveira, como o que tem que enviar é apenas uma cópia simples, se ela preferir pode enviar das duas (nascimento e casamento) já que na de nascimento não deve constar averbado o casamento.
  • Ótimo, @Daniel Henriques. Mais uma vez, muito obrigada!
  • O processo da minha sobrinha caiu em exigência devido ao formulário, qual o procedimento nesses casos ? Enviar normalmente ou aguardar o ofício.

  • editado March 26

    @Daniel Henriques boa tarde! Saberia informar se Tondela ainda é o melhor local para envio de atribuição para menor de idade?

    E se a listagem de documentos está atualizada ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.