transcrição de casamento de pai português e mãe brasileira.

Boa tarde a todos.

Estou reunindo alguns documentos para o processo de atribuição e esbarrei em uma dúvida pois irei tirar a cidadania para minha avó que é filha de pai português e mãe brasileira que se casaram no brasil, a partir desses dados é preciso transcrever o casamento de meus bisavós?

Grato.

Comentários

  • @luis Garritano, ao invés de ficar abrindo diversos tópicos sobre o mesmo assunto concentre todas suas dúvidas em um tópico apenas. Já havia respondido seus questionamentos anteriores em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/213190/#Comment_213190
    Como você terá o problema do estabelecimento da paternidade e, agora, você disse que eles casaram no Brasil, transcreva o casamento primeiro pois já elimina o problema anterior. Quando os pais são casados, pela lei portuguesa, fica estabelecia a maternidade e paternidade independente de quem tenha sido o declarante do nascimento.
  • Perdão Daniel eu criei um novo tópico por conta que ambas perguntas eram de assuntos diferentes mas irei fazer diferente na próxima.

    Deixa ver ser eu entendi, caso eu transcreva o casamento de meus bisavós logo em seguida não será preciso que o meu bisavô seja o declarante na certidão tanto de batismo ou de nascimento?

    Vou tentar manter o assunto todo nesse tópico como indicado.
  • @luis Garritano,
    Na ACP, dispensa-se a transcrição de casamento se:
    a) foi registrado(a) antes de 1 ano de idade, e
    b) na certidão de nascimento do requerente menciona que “foi declarante o pai” ou "na presença do pai".
    Essa e uma simplificação que cobre um grande número de casos.
    Se necessária, a transcrição do casamento pode ser feita mesmo que o português, o cônjuge, ou ambos, ja tenham falecido. Pode ser requerida por um filho(a) ou neto(a), e deve estar completa antes de iniciar o processo de nacionalidade.

    Pelo que você disse no outro post, ela será obrigatória.
  • Realmente faltou eu mencionar algumas informações como o fato da minha vó estar viva pois sei que é obrigatório no meu caso de atribuição, muitos documentos estão por posse de meu primo que mora distante vou pedir algumas cópias para analisar.

    Com relação a certidão de minha avó, eu não tenho posse só pedi que o cartório me passasse algumas informações pois ainda falta alguns documentos e a de inteiro teor tem um prazo de " validade " o único dado passado era de que o declarante era uma pessoa " desconhecida " irei fazer essas duas perguntas que você mencionou.

    Acredito eu que sim, meus bisavós já eram casados antes de terem os filhos pois minha avó é a mais nova das 4 irmãs, vou pedir a certidão de casamento de meus bisavós para meu primo para conferir.

    Eu irei pegar essas dados mais detalhados e depois irei sanar algumas dúvidas aqui mesmo com mais convicção.

    Grato @gandalf
  • editado February 2020
    @luis Garritano,
    Sua avó precisa de uma copia do registro de nascimento pra fazer um RG recente. Comece por isso.
    Esse é barato, nele você vai ver essa informação, e ja providenciar documentos que precisará depois.
    Veja isso no final da lista no outro post.

    Você acreditar que é, não ajuda muito. Tem que ser de fato. Podem não ser. A data poderia ser posterior.
    Tem que ler na certidão. Na época vinha o estado civil dos pais. (agora não tem mais)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.