Estudo na UE

Pessoas...

Já ouvi falar que existem vários benefícios para membros da União Européia em relação a estudos. Sei que existem cursos de inglês de graça ou com taxa reduzida para membros da UE, mas gostaria de saber se alguém sabe algo a nível de pós graduação.

Existe algum benefício, alguém sabe de algo? Preferencialmente no Reino Unido, mas se tiverem informações sobre qualquer outro país, membro da UE tbm será uma informação útil!

Comentários

• Na Escócia são quase gratuitos e ainda te dão ajuda de custo. Na Inglaterra parece-me que não, mas nao tenho a certeza.
    Pesquisa aqui , nesse site você pode ter ideia além de poder fazer a sua candidatura online .
    http://www.ucas.ac.uk/
  • Ressaltando que na Escócia os estudantes são na maioria "estrangeiros " cidadãos da UE, por ai você vê.... O povo de lá tem tudo "de grátis" e ainda assim não quer estudar.

:)
  • Fabio

na Holanda ha muitos cursos em ingles, de graduacao e pos-graduacao (mestrado, doutorado e pos-doutorado). Seu ingles precisa ser muito bom/fluente, em geral eles pedem um diploma de proficiencia em ingles, como o TOEFL.
    Todas as infos estao aqui:
    http://www.nuffic.nl/international-students/dutch-higher-education/search-international-study-programmes
    na descricao dos cursos vc pode ver os precos pra quem eh cidadao da UE e pra quem eh nao-cidadao da UE (ha uma diferenca enoooorme nos precos)
  • alguem sabe fazer um traçado assim tipo CustoxBeneficio?

Tipo um pais que seja bom pra trabalhar, pra morar...e que tenha universidades baratas?
  • EU/EEA: € 1565, non-EU/EEA: € 8500 per year

A diferença para membros e não-membros é gritante!!!
    mas chega a ser assustador..é muito barato..
    por € 1565 por ano, só não estuda quem realmente não quer!
  • até a idade da pessoa é motivo pra se pagar mais caro ou mais barato

EU/EEA < 30 years: € 1575, EU/EEA >= 30 years: € 2125, non-EU/EEA: € 8000 per year
  • Audrey e Lara

Gente, mto obrigado pelos links, realmente a diferenca eh gritante!!! De 10mil EUR pra 1.600, eh 8500 EUR de economia... em Reais isso eh 26mil reais!!!

Bacana esse lance de virar portuga viu, rsrsrs...

Mas olha, ja ouvi um papo de que vc so pode pagar esse valor de europeu se comprovar que esta a 3 anos, no minimo dentro da UE pagando tax.... isso eh verdade? Alguem ja ouviu algo?
  • Fabio

Nao sei precos mas sei que a Inglaterra e um dos paises mais caros para fazer a Universidade, normalmente quem faz mora na Universidade e se nao me engano e periodo integral, logo trabalhar e muito dificil e tendo um custo de vida bem mais alto que nos outros paises, mesmo para ingleses, Franca,Belgica e Holanda sao bem mais baratos, Os ingleses costumam optar por pagar depois que terminam o curso e comecam a trabalhar. Nao sei se se aplica aos membros da UE. Na Belgica um Italiano uma vez nos disse que ha ajuda de custo para extrangeiros.

Se conseguir valores tambem te passo
  • [APAGADO]
  • Segundo meu marido (Cidadao Ingles) depende do curso mas sai em torno de 30.000 libras a universidade na Inglaterra.
  • Alessandra

O que eu tô focando mesmo é pós graduação, talvez pra 2010 e os preços são bem mais em conta do que graduação..

Mas o que eu tô preocupado mesmo é com o lance de ter que comprovar os 3 anos na UE. Alguém sabe COMO a gente comprova isso pras instituições? Será que eu apresentando o meu BI, não passa batido, como se eu morasse em Portugal?
  • Fabio,

acho que o problema de comprovar os 3 anos de residencia esta aqui no Reino Unido, nos outros paises do espaco schengen ( Portugal esta incluido ) nao vejo problemas de comprovacao de anos de residencia pra conseguir fazer a pos-graduacao.
  • É verdade, até agora tudo que ouvi sobre os 3 anos referia-se ao UK... mas pensei que fosse UE em geral.

Ainda não pesquisei a fundo, existem várias coisas a serem consideradas para a minha decisão, mas a princípio é algo focado em Business - mkt e/ou finanças - em locais como UK, França e até Alemanha. Não decidi em que nível seria (metrado, especialização), isso vai depender muito da minha atuação e de tudo que vai acontecer em 2009...

Portugal, Espanha e Itália por ex, não me sinto atraído por agora. Talvez até pela falta de informação, pois ainda estou só "sondando" a área.
  • Gente, aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida. As entidades que dão bolsas de estudos aqui no Brasil (Capes, CNPq, FAPE) dão bolsa para quem vai fazer doutorado-sanduíche (metade aqui no Brasil e outra metade no exterior) no valor de 2000 reais, mais ou menos.

Na cotação de hoje, sairia em torno de 660 euros. Daria pra sobreviver por um mês na UE (França, por exemplo) com esse valor?
  • Esse valor so seria bom para Portugual, para Franca se tiver que alugar um quarto e comprar comida eu acho pouco....daria metade de um salario minimo da Franca se nao me engano.
  • Eu fiquei 5 meses na Inglaterra (Nottingham) em 2007/8 e gastei 10.000 reais no total. A média foi 500 libras por mês. Eu não gosto muito de sair e não bebo, então economizei bastante. Meu aluguel era barato também (40 libras por semana, a média era 50), e eu sempre pesquisava os preços nos supermercados. Em compensação, fui ver várias bandas em Nottingham, Manchester, Sheffield, etc. Fui para Londres de ônibus várias vezes também. À Escócia eu fui duas vezes, e ao País de Gales uma. Se não tivesse feito nada, provavelmente dava para gastar umas 400 libras por mês.
  • [APAGADO]
  • Minha foto é da minha sombra e da minha namorada no countryside escocês, hehe.
  • Eu gostaria de estudar História ou Geografia que eu gosto muito .sera que em Portugal é muito caro?
  • Olá Comunidade!!

Eu gostaria de saber sobre a aréa de educaçao! Como funciona em Portugal? Alguem sabe dizer se tem boas ofertas de trabalho para professor? Sou licenciado em Educaçao Física aqui no Brasil e quando pegar minha ciadânia vou para Portugal!! Tenho como homologar meu titulo para atuar em minha area lá??
  • Paulo

Minha namorada está no finalzinho do curso na Universidade do Minho, e atualmente ela paga quase 1000 euros por ano. Há 5 anos era uns 300 (!!!)

Acabei de perguntar para ela sobre as outras universidades. Ela disse que cada uma, mesmo que for pública, coloca o preço que quer.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.