Cartao cidadao no consulado de Belo Horizonte

Boa tarde pessoal, alguem sabe me dizer o tempo que leva pra emitir o cartao cidadao no consulado de belo horizonte ?
Mando email mas ninguem da retorno

Comentários

  • editado January 2020
    @Marlonbernardocosta,
    São duas etapas de agendamento distintas.
    O agendamento só abre uma vez por mês, NO DIA, durante alguns minutos. O dia em janeiro ainda não esta definido.
    A barrinha verde do site ainda está a última de "18/dezembro". Depois clique em AGENDA ONLINE.
    https://www.consuladoportugalbh.org.br/index.asp

    Suponhamos que você ja tenha o assento impresso e consiga agendar na "próxima rodada", e você marca dia 10/Fev.
    Vai ao consulado, entrega os documentos, faz biometria, paga a taxa (veja instruções antes de ir)
    Aguarda 6 semanas pela carta com o numero PIN pelo correio, e o consulado te ligar informando que seu cartão chegou. (ou assume que chegará tudo em 45 dias). Ja se passou Fev e Mar.

    Agenda pela segunda vez no fim de Março pra retirar o CC e emitir passaporte, provavelmente em suponhamos 20/Abril.
    Vai novamente ao consulado pessoalmente, completa a biometria, habilita o CC com o numero PIN e sai de lá com ele.
    O passaporte eles te mandam pelo correio em mais uns 30 dias, ou seja final de Maio.

    Quer dizer:
    Nesse melhor cenário acima, inicia no final de Janeiro e termina no final de Maio, 4 meses.
    Sendo realista, você deve conseguir para o final de Junho, 5 meses, talvez 6.

    É porque sei que vc vai cochilar na marcação, os documentos atrasam no correio, ou no consulado.
    Você ainda não sabe, mas é uma guerra pra conseguir marcar, e vc vai perder algumas batalhas.
    Se disser que abre dia 29/Janeiro as 9:00horas, talvez 9:10 não tenha mais vaga. Algumas vezes dura um pouco mais.
    Se você perder essa marcação, só vai poder tentar novamente no mês seguinte, ou se houver alguma desistência.

    É difícil dizer com precisão, porque depende de você estar com tudo certinho e encaixado, preparado, ficar atento no dia que abre o agendamento no consulado, já ter sua conta criada com antecedência, e atuar em poucos minutos.
    Tem que ter um computador, bom acesso à Internet, sem engasgos ou problemas técnicos.
    É possível fazer pelo celular, mas exige engenho e arte, porque não consegue clicar nas caixinhas com facilidade.
    Faça simulações antes pra aprender como funciona.
  • editado January 2020
    @gandalf mesmo se solicitar com.urgencia ??

    Outra coisa meus documentos que tenho q levar tem que estar apostilados todos? Pq o comprovante se endereço que tenho no meu nome é meu plano de operadora de celular, nao tenho de agua ou luz...

    O cartao cidadao tem a opcao de solicitar com.urgencia, eu so preciso do cartao cidadao, do passaporte eu nao preciso, pq mesmo eu indo pra Portugal eu consigo entrar pela imigracao so com.o cartao cidadao.
    Economizo tempo
    Mas muito obrigado pela informacao agradeço
  • @Marlonbernardocosta,
    Para solicitar urgencia voce tem que ter ido ao consulado a primeira vez pelo menos, pedir o CC com urgencia.
    A urgencia so se aplica entre a fase 1 e a fase 2 do CC, e tambem ao passaporte.
    Tem que ter a documentacao pertinente pra solicitar a urgencia (estudo/trabalho tal como no pedido de assento).
    Na pratica a urgencia no consulado nao te ajuda muito, mas pode encolher os prazos em 1 mes.
    Depende muito mais de sua habilidade de conseguir se antecipar e fazer as marcacoes do que da urgencia em si.

    Eu poderia ter pedido urgencia para meu passaporte mas nao fiz. Reduziria de 1 mes pra 1 semana.
    Uma semana depois recebi pelo correio, sem urgencia. Quer dizer, nao teria feito diferenca, talvez 1 ou 2 dias.

    Agora, se voce ja tem o assento e planeja ir a Portugal, voce pode entrar no pais com visto de turista e dentro dos 90 dias solicitar os documentos pessoalmente com urgencia, que eles sairao no mesmo dia.
    Tem que entrar como turista, ter pasagem de ida e volta (round-trip), seguro de viagem, dinheiro suficiente pra sua estadia, e apresentar a copia de seu assento ao oficial do SEF na chegada, explicando que vai solicitar os documentos diretamente.
  • Entendi.. O passaporte não tem necessidade de pedir com urgência, com 1 semana já esta pronto. Obrigado
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado January 2020
    @gandalf, com o assento português não precisa dessas formalidades todas exigidas para turistas. Basta apresentar o passaporte brasileiro e o assento português e falar a verdade, que está indo para tirar os documentos portugueses! Eles não podem impedir um cidadão português de entrar em seu país, a não ser que seja um criminoso condenado e procurado pela Interpol!
  • editado January 2020
    @Liane Alegria,
    É verdade. Isso será somente se já tem aprovação mas não recebeu o assento ainda. Sem assento ainda não é cidadão.
    É sempre recomendável caso entre como turista, seguir as regras de turista. Evita aborrecimentos.

    Afinal a pergunta era sobre o funcionamento do CC no consulado.
    Eu apenas aventei a possibilidade de ele tirar diretamente em Portugal como alternativa, porque ele falou sobre urgência.
    Vamos que a urgência dele é porque quer viajar pra lá e pensa que pra isso precisa ter os documentos já.
  • @gandalf, entendi, Mas, com o assento em mãos, não precisa levar nada que pedem para os turistas. O máximo que vão dizer é "bem vindo a vosso país". O mais importante é falar a verdade, sob quaisquer circunstâncias.
  • Eu tenho o.assento portugues ja em.maos, entao indo com.passagem somente de ida e o assento em maos , e o passaporte brasileiro, entro tranquilo ? Sem precisar provar passagem de volta, estadia, etc que pedem pra turista ???
  • @Marlonbernardocosta, com o assento português, você não entrará como turista, mas como cidadão português, Apresente seu passaporte brasileiro e diga que vai tirar os documentos lá. A propósito, não é obrigatório que o cidadão tenha passaporte, só se precisar viajar fora da Comunidade Européia. O cartão cidadão é o documento mais importante
  • Entendi obrigado.
  • Alguém sabe se o consulado de Belo Horizonte atende residentes de outros estados? Obs: Tenho urgência e possuo documento para comprová-la (carta de entidade empregadora do estrangeiro - proposta de trabalho).
  • @Ulisses Carneiro,
    Clicando no site em Serviços Consulares, eles sempre pedem comprovante de residência.
    Em princípio só fazem se você apresentar um comprovante de endereço local.
    https://www.consuladoportugalbh.org.br/Servicos-Consulares
  • Boa tarde tudo bem, estive no consulado em BH hoje tudo ocorreu dentro do planejado para retirada de CC único imprevisto foi q minha mãe teve o nome alterado de solteira para o casamento e aconteceu q no momento do registro dela em Portugal o escrivão acrescentou o nome de casada mas não retirou o nome dela de solteiro sendo assim ficou uma divergência nos documentos e não puderam emitir o CC de minha mãe pediram para eu enviar um email a registro centrais e pedir para alterar o nome correro q ela usa hoje no Brasil, alguém já passou por isso sabe me dizer se realmente é simples assim, já q o erro aconteceu por parte deles em Portugal, pensei em enviar um e-mail com certidão casamento atualizada onde monstra o nome correto, o q vcs acham.

  • @leonardocouto

    Mandei um email para registros.centrais@irn.mj.pt na quinta feira mas não responderam ainda.

  • @wagnerjesus

    pela minha experiência. Não vão reponder.

    O único caminho que deu certo. No meu caso específico. Foi o passo a passo que eu expliquei. :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.