Dúvida: Um português casado no Brasil com uma brasileira Pode dar entrada no divórcio em Portugal?
Fabiana Ribeiro
Member
Dúvida: Um português casado no Brasil com uma brasileira Pode dar entrada no divórcio em Portugal?
Esse português atualmente reside em Portugal, e a brasileira ex cônjuge também. Querem se divorciar primeiro aqui, e posteriormente homologar o divórcio no Brasil.
Estou perguntando pois outro português nos informou que fez assim com o caso idêntico, mas aqui no fórum só leio casos contrários.
Alguém sabe me informar?
Esse português atualmente reside em Portugal, e a brasileira ex cônjuge também. Querem se divorciar primeiro aqui, e posteriormente homologar o divórcio no Brasil.
Estou perguntando pois outro português nos informou que fez assim com o caso idêntico, mas aqui no fórum só leio casos contrários.
Alguém sabe me informar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sendo assim deve-se proceder ao processo de divórcio no Brasil e posteriormente homogar a decisão em Portugal...
Obviamente existem escritórios tanto em Portugal como no Brasil que trabalham em parceria para poder atender clientes tanto em um País quanto no outro...
@Fabiana...
Esse Português que "fez assim" certamente pode te fornecer as informações necessárias para você fazer igual...
Passando para você inclusive contato do Advogado que o atendeu...
Se for possível fazer como ele diz...Por favor volte aqui para compartilhar conosco ...
1. Salvo o disposto no artigo seguinte, as relações entre os cônjuges são reguladas pela lei nacional comum.
2. Não tendo os cônjuges a mesma nacionalidade, é aplicável a lei da sua residência habitual comum e, na falta desta, a lei do país com o qual a vida familiar se ache mais estreitamente conexa.
Bom, foi assim que entendi. Como vocês interpretaram?
https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2003/p-cc-46-2003-dsj-ct/downloadFile/file/CC46-03DSJ-CT.pdf?nocache=1318602503.81
De qualquer modo...A meu ver...Os interessados terão de contratar um advogado para tratar do divórcio...
Sendo consultado um advogado...Este terá...(Ou deverá ter)...Todas as informações referentes ao Tipo de processo e o local mais adequado para a instauração desse processo dentro das leis vigentes...Proporcionando assim o encaminhamento mais adequado ao caso de seus clientes na intenção de realizarem o referido processo de divórcio...
Obrigada pela contribuição.
Parece então bem mais tranquilo de fazer do que eu imaginava...
Creio que como os interessados vivem legalmente em Portugal...Já sabem que não precisam de advogados e que podem iniciar o processo de divórcio diretamente em uma Conservatória Portuguesa...
Resta apenas..."Correr para o abraço"...Como se diz...
Eu já tive oportunidade de resolver questões sobre processos de Nacionalidade Portuguesa diretamente em balcão de Nacionalidade em Portugal...Questões difíceis que...Estou certo...Jamais conseguiria resolver a distância...
Tendo em vista o relatado por você nessa discussão...Realmente considero que as pessoas mencionadas estão...Digamos..."Com a faca e o queijo na mão"...
Obrigada mais uma vez pela contribuição.
E se alguém quiser compartilhar casos semelhantes aqui, para enriquecer a nossa pesquisa, será de grande ajuda a futuras pesquisas no fórum.