duvidas do ליאור

Ola galera da comu! Bom, resolvi criar vergonha na cara e parar de me aproveitar dos topicos dos outros membros e criar um topico pra minhas duvidas (hehehe demorei eu sei). Deixa eu contar um pouco da minha historia:

A Cibele fez o meu resgate da outra comu (se e q da pra chamar assim aquele lugar) por volta do dia 20/02, e sem brincadeira foi resgate mesmo, teve ate preco, eu estava quase pagando R$ 6000,00 so para iniciar o processo fazendo uma averbacao de casamento que eu nem precisava (meu pai era portugues e foi ele quem declarou meu nascimento). Desde entao tenho acompanhado a comu todos os dias e fazendo um monte de perguntas que sempre foram prontamente respondidas. Pausa para agradecimento: Cibele, nunca terei como te agradecer por tudo o que vc fez pra me ajudar, acho que a melhor forma sera me tornando logo portugues e passar algum חגים em Portugal! Todos os colaboradores desta comu estao de parabens! Lara, nao esqueci de vc nao, tu ajuda e muito especial e tb nao tem preco! Valeu a todos vcs!!

Estou tentando nao matar o portugues, mas meu computador e israelense e e complicado para configurar o teclado toda hora. heheheh

Comentários

• 1 Duvida

1 Duvida
    Bem, como moro em Israel, tive que pedir para um amigo fazer minha Certidao de Inteiro Teor la no Brasil, achei que seria bem mais complicado, mas , na verdade, foi bem simples ate agora. Meu amigo nao precisou de procuracao alguma e nao teve dificuldades no cartorio de Porto Alegre e acertidao fica pronta na proxima semana. Mas enfim, vamos a duvida: o escritorio do MRE de Porto Alegre nao faz legalizacoes entao terei de mandar ou pra Floripa ou pra Brasilia? Acho que o mais certo sera direto em Brasilia, mas queria confirmar com vcs pq sei que tem toda essa historia de "area de cobertura" deles. E tambem queria saber se da pra enviar a certidao para Brazilia por Sedex (assim sera mais seguro de rastrear)? E por fim, mas nao menos importante: ja li em outros topicos que as certidoes agora tem prazo de um ano, certo ne? Pois so poderei ir a Lisboa no segundo semestre, mas nao quero correr o risco de perder a validade dos documentos.

תודה רנה לכולם!! שלום עליכם ובהצלחה (muito obrigado a todos e paz para todos nos e sucesso)

( Pronto Sandra, agora ja ta na comu correta, e o pior e que eu ainda estava procurando por respostas aqui e nao conseguia encontrar o meu topico heheheheheh, desculpa de novo.)
  • uma dica... depois de brasilia.. vc precisara legalizar os doctos no consulado de curitiba.. eles sao otimos.. um dos melhores que tem no brasil.. tudo eh rapidinho.
  • Amigo, não sei o seu nome :)

Pelo que sei pode manda via Sedex para Brasília, sem problemas.

A amiga acima diz que o Consulado de Curitiba é ótimo, com todo o respeito, eu devo ter tido muito azar então. Por que comigo eles abusaram da minha boa vontade.

Uma dica: se não me engano você vai precisar de Sinal público de SC ou PR para legalizar em Curitiba. Se tiver como, legalize no Cartório Volpi em Curitiba, lá é garantido.

Outra questão: não tem consulado em Porto Alegre?

Bos sorte.
  • MILAN...

realmente disse que eh bom..talvez pq va nao conheca o de sp.....
    aquela velha historia...se nao tem o que comer... arroz e feijao..eh o melhor prato do mundo.

pelo que sei.. em porto alegre nao teem... todo pessoal do sul..vai para curitiba..claro...tem que se informar ...
  • Andreia

Foi isso que pensei quando escrevi, talvez o de SP seja péssimo.
  • Milan

O nome dele e ליאור
    Acho que veio pedir Cidadania Arabe. KKKKKKKKK
  • O nome dele eh Lior ! As nossas letrinhas sao tao bonitinhas, tudo em hebraico.

Mudando de assunto e falando em Consulado, eu nao tenho nada a reclamar do Consulado de SP, comigo sempre deu tudo certo por la.
  • Ola Galera

Maestro, cidadania arabe!!! heheheh essa foi muito boa!!! Tenho muitos amigos arabes aqui em Israel, mas assim como nossa super Cibele, eu tambem sou israelense, ela ja colocou como fica meu nome em caracteres latinos ( LIOR ).

Quanto ao Consulado de Pt, tem um sim em Porto Alegre, a pessoa que fez minha certidao de nascimento vai leva-la la pra mim depois que ela retornar do MRE. Por sorte ele mora a tres quadras do consulado, entao sera bem tranquilo.

Mas em relacao a validade da minha certidao pra eu poder dar entrada direto em Lisboa, alguem pode me confirmar se e mesmo de um ano agora?

Valeu a forca!!
  • Sim, a validade é de 1 ano, mas no consulado do Rio, ja me falaram que depois que coloca o selo branco, ela não tem mais prazo de validade, o prazo de 6 meses anterior e 1 ano agora, seria o prazo para que fosse legalizada, depois disso não tem prazo de validade.
  • Sandra

Obrigado Sandra,
    Assim fico mais tranquilo, estava um pouco preocupado pq so poderei ir a Lisboa no segundo semestre. Mas nao terei problemas entao.

Valeu mesmo!
  • [APAGADO]
  • Itamaraty

Meu amigo la no Brasil me perguntou e eu tambem fiquem na duvida: ele pode mandar meus documentos p legalizar em Brasilia mesmo que o nome e o endereco de retorno sejam os dele? O MRE nao implica com isso? Alguem ja passou por essa situacao?
  • Lior,

nao tem problema nao, qualquer um pode mandar legalizar no Itamaraty.
  • Tempo de espera p resposta do Itamaraty

Ola Pessoal!

Minha certidao foi ontem por sedex para o Itamaraty em Brasilia, alguem sabe me dizer quanto tempo leva em media p o retorno?

Valeu!!
  • Lior

acho que atualmente o prazo esta em torno de 1 mes quando feito pelo correio com o Itamaraty de Brasilia.
  • Retorno do Itamaraty

Ola pessoal,

O Itamaraty ja mandou de volta a minha certidao, levou 21 dias extamente, foi mais rapido do q eu imaginava, mas a ansiedade da espera acaba com a gente, e um tal de conferir correio e email 1000 vezes por dia hhehehehe, imaginem qdo eu estiver esperando a resposta da CRC, sera infarto na certa!! heheheh
  • Consulado de Portugal em Porto Alegre

Shalom Chaverim Sheli ( shalom meus amigos )

Alguem ja fez a legalizacao atravez do Consul de Porto Alegre? Sabem se ica pronto na hora ou se tem prazo de entrega. Qqr informacao sera muito bem vinda, quero passar um email bem detalhado p meu amigo q esta fazendo isso tudo por mim la no Brasil. Valeu!!
  • Sandra, Lara, Cibele, todo mundo!!!!

Pessoal, preciso da ajuda de vcs pois acho que na tentativa de agilizar minha situacao, acredito que acabei fazendo uma baita M... Ai vai:
    Fui ao consulado de Pt em Tel Aviv p pedir orientacoes de como pagar/enviar meu processo (eles foram muito prestativos e fizeram de tudo p me ajudar, estao de parabens mesmo). Levei p eles autenticarem a copia do meu RG e o formulario 1C. Eles nao colocaram o selo br nos doc em si. Eles fizeram dois oficios e anexaram aos meus papeis. Dobraram a ponta superior esquerda e grampearam, notei que no espaco dessa dobra eles colocaram o selo br, e no corpo dos oficios esta escrito o seguinte:
    oficio do fromulario 1c: termo de reconhecimento, reconheco a assinatura no doc anexo, feita perante mim pelo proprio do cidado abaixo identificado ( ai seguem os meus dados, assinatura da ch de seccao consular e mais um selo branco);
    oficio da copia da minha rg: certidao de conformidade de fotocopia, nos termos e para os efeitos previstos no decreto XXXX de marco, certifico que a fotocopia anexa foi extraida nesta seccao consular, de documento aqui apresentado e esta conforme o original (novamente assinatura da chefe da seccao consular e selo branco).
    No formulario 1c e na copia do meu rg eles colocaram um carimbo azul e mais uma rubrica da chefe da seccao consular. Eles ainda me orientaram a nao desgrampear os oficios dos resp documentos de forma alguma, pois romperia o selo, aquele da ponta superio esquerda, e tudo perderia a validade. Fiquei com a pulga atraz da orelha, pois sempre achei q o selo branco ia no corpo dos documentos e nao num oficio que os acompanha, tentei encontrar alguma coisa nos topicos, mas nada encontrei. Fiquei foi com mais uma duvida: eu teria que ter reconhecido minha asinatura em cartorio no 1c? E a copia do meu rg teria q ter uma autenticacao do cartorio ou governo no Brasil? E entao, fiz ou nao uma baita M...? Gastei uma grana com isso e agora to com receio de ter sido em vao ja q nao autentiquei nada em cartorio antes e tem esses oficios q nao conheco!
  • Não acredito que vc tenha feito M, a minha filha quando foi no consulado portugues em Londres para autenticar o 1C, tambem anexaram um papel dizendo que reconhecia a assinatura dela e grampearam no formulario, então com certeza o seu esta certo.
  • Sandra

Puxa, que bom, achei diferente, mas nao fiquei tao grilado com isso, afinal foram os proprios funcionarios do consulado que fizeram e eles devem de entender sobre o assunto ( pelo menos mais do que eu neh )
    Mas e qto ao fato de eu nao ter feito a autenticacao do meu rg num cartorio/governo do Brasil? Sera que da problema? Pq eles ja colocaram o selo branco reconhecendo entao p o governo portugues ja vale neh? ( diz que sim!!! )

Valeu Sandra, ja fiquei mais tranquilo
  • O meu formulário 1C eu fiz diretamente no consulado e não reconheci antes a assinatura. Se a assinatura é presencial, nada mais presencial do que vc assinar na frente de uma autoridade portuguesa!
  • Se no consulado eles ja reconheceram tudo e te deram um papel reconhecendo e carimbado, não tem problema.
  • Lior,

fica sossegado, eh isso mesmo, eu tambem mandei minha certidao de casamento para traducao ai no consulado de Portugal em Tel Aviv e eh assim mesmo, uma folha na frente com essa dobra e o selo branco na dobra, e o RG esta ok, eu sem sempre falo, mais importante que tudo eh a autenticacao do consulado, se o Consulado legaliza esta tudo certo.
  • Chegou hj minha certidao vinda do Brasil

Olá Pessoal,

Chegou hj a minha certidão de nascimento vinda do Brasil, eu estava muito preocupado com isso, pois ela saiu do Brasil já tinha mais de 15 dias e nao havia chegado aqui, e isso que eu paguei por remessa expressa, registrada e tudo mais (tinha prazo de 5 dias para a entrega então vcs imaginam minha ansiedade), mas gracas a D-us chegou e está tudo bem certo. Mandarei pelo correio para a CRC, vcs podem confirmar se falta mais alguma coisa por favor? Aí vai minha lista:

Processo de Atribuicão:

1) minha certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida já legalizada pelo Itamary e pelo Consulado de Pt de Porto Alegre;

2) formulário 1C já preenchido e com firma reconhecida presencialmente pelo Consulado de Pt em Tel Aviv;

3) cópia do meu RG também já reconhecido pelo Consulado de Pt em Tel Aviv;

4) certidão narrativa de nascimento do meu pai (ele é português e foi ele quem declarou meu nascimento);

5) cheque internacional ( cheque administrativo ) no valor de 175,00 euro.

O banco vai me dar esse cheque por volta do dia 10 de junho e assim que recebê-lo mando tudo isso por carta registrada para a CRC ( endereco no guia de ajuda ). O fato de só mandar no mês que vem não tem problemas não é verdade? Pergunto pois, após já estar tudo com o selo branco esses documentos todos já não perdem mais o prazo de validade não é mesmo?

E após o envio tenho mais ou menos dois meses de ansiosa espera!! Então escreverei pedindo dicas de como lidar com a ansiedade!!

Então, vcs podem confirmar se está tudo certo?

Valeu pessoal!!!!
  • Está certinho, pode enviar !
  • Tudo enviado em 01/06/2009

Olá Pessoal,

Enviei meu tão esperado envelope para a CRC ontem! A funcionária do correio me disse que chega em no máximo 3 dias, e que posso fazer o rastreamento pelo site do correio israelense. Agora é contagem regressiva no aguardo de algum sinal. Temos de criar um tópico sobre técnicas de relaxamento para usarmos durante essa espera!
    Mas queria saber com vocês o seguinte:

1) Em quanto tempo posso ligar para saber o número do processo?

Muito obrigado!!
  • Acho que de 10 a 15 dias depois que seus documentos chegarem la...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.