Feliz Natal
Liane Alegria
Member
Gostaria de desejar um Feliz Natal e um 2020 fabuloso para todos os integrantes deste Fórum e suas famílias!
Menciono, em especial, o @Vlad Pen, @Kleber, @Daniel Henriques, @Nilton Hessel, @ JCCS, @Mtrin, @gandalf, sem a ajuda dos quais seria impossível, a muitos, o êxito em seus processos!
Que 2020 chegue pleno de vitórias, conquistas e muitos registros, realizando o sonho daqueles que, muito além da sonhada nacionalidade portuguesa, conseguem resgatar suas raízes! É gratificante achar ancestrais, imaginar como eram suas vidas. São nosso passado, assim como seremos, também, um dia, para nossos descendentes.
Tudo de melhor para todos!!
Muito obrigada!
Menciono, em especial, o @Vlad Pen, @Kleber, @Daniel Henriques, @Nilton Hessel, @ JCCS, @Mtrin, @gandalf, sem a ajuda dos quais seria impossível, a muitos, o êxito em seus processos!
Que 2020 chegue pleno de vitórias, conquistas e muitos registros, realizando o sonho daqueles que, muito além da sonhada nacionalidade portuguesa, conseguem resgatar suas raízes! É gratificante achar ancestrais, imaginar como eram suas vidas. São nosso passado, assim como seremos, também, um dia, para nossos descendentes.
Tudo de melhor para todos!!
Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
E que 2020 seja repleto de saúde e prosperidade...
@Liane Alegria...
Nesse Ano em que não pude ir a Portugal...O que você escreveu me fez recordar as longas caminhadas que costumo fazer pelos bairros tradicionais quando lá estou...
Aquelas ruas centenárias onde dobrando uma esquina nos deparamos com roupas penduradas a secar de um modo...Digamos "Peculiar"...
Certamente de modo muito parecido áquilo que meus Avós faziam há 100 Anos ...
E ao fundo...Claro...Se ouve um "Fado"...
São "Saudades" de Portugal...
: )
Esse sentimento de resgatar o passado e encontrar as raízes é muito gratificante. Eu, que estou ansioso planejando minha primeira visita a Portugal, estou sentindo exatamente isso. Pena que quando somos mais novos e ainda temos os familiares mais velhos conosco, em geral, não nos interessamos tanto pelo nosso passado. Só quando não temos mais a quem perguntar sobre nossos antepassados, pois os mais antigos já partiram, desenvolvemos esse interesse.
Tentar compreender como foi a vida dessas pessoas, imaginar as lutas que travaram, as dificuldades que tiveram, é muito gratificante!
Já li alguns processos da Santa Inquisição e confesso que quase chorei de rir!! Acredita que ouviram 32 testemunhas para tentar descobrir, em vão, quem havia esfaqueado uma hóstia, que foi encontrada partida ao meio em uma igreja?? Esse caso foi demais, óbvio que ninguém sabia de nada!
No geneall, site de genealogia, achei um primo distante, PhD em Genealogia, morando na Califórnia, que me ajudou bastante!!
O engraçado é que o sobrenome do meu avô deveria ser "Espírito Santo Vasconcellos", mas ele adotou, como sobrenome, quando veio para o Brasil, seu segundo pré-nome! João d'Alegria tornou-se João Alegria!!!
Tudo isso é muito interessante, cheguei a pensar em escrever um livro, dando vida aos personagens que venho encontrando! Quem sabe, um dia?
Obrigada pela lembrança, espero que tenha tipo um ótimo Natal!
Quanto as minhas pesquisas pessoais, já achei todos os bisas portugueses, no meu caso são 6.
2 são de Aveiro, 2 de Poços de Ferreira e 2 de Vila Real. Como são muitos alguns na estão bem mais adiantados, descobri que o de Paços de Ferreira tinha um irmão gêmeo. E várias outras estórias. Fiquei meio que viciada nessas pesquisas. Estou pesquisando o início de 1800, ainda estou longe de 1600, um dia chego lá. Boa sorte a todos e um Feliz ano Novo.
Um fabuloso Ano Novo para você!