TRASCRIÇÃO DE CASAMENTO EM PORTUGAL
Qual o procedimento para transcrever casamento em Portugal entre brasileiros, sendo que meu marido (com nacionalidade portuguesa) está em Portugal e eu no Brasil?
Esta discussão está fechada.
Comentários
Não tem diferença na documentação.
Só um detalhe, não é "transcrever casamento em Portugal entre brasileiros", seu marido é português. Se nenhum dos dois possuísse nacionalidade portuguesa o pedido da transcrição nem seria aceito.
Adquiri a nacionalidade portuguesa e preciso transcrever meu casamento celebrado no Brasil com brasileiro.
1- Estamos em Portugal, existe algum órgão que possa emitir os documentos brasileiros necessários (certidão de nascimento e casamento) para a transcrição em Portugal ou terei que solicitar tudo diretamente no Brasil?
2- E necessário o RG do requerente, no caso de eu ser portuguesa posso enviar a copia do cartão cidadão ou tem que ser um documento oficial do meu marido brasileiro?
No lugar do RG pode apresentar o cartão cidadão, se você for a requerente
1 - Documentos devem ser solicitados diretamente no Cartório Brasileiro que detém os Registros...
2 - Envie cópia certificada do seu documento...(RG ou CC)...Ou de seu marido...(RG)...
@Nilton,
2 - cópia certificada seria uma cópia do RG com certificado consular? No caso do CC pode ser cópia simples?
PORTUGAL 》》Cópia Certificada...
=
BRASIL 》》 Cópia Autenticada
Então @Andreia...
Na teoria não haveria necessidade de Autenticar/Certificar cópia do CC pois em se tratando de documento Português basta eles acessarem o sistema de informação para localizar e confirmar seus dados...
Mas essa confirmação eu deixo para alguém que possa te orientar com certeza...
Você sabe @Liane...?
Pensando bem @Andreia...Se você for dar entrada diretamente em um balcão de atendimento em Portugal...Provavelmente não precisará Autenticar/Certificar nada pois eles costumam fazer as cópias dos documentos no ato e isso já é suficiente...
Dando entrada lá, basta apresentar o original.
Em julho vou a Portugal. Posso fazer transcrever o meu casamento diretamente lá? Eu e a minha esposa somos portugueses e nos casamos no Brasil. Se sim, como proceder?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1