Nacionalidade de sócio brasileiro em empresa portuguesa

Olá para todos!!!

Trago aqui uma questão para a qual não encontrei resposta nas pesquisas que fiz. A situação é a seguinte: eu já sou cidadão português (graças as inúmeras ajudas que tive de pessoas abençoadas aqui desse forum). Pretendo emigrar para Portugal e abrir uma empresa lá com um sócio Brasileiro que poderá viver com visto D2. As dúvidas são quanto a ele:

1 ª - Ele poderá fazer o agrupamento familiar para esposa e filhos (maiores de 18 anos)?

2ª - Pelo que li, é concedida a autorização para morar 1 ano, depois 2 anos e depois mais 2 anos. Após esses 5 anos ele pode entrar com o pedido de nacionalidade que geralmente é concedida. É isso mesmo?

3ª - Após os 5 anos, a esposa e filhos poderão entrar com o pedido de nacionalidade?

4ª - Esposa e filhos poderão estudar e trabalhar lá durante o visto D2?

5ª - Existe algum limite mínimo de tempo (dias ou meses) que ele precisa residir em Portugal durante os vistos para ter direito a solicitar a nacionalidade?

6ª - Qual o tipo de nacionalidade é concedia? Aquisição ou atribuição?

Agradeço muito se puderem, me informem as leis para que eu possa estudar o assunto e gerar um plano de emigração bem coordenado.

Desde já, muito obrigado a todos!

Alexandre.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.