Nacionalidade de sócio brasileiro em empresa portuguesa
Alexandre Lima
Member
Olá para todos!!!
Trago aqui uma questão para a qual não encontrei resposta nas pesquisas que fiz. A situação é a seguinte: eu já sou cidadão português (graças as inúmeras ajudas que tive de pessoas abençoadas aqui desse forum). Pretendo emigrar para Portugal e abrir uma empresa lá com um sócio Brasileiro que poderá viver com visto D2. As dúvidas são quanto a ele:
1 ª - Ele poderá fazer o agrupamento familiar para esposa e filhos (maiores de 18 anos)?
2ª - Pelo que li, é concedida a autorização para morar 1 ano, depois 2 anos e depois mais 2 anos. Após esses 5 anos ele pode entrar com o pedido de nacionalidade que geralmente é concedida. É isso mesmo?
3ª - Após os 5 anos, a esposa e filhos poderão entrar com o pedido de nacionalidade?
4ª - Esposa e filhos poderão estudar e trabalhar lá durante o visto D2?
5ª - Existe algum limite mínimo de tempo (dias ou meses) que ele precisa residir em Portugal durante os vistos para ter direito a solicitar a nacionalidade?
6ª - Qual o tipo de nacionalidade é concedia? Aquisição ou atribuição?
Agradeço muito se puderem, me informem as leis para que eu possa estudar o assunto e gerar um plano de emigração bem coordenado.
Desde já, muito obrigado a todos!
Alexandre.
Trago aqui uma questão para a qual não encontrei resposta nas pesquisas que fiz. A situação é a seguinte: eu já sou cidadão português (graças as inúmeras ajudas que tive de pessoas abençoadas aqui desse forum). Pretendo emigrar para Portugal e abrir uma empresa lá com um sócio Brasileiro que poderá viver com visto D2. As dúvidas são quanto a ele:
1 ª - Ele poderá fazer o agrupamento familiar para esposa e filhos (maiores de 18 anos)?
2ª - Pelo que li, é concedida a autorização para morar 1 ano, depois 2 anos e depois mais 2 anos. Após esses 5 anos ele pode entrar com o pedido de nacionalidade que geralmente é concedida. É isso mesmo?
3ª - Após os 5 anos, a esposa e filhos poderão entrar com o pedido de nacionalidade?
4ª - Esposa e filhos poderão estudar e trabalhar lá durante o visto D2?
5ª - Existe algum limite mínimo de tempo (dias ou meses) que ele precisa residir em Portugal durante os vistos para ter direito a solicitar a nacionalidade?
6ª - Qual o tipo de nacionalidade é concedia? Aquisição ou atribuição?
Agradeço muito se puderem, me informem as leis para que eu possa estudar o assunto e gerar um plano de emigração bem coordenado.
Desde já, muito obrigado a todos!
Alexandre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1-Este visto permite ao seu titular, e respectivo agregado familiar, a entrada em território português a fim de solicitar a subsequente Autorização de Residência.
2- O pedido de nacionalidade é concedido após 5 anos de moradia legal (tanto para esposa como para filhos maiores e menores)
3-sim
4-sim
5-5 anos de morada legal;
6-Aquisição
Quanto ao item 5. Basta terem um imóvel alugado no nome deles? A minha preocupação é que vamos ter que os alternar entre Brasil e Portugal. Isso pode dar algum problema para ele?
Onde eu acho essa lei?
Muito obrigado Vlad!!!
Muito obrigado!!!!
Fica para quem precisar:
https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Reside-legalmente-em-Portugal-ha-pelo-menos-6-anos
https://www.dn.pt/pais/filhos-de-imigrantes-ha-dois-anos-em-portugal-podem-obter-nacionalidade-automatica-9553992.html.
Olá, @Alexandre Lima @Vlad Pen ! Como vão? Tenho uma dúvida semelhante... Meu cunhado é espanhol, mas sua esposa é brasileira. Ele tem interesse em ser sócio numa empresa em Portugal, mas tem dúvidas em relação à documentação da esposa. Nesse caso ela poderia ir com o D2 e lá solicitar a autorização de residência ou ela teria mais facilidade por ser casada com um nacional espanhol?
Obrigado!
Franklin