Impostos

Eu sei que as pessoas que mudam para fora do Brasil precisam fazer a declaração de saída definitiva para não ter problemas com o imposto de renda. Quando um português imigra, é necessário fazer alguma coisa parecida lá em Portugal?

Comentários

• Outra pergunta:

Alguém sabe o que acontece com a minha conta bancária no Brasil quando estiver morando fora? Se eu estiver morando no Reino Unido e fizer algum trabalho freelance para clientes brasileiros (no meu caso, traduções), eu tenho que pagar algum imposto sobre esse dinheiro lá? Estou peguntando isso porque, se não me engano, não pagaria nenhum imposto no Brasil, já que teria declarado minha saída permanente.
  • Mattheus

Ao se mudar para outro pais, seus docs brasileiros nao sao cancelados, ou seja, seu CPF continua valido e vc pode manter normalmente uma conta bancaria e outros bens no Brasil. Ano passado a Receita acabou com a declaracao de isento (que era a forma utilizada para manter o CPF ativo), entao nao sei como eles vao fazer agora com relacao aos CPF's.

Com relacao a declaracao de saida definitiva, eu fiz a minha, foi bem facinho de fazer, tudo pela internet. Mas mesmo que vc nao faca, apos 1 ano morando no exterior vc automaticamente eh considerado nao-residente no Brasil e deixa de ser obrigado a pagar imposto no Brasil (isso se vc ja nao era isento). Fazer a declaracao apenas evita a bitributacao nos 12 primeiros meses, ou seja, evita que vc tenha que pagar imposto de renda no Brasil e tb no novo pais de residencia. Essa declaracao eh mais importante de se fazer quando vc ja sai do Brasil com emprego ou sabe que vai trabalhar em outro pais nos proximos 12 meses.

Ah sim, e se vc vai fazer traducoes esporadicas, sua renda provavelmente vai se encaixar na categoria de isentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.