preciso de ajuda ...

Olá galera ...
Bom ...deixa eu começar me desculpando, por escrever alguma pergunta que pode parecer bobagem mas tenhos algumas dúvidas que preciso esclarecer..então lá vai..rss
Sou filho de pai português, já falecido que é uma pena, mas a vida continua...então
eu quero ter a minha cidadania portuguesa e fui orientado d que precisava ter em mãos a certidão de nascimento do meu pai (já a tenho), e um outro que tem a ver com atestado deantecedentes criminal que é aí que começam os meus problemas...
realmente não sei onde posso ter isso ...?
e quando estiver com estes documentos o que mais devo fazer ?
e também alguém saberia me dizer c é melhor contratar um advogado para poder agilizar este processo ou quemsabe até uma dessas agencias de viagem ...(aí caramba que medo de estar falando alguma bobagem ...rss)??/
é bom ...acho que com as respostaspra essas perguntas eu já sei o que fazer ...
muito obrigado a quem ter a paciencia de me responder....rss

Comentários

• ....Keep Walking

nao tenha medo de falar bobagens, o Maestro esta sempre dizendo a velha frase do Chacrinha " quem nao se comunica se trumbica ", e nao precisa dizer mais nada.

Se seu pai foi o declarante do seu nascimento, seu caso eh o mais facil, esquece advogados, agencia de viagem, despachante, etc, bobagem, faca voce mesmo e pode ser enviada a documentacao pelo correio direto pra CRC em Lisboa.

Os documentos que voce vai precisar:

1. SUA CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR COM FIRMA RECONHECIDA LEGALIZADA NO ITAMARATY E CONSULADO.
    2. COPIA AUTENTICADA DO SEU RG LEGALIZADA NO CONSULADO.
    3. FORMULARIO 1C PREENCHIDO ASSINADO EM CARTORIO E LEGALIZADO NO CONSULADO.
    4. CERTIDAO DE NASCIMENTO PORTUGUESA DO SEU PAI.

Diga de onde voce eh do Brasil pra te orientar com as legalizacoes.

Com todos esses documentos em maos eh soh enviar para a CRC, o custo do processo de atribuicao eh de 175 euros, voce paga no correio atraves de vale postal.

Mas depois te orientamos como enviar certinho.
  • ô Keep Walking....

acho que vc veio parar na comunidade certa, o pessoal aqui vai te salvar e te colocar no caminho correto, fica tranqüilo!!

Seu processo é o mais fácil de todos!! Foi seu pai que declarou seu nascimento? (vc vê isso na sua certidão de nascimento).

Esquece antecedentes criminais, isso é para outro tipo de processo.

Vc só vai precisar de:

- sua certidão de nascimento de inteiro teor, legalizada no Itamaraty e no consulado
    - cópia auntenticada do seu RG ou passaporte brasileiro, legalizada no consulado
    - formulário 1C preenchido e assinado presencialmente, legalizado no consulado

Só isso, meu amigo. Os dados de registro do seu pai vc já tem, é só anotar no formulário. Quando estiver com todos os docs em mãos, vc manda tudo direto pra CRC (Conservatória dos Registos Centrais) em Lisboa, por sedex mundi. Vc manda junto um vale postal no valor de 175 euros. Esse vale vc faz no correio.

Vá fazendo tudo por partes e qq dúvida coloque aqui!! Rapidinho vc será portuga!!
  • AHHHHHHHHHH CIBELEEEEEEE

kkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Por falta de uma, duas !

Meus plantoes estao acabando, rsrsrs, vou entrar de ferias . . .
  • Cibele ס'בל פחה

Olá ....obrigado a todos..vcs já estam me ajundo e muito ...só estou lendo os comentarios hoje e me animou ainda mais, vou inicia com os papeis ...e como vc havia me perguntado...estou em mogi das cruzes, sp e agora tenho mais uma duvida ... caramba ..rs rs mais umas na verdade ...mas vamos passo a passo ...
    é ... como faço pra autenticar todos esses documentos no Itamarati ??/
    valeu !!!!
  • Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
    Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
    ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
    Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
    São Paulo, SP
    CEP 04571-010
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal
    Nao tem custo para legalizar no Itamaraty
  • Keep Walking

o único documento que vc precisa mandar pro Itamaraty é sua certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida.
  • já vai olhando o formulário 1C

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf
    imprima colorido e preencha. Depois vá a um cartório e assine presencialmente. Vão colocar um selo de firma reconhecida por autenticidade. No cartório, tire tb uma cópia autentica de seu RG ou passaporte brasileiro.
    Comece com essa a parte de cartório. E vá perguntando se surgirem dúvidas!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.