nao mudou nada nao, 120 euros eh para o processo de naturalizacao de menor. Para atribuicao de nacionalidade, o processo continua sendo gratuito para menores de idade.
- quem se torna portugues por atribuicao, pode transmitir a nacionalidade para os filhos maiores e menores a qq tempo. O processo eh gratuito.
- quem se torna portugues por naturalizacao/aquisicao, pode transmitir a nacionalidade por atribuicao para filhos que nascerem depois da naturalizacao. Para filhos nascidos antes da naturalizacao, so eh possivel transmitir a nacionalidade atraves de processo de naturalizacao, no qual eh preciso comprovar vinculos efetivos com Portugal. E o custo do processo eh de 120 euros.
Bom eu sou portugues de horigem e no registro civil fui informado q a taxa era de 120 euros para da entrada no pedido de meu filho, ligues p o cnai e expliguei q eu era tuca de horigem e me derão o mesmo valor, para ambos os proceso, agora espero q vc esteja certo, depois eu lhe confirmo.
Fico muito grato a vcs todos, mais uma vez fui perguntar, e me deram a mesma resposta, no entanto e desculpa foi q as crianças nascida aki em portugal ñ paga e as crianças nascida no extrangeiro pagam 120 euros, no meu caso o meu filho nascel no brasil, no entanto vale o q esta escrito vou imprimir o q esta no irn e levar, quero ver qual vai ser a desculpa deta verz.....rsrsrs
eles nao podem se naturalizar de forma direta como netos de portugues, nesse caso, a naturalizacao eh somente para maiores de idade. Vai ter que ser por atribuicao !
Aquisição da Nacionalidade - 2.1.8 -Aos indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta (avô ou avó) de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, desde que sejam maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, conheçam suficientemente a língua portuguesa e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa.
Eu sou portugues por atribuição, com direito até certidão de nascimento, é que aqui agora esta uma loucura as concervatórias de registro civil, tão com dificuldade de fazer corretamente os processo direto no irn, o meu processo de averbamento de casamento esta travado, pôs a funcinaria ñ esta sabendo como operar o sistema. Eu vou agendar no cnai pelomenos la tem um funcionario dos registro centrais.
Comentários
nao mudou nada nao, 120 euros eh para o processo de naturalizacao de menor. Para atribuicao de nacionalidade, o processo continua sendo gratuito para menores de idade.
- quem se torna portugues por atribuicao, pode transmitir a nacionalidade para os filhos maiores e menores a qq tempo. O processo eh gratuito.
- quem se torna portugues por naturalizacao/aquisicao, pode transmitir a nacionalidade por atribuicao para filhos que nascerem depois da naturalizacao. Para filhos nascidos antes da naturalizacao, so eh possivel transmitir a nacionalidade atraves de processo de naturalizacao, no qual eh preciso comprovar vinculos efetivos com Portugal. E o custo do processo eh de 120 euros.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.as
Acho que eles devem ter se confundido. Diga que vc quer fazer a ATRIBUICAO de nacionalidade de seu filho, acho que eh mais facil do que explicar que vc eh "portugues de origem". De qq forma, vc ta em Lisboa, ta bem facil de resolver essa parada pessoalmente mesmo! rsss
Nada mudou aqui:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_
" quem se torna portugues por atribuicao, pode transmitir a nacionalidade para os filhos maiores e menores a qq tempo. O processo eh gratuito."
Gratuito para menores, para maiores custa 175 euros.
Alexandre,
certamente nao entenderam a sua pergunta, a lingua portuguesa tem dessas coisas.....
tem 3 semanas que estive ai em PT e dei entrada na nacionalidade dos meus filhos, ambos nao nasceram em PT e nao paguei nada por isso.
Voce eh portugues naturalizado ( neto de portugues ) ou fez seu processo por atribuicao ( filho de portugues ) ?
eles nao podem se naturalizar de forma direta como netos de portugues, nesse caso, a naturalizacao eh somente para maiores de idade. Vai ter que ser por atribuicao !
Aquisição da Nacionalidade - 2.1.8 -Aos indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta (avô ou avó) de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, desde que sejam maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, conheçam suficientemente a língua portuguesa e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa.
Dei ontem entrada no pedido dos meus filhos menores por atribuicao. Nao tem custo algum.
5 contra 1, era de se esperar ! rsrsr
Se a mocinha da Conservatoria "nao quer entender" que o processo eh gratuito, muda de Conservatoria.
vc obteve como sua nacionalidade? a partir de seu pai/mae ou partir de seu avo/avo?