Formulario 1C - Consulado SP
Pessoal,
Em poucos dias estarei mandando os docs via correio (menos um proce$o pra conta urubotica) para a CRC em Portugal.
Apos legalizar as certidoes no Itamaraty, tenho que enviar os documentos + o formulario 1C para o consulado valida-los.
O consulado me informou que tennho que mandar via correio, pois esta validacao de docs nao eh feita pessoalmente. Ate ai tudo bem, mas e a respeito do formulario 1C? Poderia eu, mandar o formulario com firma reconhecida em cartorio para o consulado em SP junto com os outros docs para o consulado validar?
Ou eles exigem que o requerente va la assinar o formulario pessoalmente MESMO que o processo nao seja aberto via consulado e sim via CRC? E se exigem a presenca, eh so ir diretamente la, sem agendar horario?
Em poucos dias estarei mandando os docs via correio (menos um proce$o pra conta urubotica) para a CRC em Portugal.
Apos legalizar as certidoes no Itamaraty, tenho que enviar os documentos + o formulario 1C para o consulado valida-los.
O consulado me informou que tennho que mandar via correio, pois esta validacao de docs nao eh feita pessoalmente. Ate ai tudo bem, mas e a respeito do formulario 1C? Poderia eu, mandar o formulario com firma reconhecida em cartorio para o consulado em SP junto com os outros docs para o consulado validar?
Ou eles exigem que o requerente va la assinar o formulario pessoalmente MESMO que o processo nao seja aberto via consulado e sim via CRC? E se exigem a presenca, eh so ir diretamente la, sem agendar horario?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Depois é só enviar para o consulado legalizar.
vc vai comecar com a atribuicao de seu avo, ne? Nao esquece que precisa mandar tb uma copia do RG dele tb, autenticada em cartorio e legalizada no consulado.
E eh como o Serginho falou, em SP nao se faz nada pessoalmente, as legalizacoes sao todas pelo correio mesmo, incluindo o formulario 1C que seu avo deve assinar em cartorio.
Sim, é atribuição e eu estou enviando o RG e a certidão de nascimento de inteiro teor dele para o Itamaraty e depois enviarei tudo para o consulado em SP.
O problema é que eu tinha reconhecido firma por semelhança (do formulário 1C), mas não vai ter jeito, vou ter que tirar meu velhinho de casa para ir ao cartório, hehehe... ele não acha muito bom, masssss
Pelo menos assim é menos pior do que fazê-lo ir ao consulado, pois ele não mora na capital.
PS.: Uma pessoa do consulado me informou numa convicção que ele teria que ir assinar pessoalmente, mesmo que fizesse a atribuição via CRC. Já outra, me informou que poderia reconhecer firma em cartório e mandar via correio pro consulado, mas não frisou a necessidade do o reconhecimento por autenticidade e não por semelhança.
Valeu gente!
No requerimento 1C, a para reconhecer a assinatura, tem que ser SEMPRE, por autenticidade, por semelhança não aceitam e para o Itamaraty, voce so manda a certidão de nascimento, a xerox do RG não precisa.
Hoje meu avo foi ao cartorio e nao quiseram reconhecer firma da assinatura sem que o formulario estivesse todo preenchido. Eu particularmente achei um exagero, mas enfim...
Preenchi o formulario todo "pelo telefone" e amanha o bom velhinho retornara ao cartorio pra fazer o reconhecimento da assinatura.
Entao, acho bom vc preencher o maximo de informacoes possiveis (menos as da certidao, pois vc ainda nao as tem). Se o cartorario "encrespar" vc tenta dar uma argumentada, mas se eu fosse vc eu tentaria.
obrigado
Sim.... afinal os funcionaios la sao portugueses !!
Fernando, vc conseguiu autenticar o formulário sem o quadro 2? Chegou a certidão do seu avô?
soh como parametro, pelo Portal leva em media 15 a 20 dias para chegar, o Arquivo enviou registrado ?
então, como vc vai dar entrada pessoalmente no seu processo, não precisa, leve apenas uma cópia simples do seu passaporte, vc vai ter que mostrar o passaporte original na hora em que for assinar seu formulário lá no CNAI.
os demais docs precisam estar autenticados/legalizados: sua certidão de nascimento de inteiro teor e para a transcrição do casamento de seus pais: certidão de casamento e certidão de nascimento de inteiro teor de seu pai. Essa parte tb já tá certinha? As certidões de nascimento precisam ser legalizadas no Itamararty e consulado, a de casamento só no consulado.