Transcrição de casamento sem certidão

Minha mãe está com o processo de nacionalidade por atribuição rolando através do ACP.

Depois de conseguido, ela teria que averbar o casamento (e no caso, também o óbito do meu pai brasileiro, pois ela é viúva e meu pai foi o declarante de meu nascimento) para eu entrar com o processo por atribuição.

Minha dúvida é que meu pai nunca guardou uma cópia de sua certidão de nascimento e seus documentos não vem escrito nada relativo, só sabemos a cidade da Bahia onde ele nasceu. Teria como fazer a transcrição sem essa certidão de nascimento, através de algum processo? Sabem qual CRC pode me ajudar com isso?

Obrigado

Comentários

  • Fábio,

               seu pai não tinha Carteira de Identidade? Vc não sabe a data de nascimento do seu pai? Na cidade em que ele nasceu tem muitos cartórios do registro civil?  

  • Ele tinha carteira de identidade sim, mas como ele morreu a muito tempo, naquela época não constava como consta nas de hoje em dia
  • Mas eu sei a data de nascimento dele sim, até porque consta na certidão de casamento e óbito dele
  • Mas então, vc sabe o município? Vi no seu perfil q vc é do Rio, seu pai tinha carteira de motorista? do Rio?

  • Eu não tinha muitos documentos do meu Bisavô.Mesmo caso seu, Fabio. Sabendo a cidade onde ele nasceu vc pode enviar e-mail para os cartórios com o nome completo e data de nascimento dele, perguntando se a certidão está lá.

    Quando achar a certidão de nascimento, pergunte se já está averbado o casamento dele. Se não estiver, é só entrar em contato com o cartório onde ele se casou e pedir pra notificarem o cartório onde ele nasceu.
  • Eu descobri onde é o cartório, na cidade onde ele nasceu só existe um de Registro Civil, mas sem eu saber o livro e folha, a mulher de lá não está querendo procurar... Vou ter que ficar tentando convencer ela, pelo visto

    E não, ele não tinha carteira de motorista daqui não
  • Fabio,

    Espero que seu pai tenha sido registrado em data proxima a de nascimento para que a busca seja mais facil.

    Siga o conselho acima de verificar se o casamento foi averbado no registro de nascimento para somente DEPOIS pedir a certidao dele. Assim evita mais gastos.

  • Obrigado, estou vendo isso.

    Outra pergunta, se o cidadão português tem o casamento transcrito com um brasileiro, mas, apesar de viúvo, não for pedido a averbação, e o filho desse cidadão pedir a nacionalidade, pode dar algum problema ou não tem como ele saberem que a pessoa é viuva a menos que a pessoa fale?
  • Olá Fabio,

     Para fins de nacionalidade, ao transcrever o casamento do seu pai e da sua mãe, após a conclusão do processo de nacionalidade dela no ACP, não precisará transcrever o óbito do seu pai, basta o casamento deles, mas,  se a sua mãe quiser tirar os documentos portugueses dela, com o estado civil correto, terá que fazer a devida transcrição de óbito.


  • é, eu imaginei...

    Na hora de fazer o Vale Postal, como remetente eu coloco o ACP com endereço e tal... Mas e CNPJ, essas coisas? Eu vi que tem lugar pra isso no sistema deles
  • No vale internacional não precisa de CNPJ só o nacional e lembrando que o seu processo não poderá ser enviado para o ACP, apenas para Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa ou para o consulado que atue na sua área de residência. 
  • Pois é, isso eu sei, o Sr Mario já me informou isso... Mas ao fazer a minha, poderei pagar no cartão de crédito

    Ultima pergunta, creio! HAUHAUHA
    Vi agora que na certidão de nascimento da minha mãe não há nada falando sobre estado civil e/ou averbação do casamento (lembrando que ela é viúva), porém eu já autentiquei e legalizei até o final... Alguém sabe se pode dar problema? O ACP já tinha me pedido uma cópia simples da certidão de casamento da minha mãe, por conta da mudança do nome, será que mandando uma cópia legalizada seria mais garantido/resolveria esse problema?
  • Essa certidão é para o processo de nacionalidade da sua mãe que você ainda vai mandar para o Arquivo Central do Porto?  Acredito que não tenha problema até porque são processos diferentes, nacionalidade é uma coisa e a transcrição de casamento é outra. Mas o mais sensato é perguntar isso diretamente ao Sr Mário, afinal, é ele que vai analisar o processo dela por lá, o que ele disser deverá ser seguido. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.