a carta de condução portuguesa á valida no brasil por quanto tempo?

tenho a nacionalidade portuguesa e transferi minha carta de condução brasileira para portugal. se voltar para o brasil esta carta de condução portuguesa será válida lá no brasil por quanto tempo? minha questão é: voltando ao brasil devo novamente transferir minha carta de condução para lá ou renovar no consulado de portugal no brasil minha carta de condução portuguesa? me ajude se puder @vlad

Comentários

  • @Evandro se voltar para o Brasil terá que solicitar uma nova CNH brasileira.A sua carta Portuguesa terá validade apenas por 180 dias.
  • @Vlad Pen, uma ultima questão. posso manter as duas ativas ou os governos se falam e tenho de manter apenas uma válida?
  • @Evandro não vou saber te responder.
  • @Vlad Pen @Evandro, não sei como é com a carta portuguesa, mas minha filha tem licença para dirigir americana e carteira de motorista no Brasil. Não faz sentido ser proibido ter duas ou mais carteiras ativas!
  • @Liane Alegria, no caso de Portugal e Brasil, a carta tem de ser trocada. Quando alguém vem do Brasil, a pessoa troca sua carta brasileira pela portuguesa. Ao entregar a carta brasileira, ela é enviada de volta ao Brasil. Ao retornar ao Brasil, acontece a mesma coisa.
    Não sei como a regulamentação brasileira dispõe sobre prazos e requisitos.

    Existe uma forma de tirar a carta portuguesa sem entregar a carta brasileira: basta realizar todos os procedimentos aqui como se fosse tirar uma carta, ou seja, é necessário pagar algo como 700€ de encargos e fazer os exames teóricos e práticos.

    Não sei como funciona nos Estados Unidos, mas pelo seu relato, presumo que tem de se fazer algum exame ou alguma coisa para poder ter a licença para dirigir, e não deve ser necessário entregar a carta brasileira para poder usufruir da americana.
    São procedimentos diferentes
  • @caiodib, sim, nos Estados Unidos tem que fazer os exames teórico e prático. Mas, salvo engano, não custa mais de 30 dólares. Deve ser por este motivo que não tenha que entregar a carteira brasileira! Obrigada pelos esclarecimentos!
  • quando tirei a carta portuguesa tive que entregar a brasileira. entreguei. voltei ao brasil e simplesmente solicitei segunda via da carta brasileira e consegui sem problemas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.