Processo para Atribuir Mãe e Filho

Boa tarde prezados,

Estou com um dilema para resolver a questão de cidadania da minha familia, tive lendo diversos casos porem ainda estou confuso...vou esclarecer aqui para que alguém possa me ajudar da melhor forma:

- 1º Sou neto de português, já encontramos o assento e no momento estou aguardando o envio da certidão de assento pelo Arquivo Distrital - etapa ok;
- 2º Minha mãe está viva e irei iniciar o processo dela, já estou com a certidão de nascimento dela que consta o nome de solteira e solicitei ao cartório onde casou a de Casamento, porém o nome dela mudou ( obs: estive no perguntando no cartório de casamento sobre as certidões de ambos, porem o escrevente me informou que não existem mais em pasta devido a data do casamento - 1954);
- 3º Não estamos encontrando a certidão de nascimento do meu pai nos cartórios onde ele possivelmente tenha sido registrado ( Nazaré BA ou Salvador BA) e fui informado que preciso disso para incluir nos processos, devido ele ter vindo para o RJ com 14 anos na época e ele ter nascido em 1925, por este motivo os cartórios não devem ter o registro;
- 4º Foi declarante da minha certidão de nascimento o PAI, porém tenho nome dos meus avós maternos(inclusive o meu avô português) e paternos na certidão


Com base nestas infos minhas duvidas são:

a) Minha mãe mudou de nome ao se casar, somente apresentando cópia da certidão de casamento autenticada ela poderá dar entrada no processo de cidadania com nome atual?
b) Para o processo de Transcrição de Casamento, preciso obrigatoriamente da certidão de nascimento do meu pai ? Via consulado verifiquei que sim, mas existe alguma ACP que ainda não peça? Pois estou fazendo uma nova busca pela certidão porém em caso de não encontrar preciso avaliar uma nova alternativa.
c) Como meu pai poderá ter direito a cidadania por casamento com nacional portuguesa após minha mãe receber a cidadania dela por atribuição sem o documento de nascimento dele?
d) Caso não consigamos a Aquisição para meu pai por ser casado com a nacional português, eu ficarei impedido de ter minha cidadania por ter sido ele-meu pai o declarante da minha certidão de nascimento?



Obrigado e perdoem-me pelo texto enorme, mas tentei ilustrar da melhor forma meu caso com todas infos possíveis para evitar muitas perguntas no topico.

Att,
Fabio Senna

Comentários

  • editado September 2019
    @Fabsena

    a) precisa ser a certidão de casamento de inteiro teor original para comprovação da mudança de nome
    b)precisa..vai ter q achar ou as conservatórias nao aceitarão fazer o processo de transcrição.
    c)terá q fazer a transcrição de casamento
    d)a sua nacionalidade independe do seu pai obter a dele ou nao, mas a transcrição de casamento é obrigatória.
  • @vlad Pen

    Grato pelas infos, porem em caso de nao encontrar documento algum posso entrar com o art 266 citado pelos confrades neste topico? Pois estou tentando em varios meios encontrar a certidao de nascimento, mas estou vendo que vai ser complicado em virtude da epoca e local(interior da bahia).

    grato desde ja
  • Prezado @Vlad Pen

    Grato pelas infos e graças a Deus consegui caçar e achar a certidão do meu pai tirado no RJ...após procurar entre 3848 certidões e que por um estalo fui procurar no mês seguinte ele chegar no RJ em 1940...com isso dei sorte de encontrar pois como imaginei ele só veio com certidão de batismo e iria precisar de uma de nascimento padrão para ser identificado formalmente!!! :D

    Agora entrou umas dúvidas:

    a)Posso fazer o pedido de cidadania e transcrição de casamento no mesmo agendamento?

    b)Meus pais são casados há 65 anos hehehe bem velinhos, existe a necessidade de comprovar laços com a comunidade? E como proceder caso necessário? Pois pretendo no futuro que eles se mudem comigo, já que pretendo trabalhar na europa após conseguir minha cidadania.

    c)O processo para ele ser cidadão corre junto com a transcrição ou preciso agendar outro processo para ele separadamente e após o processo de cidadania da minha mãe?

    d)Qual melhor processo atual para agendar cidadania pelo RJ ou SP? Eu sou do Rio ...posso enviar meu processo e sem precisar me deslocar para SP ou Santos?Esta pergunta é importante devido a complicações de mobilidade dos meus pais ( ele 94 anos e ela 82 anos) Ou recomendam enviar tudo por carta para alguma Conservadoria em Portugal?

    Agradeço a todos ate o momento por toda luz e ajuda prestada!!
    Att.,
    Fabio Senna
  • @Fabsenna
    a) recomendamos um processo de cada vez
    b)não precisa.Após sua mae adquirir a nacionalidade ..seu pai pode pedir a dele tb por aquisição.
    c)Depois da transcrição de casamento da sua mae, da-se a entrada no processo do seu pai e o seu simultaneamente.
    d)envie todos os processos para uma conservatória em Portugal. Lembrando q para maiores de 70 anos é exigida prova de vida ( feita no consulado) se for enviar para ACP do Porto.O processo do seu pai terá q ser enviado para a Crc de Lisboa.
  • @Vlad Pen

    Mais uma vez muito obrigado por sua ajuda e pronto resposta!!
    Agora é só eu receber a certidao do meu avô do arquivo distrital e corrigir a certidao da minha mãe para ter copia repografica que nao veio para eu começar a enviar os documentos para ACP.

    grato a todos
  • Prezados poderiam encerrar este tópico, meus processos já estão encaminhados e em fases avançadas, tudo resolvido com a grande ajuda desta comunidade!!!

  • @Fabsenna

    Você pediu a senha para fazer o acompanhamento online?

    Gostaria de incluir seu processo na planilha para ajuda-la no acompanhamento?

    A grande maioria dos processos que caminham junto com o seu (set & out/19) já foram concluídos. Houve alguma exigência no seu processo?

  • Boa noite Gandalf,

    Não pedi a senha, senão iria criar muita ansiedade.

    Tivemos uma exigência em abril, mas já foi enviada e agora no aguardo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.