Melhor conservatória e tempo para finalização

Olá amigos, senti muita falta de todos que me ajudaram no processo do meu pai, agora, consegui juntar uns trocos e irei fazer o meu! Ebaaaaa :)

Vocês sabem me dizer qual a melhor conservatória ou ACP para solicitar meu processo de atribuição? Quanto tempo em média esta saindo?

Um abraço a todos e muitissimo obrigado

Comentários

  • editado September 2019
    @Claudio ACP do Porto tem sido mais célere nos processos.Prazo :5 meses
  • Obrigado pela informação @Vlad Pen. Abraços
  • Prezados,

    Necessito dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade da minha avó.

    Gostaria, por favor, da indicação de uma conservatória rápida e ágil, pois a de Guimarães sequer responde meus e-mails.

    Acho que a ACP Porto também não me atende, pois exigem prova de vida no consulado e isso não será possível.

    Como aparentemente não há muita padronização, tenho receio do processo cair e exigência, consumindo mais tempo e dinheiro.

    Seguem os documentos que possuo:

    1) Cópia simples do assento de batismo do progenitor (1902) + cópia simples do comprovante de transcrição do casamento dos pais
    2) Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada
    3) Cópia autenticada e apostilada do RG
    4) Cópia simples da certidão de casamento (para justificar o nome de casada)
    5) Declaração/Prova de vida assinada em cartório (para maiores de 80 anos)
    6) Formulário 1C

    Todos os documentos são recentes e as firmas são reconhecidas por autenticidade em cartório.

    Com os documentos disponíveis para qual conservatória vocês recomendam que eu encaminhe o processo?

    Muito obrigado!

    Abraços


  • @Arthur , não existe conservatória mais rápida que ACP do Porto.Ou manda para la ou vai ter q amargar 1 ano de espera em outras conservatórias. A certidão portuguesa tem q ser cópia original certificada e recente e a certidão de casamento tem q ser original de inteiro teor.
  • @Vlad
    Muito obrigado pelas informações!

    Ok, então vou solicitar ao Arquivo Distrital que encaminhe diretamente a ACP a cópia certificada do assento de batismo do progenitor

    Preciso encaminhar a certidão de casamento de inteiro teor apostilada mesmo havendo a averbação do casamento na certidão de nascimento da requerente?

    Pensei em enviar cópia apenas para confirmar o nome de casada, que já aparece averbado na certidão de nascimento que será enviada.

    Obrigado

    Abraço
  • editado September 2019
    @Arthur aconselho vc pedir para o Arquivo Distrital enviar o assento para vc e depois vc encaminha para ACP. Sim, é preciso enviar a certidão de casamento mesmo estando averbado na certidão de nascimento. Já tivemos casos que ACP pediu mesmo constando o averbamento.
  • Ok @Vlad!
    Queria ganhar tempo enviando direto
    Muito obrigado pela dica!
    Abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.