Pai português atribuido divorciado e mãe solteira, ambos não casados. Não consta estado civil.

Olá pessoal, meu avô era o português e dia 28 de agosto foi concluída a cidadania do meu pai e me enviaram o número do assentamento.
Fui ao consulado de Belo Horizonte e alegaram que não consta na minha certidão de nascimento que meu pai era divorciado e minha mãe solteira. Tenho mais dois irmãos por parte de pai. Meu pai compareceu no dia do meu registro assim como minha mãe. Nasci em 27 de novembro de 1987 e fui registado dia 30 de novembro, 3 dias após o nascimento.
O consulado alegou que o estado civil de ambos não consta na certidão de nascimento. Disseram que eu teria que alterar isso via ordem judicial e tentar entrar novamente. Fui ao cartório e disseram que não podem adicionar o estado civil de maneira administrativa e que em 1987 o estado civil dos pais não era obrigatório.
Quando acontecem casos como esse no consulado da Itália eles exigem apenas uma escritura de declaração de paternidade e uma escritura de declaração de maternidade. Minha mãe faleceu e meu pai (agora português) ainda está vivo. Como proceder?

Comentários

  • @henriqueutsch...

    Não sei se essa informação vai te servir...Mas aí vai...:

    Montei o processo da filha de uma prima minha no ano passado...Minha prima é a Portuguesa...Já era divorciada nessa ocasião e não era casada com o pai da menina...
    Dei uma olhada aqui em uma cópia da Certidão de Nascimento reprográfica da menina...(Data de Nascimento 2007)...E não consta estado civil de nenhum dos Pais...Ambos os Pais compareceram ao Cartório e declararam o nascimento...
    O processo foi deferido sem nenhum questionamento por parte da Conservatória...

    Vale ressaltar que as regras dos Consulados diferem daquelas que devemos seguir quando enviamos os processos diretamente para a Conservatória em Portugal...
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado September 2019
    @henriqueutsch, mande o processo para o ACP (Porto) normalmente; nem precisa explicar nada. Se não eram casados, não há casamento a transcrever. Esqueça o Consulado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.